5 Benefícios do Ovo de Pata – Para Que Serve e Propriedades

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Nós estamos acostumados a utilizar os ovos de galinhas em nossas refeições e receitas do dia a dia. Outro ovo que costuma aparecer em nossos pratos é o ovinho de codorna. Mas e quanto ao ovo de pata? Você o conhece os benefícios do ovo de pata e o utiliza na cozinha?

Bem, esse tipo de ovo costuma ser maior que o ovo de galinha, pode aparecer em uma variedade de cores – é possível encontrar ovos de pata nas colorações cinza, preta, branca, verde-clara e marrom – e possui uma casca que também é mais grossa do que a dos ovos de galinha.

A parte interna do ovo de pata é praticamente transparente e a sua gema é bem maior do que a gema de um ovo de galinha. Falando nisso, que tal conferir se a gema de ovo engorda ou faz mal e os benefícios do ovo de galinha para a saúde?

Para que serve – 5 benefícios do ovo de pata

1. As propriedades do ovo de pata

Se por um lado, os ovos de pata carregam quantias expressivamente maiores gorduras e colesterol do que os ovos de galinha, por outro, eles também contêm mais proteínas e uma concentração maior de ômega-3.

Porém,
de maneira geral, considera-se que os ovos de pata possuem um perfil
nutricional parecido com o dos ovos de galinha.

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A mestra em biologia molecular e celular, Sylvie Tremblay, destacou que, além das gorduras e proteínas, o ovo de pata também serve como fonte de outros nutrientes importantes para o nosso organismo como: vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina D, vitamina E, selênio, ferro, zinco, fósforo e cálcio.

2. Fonte de proteínas

Um dos benefícios do ovo de pata que merece o nosso destaque certamente é o fato do alimento servir como boa fonte de proteínas. De acordo com a Dra Tremblay, em seu artigo, um ovo de para contém 9 gramas de proteínas de qualidade.

As proteínas são muito importantes para o
nosso organismo – elas estão presentes em todas as células do corpo, são
necessárias para construir e manter músculos, ossos e pele e fornecem energia.

Estruturadas por cadeias de aminoácidos,
as proteínas também ajudam na reparação e a produção de novas células e são
necessárias para o crescimento e o desenvolvimento em crianças, adolescentes e
gestantes.

É preciso consumir proteínas todos os dias
por meio da alimentação porque o nosso organismo não armazena o nutriente da
mesma forma que faz com os carboidratos e as gorduras.

3. Fonte de vitamina A

Segundo encontramos, é possível encontrar 472 UI (unidades internacionais) de vitamina A em um ovo de pata.

A vitamina A da sua dieta promove o desenvolvimento de novas células para manter os tecidos saudáveis e também mantém a boa visão. Confira uma lista de todos os benefícios da vitamina A.

4. Fonte de vitamina B12

O ovo de pata também funciona como uma fonte destacável de vitamina B12, apresentando 3,8 mg do nutriente por ovo. A vitamina B12 mantém os seus nervos saudáveis e promove a função dos glóbulos vermelhos, entre outros benefícios da vitamina B12.

5. Fonte de selênio

Outro ponto positivo é que o ovo de pata funciona como uma boa fonte de selênio para as refeições. O selênio apoia uma função imunológica saudável e te ajuda a produzir hormônios da tireoide. Veja também outros benefícios do selênio.

O ovo de pata engorda?

Como vimos, o ovo de pata é fonte proteínas, um nutriente que já foi apontado como benéfico para a saciedade do organismo, algo bastante útil para quem deseja ou necessita emagrecer ou pelo menos não engordar, já que contribui com o controle do apetite.

Por outro lado, também precisamos destacar que o ovo de pata é mais calórico do que o ovo de galinha – enquanto um ovo de pata apresenta 130 calorias, um ovo de galinha carrega 74 calorias.

Ou
seja, se o ovo de pata pode auxiliar em relação à boa forma por conta do seu
teor de proteínas, é preciso tomar bastante cuidado com a porção escolhida do
alimento devido à sua quantidade de calorias. Um consumo exagerado do alimento
pode favorecer o acúmulo de calorias no corpo.

Entretanto, lembramos que além de controlar o consumo de ovo de pata e evitar excessos, quem tem o objetivo de emagrecer ou não engordar precisa certificar-se de que toda a alimentação seja controlada, nutritiva, equilibrada e saudável, preferencialmente contando com o acompanhamento do nutricionista.

Não podemos esquecer que não é um único alimento que provoca o aumento de peso, mas sim todo o contexto de dieta. Até porque de que adiantaria controlar o seu consumo de ovo de pata em uma refeição, porém, se esbaldar em uma refeição cheia de calorias, açúcar e sódio na outra?

Cuidados com o ovo de pata

Conhecer
os cuidados exigidos pelo consumo do alimento é tão importante quanto conhecer
os benefícios do ovo de pata. Esses cuidados referem-se ao teor de colesterol
do alimento.

Cada ovo (de pata) contém 619 mg de colesterol, o que é mais que o dobro do limite diário recomendado ou mais de três vezes o limite para aqueles que sofrem de colesterol alto ou doença no coração.

Uma ingestão elevada de colesterol afeta negativamente os seus níveis sanguíneos de colesterol. Limite a sua ingestão de colesterol quando comer ovos de pata limitando o tamanho da sua porção para um ovo e acompanhado com ingredientes livres de colesterol como vegetais e frutas. Se você é sensível ao colesterol alimentar, pode querer evitar totalmente os ovos de pata.

O que você achou desses benefícios do ovo de pata para a saúde? Pretende incorporar no dia a dia da sua dieta? Comente abaixo!

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