5 Melhores Frutas para Baixar Glicose

0
31


Confira quais são as melhores frutas para baixar glicose, algo que é importante para controlar a diabetes e o risco de desenvolver a doença.

O nível de glicose no sangue, ou nível de açúcar, é a quantidade de glicose (açúcar) no sangue que são medidos com maior frequência para diagnosticar ou monitorar a diabetes.

A diabetes é uma doença comum na sociedade atual, afetando cerca de 2 a 5% da população em geral, sendo que muitas pessoas não sabem que podem estar com a condição.

Também é importante prestar atenção nos níveis de glicose no sangue durante determinadas situações: por exemplo, durante a gravidez pode surgir a diabetes gestacional, pancreatite, situações de estresse constante e com o aumento da idade.

Anúncio

Você vai ver neste artigo:

Por que controlar os níveis de açúcar no sangue é tão importante?

Os carboidratos são a principal fonte de energia do corpo; quando são digeridos, eles se decompõem e formam a glicose na corrente sanguínea.

Se você fizer refeições regulares, distribuídas uniformemente ao longo do dia, irá ajudar a manter seus níveis de energia sem causar grandes aumentos nos níveis de açúcar no sangue.

Também é importante manter um nível estável e equilibrado porque há uma gama limitada de níveis em que o cérebro pode funcionar normalmente.

O exame regular dos níveis de glicose no sangue permite monitorar seu nível de controle e ajuda a alterar sua estratégia de gerenciamento de diabetes caso seus níveis não estejam dentro da faixa esperada/recomendada.

Complicações a longo prazo, incluindo doenças oculares, problemas renais, problemas nervosos, derrames e doenças cardiovasculares como ataques cardíacos, insuficiência cardíaca e pressão alta, podem ser significativamente reduzidas.

Com base em estudos de pessoas com diabetes tipo 1 e tipo 2, manter os níveis de glicose no sangue quase normais bem como os níveis de hemoglobina glicada reduz significativamente os riscos de complicações decorrentes da diabetes.

Alimentação saudável para controlar os níveis de glicose no sangue

Um plano de alimentação saudável para uma pessoa com diabetes, ou seja, com altos níveis de glicose no sangue, não é tão diferente de um plano de alimentação saudável para pessoas sem diabetes.

A American Diabetes Association (ADA – Associação Americana de Diabetes) recomenda ao público em geral uma dieta centrada em frutas, vegetais, grãos integrais, legumes (ervilhas e feijões) e laticínios com baixo teor de gordura.

No entanto, você deve prestar atenção especial à sua ingestão de carboidratos. Legumes, frutas e grãos integrais fornecem mais nutrição por caloria do que carboidratos refinados, além de tenderem a ser ricos em fibras.

O seu corpo digere alimentos ricos em fibras mais lentamente – o que significa um aumento mais moderado da glicose no sangue.

Sendo assim, se você deseja baixar seus níveis de açúcar no sangue, manter uma dieta saudável é essencial, e isso significa incluir frutas em suas refeições diárias.

Exceto o abacaxi e o melão, a maioria das frutas têm um índice glicêmico baixo, de 55 ou menos, porém, à medida que amadurecem, seus IGs aumentam.

Por isso, veja agora quais são as 5 melhores frutas para baixar glicose.

1. Morangos

Os morangos possuem menos calorias e três vezes mais vitamina C do que outras frutas.

Eles são uma ótima fonte de fibra, vitamina C e potássio e também têm um baixo índice glicêmico para que você possa desfrutar dessas pequenas frutas sem culpa.

Foi mostrado cientificamente que os morangos reduzem a resposta do corpo à insulina ingerida com pão branco, um alimento que aumenta os níveis de glicose no sangue.

Isso significa que uma pessoa com diabetes precisaria de menos insulina para compensar o consumo de pão branco graças ao consumo dos morangos e por isso ele é uma das melhores frutas para baixar glicose.

Mas lembre-se de lavar muito bem os morangos ante de comê-los, já que eles são considerados os alimentos com maiores níveis de pesticidas do mercado.

2. Amoras

Assim como outras bagas como o morango, uma das melhores frutas para baixar glicose é a amora.

Amoras são repletas de antioxidantes, ricas em fibras e vitamina C, além de conterem poucos carboidratos e açúcar.

Cada 100 gramas de amoras contêm apenas cerca de 5 gramas de açúcar e 5 gramas de fibra.

Isso é particularmente útil para diabéticos e pessoas que desejam baixar os níveis de glicose no sangue, já que pesquisas mostraram que dietas ricas em fibras podem ajudar no metabolismo da glicose e melhorar a sensibilidade à insulina.

3. Abacate

O abacate é considerado um super alimento por diversas razões, mas ele é especialmente bom para diminuir os níveis de glicose no sangue.

Essa fruta para baixar glicose é uma rica fonte de gorduras monoinsaturadas, que são o melhor tipo de gordura para o coração, e também é uma boa fonte de fibras, aminoácidos, vitaminas do complexo B, minerais como potássio e magnésio.

Pesquisas também demonstraram que o abacate aumenta a sensibilidade à insulina.

O abacate é considerado um ótimo substituto para alimentos como maionese e queijo – especialmente para aqueles com diabetes ou intolerância alimentar.

4. Arandos ou oxicoco

Os arandos ou oxicoco são frutas naturalmente pobres em açúcar e ricos em compostos antioxidantes chamados polifenóis.

Um estudo publicado em 2017 no British Journal of Nutrition descobriu que o consumo de 333 mg de polifenóis provenientes dos morangos e oxicocos pode melhorar a sensibilidade à insulina.

Além disso, também pode impedir um aumento na secreção compensatória de insulina sem afetar os lipídios plasmáticos, a PCR, as citocinas pró-inflamatórias e a capacidade antioxidante. Conheça mais acerca do oxicoco e seus benefícios.

5. Mirtilos

Mirtilos são frutas cheias de antioxidantes e muito pobres em carboidratos.

Essas frutinhas também podem ajudar a reduzir a resistência à insulina e impedir o desenvolvimento de diabetes tipo 2.

Pesquisas mostram que pessoas com diabetes tipo 2 que ingeriram três porções de mirtilos (e outras frutas com baixo índice glicêmico) tiveram melhorias em seus níveis de HbA1c.

HbA1c é o seu nível médio de glicose no sangue nos últimos três meses.

Essas são as 5 melhores frutas para baixar glicose, mas você pode incluir várias outras em sua dieta para evitar altos níveis de glicose no sangue. Para isso, opte pelas frutas com menos carboidratos e açúcar.

Referências Adicionais:

Você já sabia quais eram as melhores frutas para baixar glicose? Pretende incluir na sua dieta? Comente abaixo!

morangos 5 Melhores Frutas para Baixar Glicosemorangos 5 Melhores Frutas para Baixar Glicosemorangos 5 Melhores Frutas para Baixar Glicosemorangos 5 Melhores Frutas para Baixar Glicosemorangos 5 Melhores Frutas para Baixar Glicose (1 votos, média: 5,00 de 5)
morangos 5 Melhores Frutas para Baixar GlicoseLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here