5 remédios caseiros para aumentar a Fertilidade

0
172


Algumas plantas medicinais como Ashwagandha, Agnocasto ou Maca peruana podem ser úteis para quem está tentando engravidar e tem encontrado alguma dificuldade. A maior parte destas plantas melhora a circulação sanguínea e regula a produção hormonal, mas também fortalece o organismo e combate situações de depressão e estresse, podendo facilitar o processo de engravidar.

No entanto, o ideal sempre é consultar um especialista em fertilidade para avaliar se existe algum problema de saúde que está causando essa dificuldade e para fazer um plano de tratamento mais orientado. Estas plantas não devem substituir qualquer tratamento médico, devendo ser utilizadas como um complemento, idealmente com conhecimento do médico ou de um naturopata

Confira os problemas mais comuns que podem causar dificuldade para engravidar.

1. Ashwagandha

Esta é uma planta muito utilizada na medicina tradicional indiana que parece ter vários benefícios para a saúde, incluindo a saúde reprodutora masculina e feminina. No caso da mulher, a ashwagandha parece ser bastante eficaz no regulamento hormonal, promovendo um melhor funcionamento dos órgãos reprodutivos, sendo até muitas vezes usada em mulheres que já tiveram vários abortos para fortalecer o útero.

Anúncio

Já no caso dos homens, esta planta parece melhorar a formação dos espermatozoides e melhora a qualidade do líquido seminal, devido ao seu poder nutritivo e antioxidante.

2. Maca peruana

A maca peruana é um potente adaptogêneo natural que ajuda a combater o estresse, além de equilibrar a produção de hormônios. Também contém muitas vitaminas e nutrientes importantes para a gravidez, nutrindo o corpo da mulher para receber uma gestação.

No homem, o uso desta planta parece aumentar a produção de esperma, melhorar a mobilidade dos espermatozoides, assim como prevenir a disfunção erétil.

3. Shatavari

Além de ser uma planta com efeito afrodisíaco, a shatavari, também conhecida como Asparagus racemosus, tem poder adaptogênico que ajuda a equilibrar a produção de hormônios, regulando a produção de óvulos e espermatozoides de maior qualidade. Ao mesmo tempo, esta planta também nutre os órgãos reprodutivos, especialmente na mulher.

No homem, a shatavari é um tônico natural e é muitas vezes utilizada na medicina ayurvédica para melhorar a produção de espermatozoides saudáveis.

4. Agnocasto

O agnocasto é uma planta com um vasto histórico de uso em vários tipos de problemas no sistema reprodutor, sendo principalmente importante para aumentar a produção do hormônio luteinizante, facilitando a ovulação a produção de óvulos maduros.

Por esse motivo, esta planta pode ser usada por mulheres que têm algum distúrbio na fase lútea do ciclo, por exemplo.

5. Saw Palmetto

O saw palmetto pode ser usado tanto em mulheres como em homens, porque contém ácidos graxos e fitoestrogênios que promovem o correto funcionamento dos ovários, especialmente em mulheres com síndrome dos ovários policísticos, além de atuar sobre a produção de espermatozoides e a saúde dos testículos, no homem.

Como aumentar o efeito das plantas

Para aumentar o efeito destas plantas sobre a fertilidade é recomendado consumí-las sob a forma de suplementos, evitando-se fazer o tratamento com chás. Por esse motivo, é muito importante consultar um fitoterapeuta ou outro naturopata com conhecimento em fitoterapia para adequar a posologia.

Além disso, juntamente com estas plantas também se devem usar ervas que façam desintoxicação e melhorem a função do fígado, como boldo ou cardo-mariano, pois melhoram o funcionamento de todo o corpo. Estas plantas também só devem ser usadas com conhecimento do médico, já que algumas interferem com o funcionamento de determinados medicamentos.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here