6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon – Para Que Serve, Como Fazer e Receitas

0
110


Conheça mais sobre a farinha de batata yacon, entendendo para que serve, como fazer, receitas e os benefícios que já foram atribuídos a ela.

Famosa nos países do oriente e originária dos vales andinos, a batata yacon é conhecida como fonte de carboidratos, fibras, potássio, vitamina C e antioxidantes, além de possuir fruto-oligossacarídeos (FOS), prebióticos que beneficiam a flora intestinal.

A farinha de batata yacon carrega praticamente os mesmos benefícios do alimento, mas vale a pena analisarmos. Antes disso, confira se batata yacon emagrece e confira algumas receitas com batata yacon light.

Para que serve – 6 benefícios da farinha de batata yacon

1. Saúde intestinal

Uma vez que os FOS e a inulina da batata yacon sejam preservados na composição da farinha de batata yacon, ela poderá contribuir com a alimentação das bactérias benéficas presentes na microbiota intestinal, auxiliar a fortalecer a saúde da mucosa intestinal e ajudar na prevenção da disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) e de doenças inflamatórias intestinais.

2. Sistema imunológico

Por contribuírem com a proteção da mucosa intestinal, os FOS e a inulina também colaboram com as defesas do corpo, já que essa mucosa funciona como uma barreira contra bactérias nocivas e substâncias tóxicas.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Os FOS e a inulina ainda auxiliam a fortalecer os mecanismos de defesa naturais do organismo e a potencializar a imunidade do corpo.

3. Fonte de antioxidantes

A lista de propriedades da farinha de batata yacon conta com agentes antioxidantes que ajudam na proteção do organismo contra os maléficos radicais livres, no combate ao envelhecimento precoce, na proteção da visão contra a degeneração macular e no combate à oxidação das membranas celulares.

4. Viabilização do consumo da batata yacon

O ideal é consumir a batata yacon na forma in natura. Entretanto, há um empecilho: o alimento não é produzido satisfatoriamente por aqui no Brasil e a sua disponibilidade é insuficiente.

Por isso, a disponibilização da farinha de batata yacon pode ser uma forma de viabilizar o consumo desta importante raiz por maior período de tempo.

5. Emprego na tecnologia de alimentos

Extratos e a farinha funcional de yacon têm sido utilizados como fontes de fibras prebióticas dentro do ramo de tecnologia de alimentos.

A farinha de batata yacon tem potencial para ser utilizada em substituição à gordura e ao amido como gelificante (que age na formação de um gel ou transformação em gel), para atuar como agente estabilizante, espessante e emulsificante (que trabalha na junção de líquidos que não se misturam) e para ser usada no desenvolvimento de novos itens alimentícios como produtos de panificação e bebidas, por exemplo.

6. Pode servir como ingrediente funcional

Uma das vantagens da obtenção de uma farinha de batata yacon é a disponibilização de um produto que possa servir como um ingrediente funcional tanto para as preparações caseiras quanto para as preparações industriais.

Como fazer – Receitas com farinha de batata yacon

1. Suco de abacaxi com farinha de batata yacon

Ingredientes:

  • 2 rodelas de abacaxi;
  • 1 pedacinho pequeno de gengibre;
  • Suco de meio limão taiti;
  • 1 colher de farinha de batata yacon.

Modo de preparo:

Juntar todos os ingredientes no liquidificador; Bater e servir-se imediatamente, com gelo, se assim preferir.

2. Suco funcional com farinha de batata yacon, couve e gengibre

Ingredientes:

  • 3 colheres de sopa de farinha de batata yacon;
  • 1 limão grande sem a casca verde – manter a casca branca, no entanto, remover o miolinho branco e picar a fruta;
  • 1 folha média picada de couve com talo;
  • 1 colher de chá de gengibre ralado;
  • 1 copo grande de água de gelada;
  • Cubinhos de gelo a gosto.

Modo de preparo:

Juntar o limão, a couve, o gengibre e a água no liquidificador. Bater bem; Passar o conteúdo obtido por uma peneira para coar e devolvê-lo ao liquidificador; Então, acrescentar a farinha de batata yacon e bater novamente; Adicionar o gelo, bater uma terceira vez e servir-se imediatamente.

Dicas

O ideal é consumir um suco logo depois do seu preparo para que os nutrientes das bebidas não sejam perdidos. O chamado processo de oxidação que acontece por meio do calor e da exposição ao oxigênio e à luz pode fazer com que certos nutrientes percam a sua eficiência.

Por isso, quando não for possível
tomar o suco na hora em que ele for feito, a sugestão é armazená-lo em garrafas
escuras muito bem vedadas para evitar ou atrasar o processo.

Para aproveitar o máximo do valor
nutricional, o melhor é preparar o suco com alimentos frescos.

Não podemos nos esquecer da importância de consumir os sucos frescos o mais rápido, pois porque os nutrientes e antioxidantes da bebida logo se deterioram quando expostos ao ar e à luz. Além disso, o suco também não deve ser coado ou filtrado.

O que você achou dos benefícios da farinha de batata yacon? Pretende incluir essa farinha funcional na sua dieta? Comente abaixo!

rating_on 6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon - Para Que Serve, Como Fazer e Receitasrating_on 6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon - Para Que Serve, Como Fazer e Receitasrating_on 6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon - Para Que Serve, Como Fazer e Receitasrating_on 6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon - Para Que Serve, Como Fazer e Receitasrating_on 6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon - Para Que Serve, Como Fazer e Receitas (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on 6 Benefícios da Farinha de Batata Yacon - Para Que Serve, Como Fazer e ReceitasLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here