O caroço na cabeça normalmente não possui muita gravidade e pode ser tratado facilmente, muitas vezes apenas com medicamentos para aliviar a dor e observação do progresso do caroço. No entanto, se for notado que há o surgimento de mais caroços ou que houve aumento de tamanho, é importante buscar ajuda médica, pois pode significar condições mais graves cujo tratamento é mais específico, como uma infecção ou câncer, por exemplo.
A presença do caroço na cabeça geralmente não causa sintomas, mas pode causar bastante incômodo, principalmente ao pentear os cabelos, por exemplo, o que pode se tornar uma ação bastante dolorosa.
O aparecimento do caroço pode ser devido a várias situações, como dermatite seborreica, cisto sebáceo e até mesmo urticária, sendo o o diagnóstico feito pelo dermatologista a partir da observação do caroço e das características do couro cabeludo. As principais causas de caroço na cabeça são:
![[Tags] loading-dots-article 6 principais causas de caroço na cabeça e o que fazer](https://static.tuasaude.com/media/article/mm/ft/caroco-na-cabeca_29697_l.jpg)
1. Dermatite seborreica
A dermatite seborreica é a causa mais comum de caroço na cabeça e é caracterizada por uma crosta grossa amarela ou esbranquiçada no couro cabeludo que normalmente coça. A área ao redor do caroço normalmente é macia e dolorosa quando tocada. Entenda o que é a dermatite seborreica e como é feito o tratamento caseiro.
O que fazer: Normalmente o tratamento recomendado pelo dermatologista inclui o uso de shampoos ou pomadas contendo antifúngicos ou corticoides, além da indicação da lavagem frequente da cabeça e do não uso de géis, bonés ou sprays de cabelo. Saiba mais sobre o tratamento da dermatite seborreica.
2. Pancada na cabeça
Normalmente as pancadas na cabeça levam ao surgimento de caroços, que são indicativos de que o corpo está tentando se recuperar da lesão. Lesões mais traumáticas, como as que acontecem devido a acidentes de carro, por exemplo, levam ao surgimento de caroços maiores, mais dolorosos e sangramentos. Saiba quais são os tipos de hemorragia cerebral.
O que fazer: Após uma pancada na cabeça, é importante ir a uma emergência médica para que se possa fazer exames de imagem que permitam visualizar o crânio e detectar sinais de hemorragias por exemplo. No entanto, os caroços que surgem na cabeça após pancadas geralmente não representam risco e desaparecem depois de poucos dias.
3. Cisto sebáceo
O cisto sebáceo na cabeça corresponde a um caroço cheio de liquido que surge devido à obstrução dos poros com sujeira, poeira ou oleosidade natural da pele e do cabelo. A presença da cisto na cabeça pode causar dor quando a pessoa lava ou penteia os cabelos, por exemplo. Veja como identificar o cisto sebáceo.
O que fazer: O tratamento do cisto sebáceo normalmente é feito por meio de cirurgia e, mesmo que na maioria dos casos seja benigno, parte do cisto é enviado ao laboratório para que seja realizada biópsia.
4. Foliculite
A foliculite no couro cabeludo é difícil de acontecer, mas pode ser provocada pelo desenvolvimento de fungos ou bactérias na raiz dos fios, levando ao aparecimento de caroços. Em casos mais graves, pode haver a perda de cabelo na região, sendo denominada foliculite decalvante ou dissecante. Saiba mais sobre a foliculite.
O que fazer: o tratamento para a foliculite no couro cabeludo pode ser feito com o uso de shampoos antifúngicos, como Cetoconazol, ou aplicação ou tomada de antibióticos, como a Mupirocina ou Cefalexina, de acordo com a orientação do dermatologista e agente causador da foliculite.
![[Tags] loading-dots-article 6 principais causas de caroço na cabeça e o que fazer](https://static.tuasaude.com/media/article/qp/fp/caroco-na-cabeca_29700_l.jpg)
5. Urticária
A urticária é uma reação alérgica que normalmente acomete a pele, sendo observadas manchas vermelhas que coçam e ficam inchadas. No entanto, os sintomas da urticária também podem ser notados na cabeça, por meio do aparecimento de pequenos caroços que costumam coçar bastante.
O que fazer: O tratamento da urticária é realizado de acordo com a orientação do dermatologista e, na maioria das vezes, é feito com medicamentos anti-alérgicos, como a Loratadina, por exemplo, ou corticoides orais, como a Prednisona, para aliviar a coceira e o inchaço. Entenda como identificar e tratar a urticária.
6. Carcinoma basocelular
O carcinoma basocelular é o tipo de câncer de pele mais comum e é caracterizado principalmente pela presença de pequenas manchas na pele que crescem lentamente ao longo do tempo. Além disso, podem ser identificados pelo dermatologista pequenas saliências na cabeça acompanhadas de manchas, o que também é indicativo de carcinoma basocelular. Saiba mais sobre esse tipo de carcinoma.
O que fazer: Ao notar a presença de manchas ao redor do caroço na cabeça, é importante ir ao médico para que possa ser feito o diagnóstico e, assim, iniciado o tratamento. O tratamento normalmente é feito por meio de cirurgia à laser ou aplicação de frio no local da lesão. Além disso, é importante evitar a exposição prolongada ao sol, usar bonés ou chapéus e aplicar filtro solar periodicamente. Entenda mais sobre o tratamento para o câncer de pele.
Quando ir ao médico
É importante ir ao médico quando for notada alguma das seguintes condições:
- Aparecimento de mais de um caroço;
- Aumento do tamanho;
- Surgimento de manchas;
- Mudança na cor do caroço;
- Saída de líquido, como pus ou sangue;
- Dor de cabeça intensa.
O diagnóstico da causa do caroço na cabeça é feito normalmente por um dermatologista, mas também pode ser feito por um clínico geral. O médico irá avaliar as características do caroço, bem como do couro cabeludo, para que possa fechar o diagnóstico e iniciar o tratamento, que varia de acordo com a causa.
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia