6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes!

0
64


Alguns dizem que os olhos são a janela da alma, outros acreditam que para saber se uma pessoa está mentindo basta olhar em seus olhos e até existe um versículo bíblico que ensina que se os olhos forem maus todo o corpo será cheio de trevas. Ou seja, para muita gente, a importância dos olhos ultrapassa a função de enxergar.

Entretanto, além de uma questão de fé, relacionamento interpessoal ou filosofia, a importância dos olhos também reside no fato deles darem sinais importantes de que algo pode não andar bem sobre a nossa saúde – e isso não refere-se somente a saúde dos olhos!

Falando em saúde dos olhos, você sabe o que pode ser a dor nos olhos? Veja as possíveis causas e o que fazer se sentir esse problema.

Mas afinal, quais podem ser os sintomas que nossos olhos nos ajudam a informar que há algo de errado com a saúde? É isso o que vamos conferir na lista a seguir, elaborada com base em informações da optometrista Kristi Stalker e da Cleveland Clinic, um centro médico acadêmico dos Estados Unidos.

Anúncio

1. Contração ocular

Não é uma coincidência experimentar um contração nos olhos antes de uma situação que gere estresse como uma prova importante, uma entrevista de emprego ou uma apresentação em público importante no trabalho, por exemplo.

Segundo a optometrista Kristi Stalker, o estresse é uma das causas mais comuns para uma contração ocular, ao lado da falta de sono e da ingestão de muita cafeína. Caso o sintoma incomode demais, o conselho de Stalker é aplicar uma compressa fria no olho.

Entretanto, se todo o olho ficar agarrado e fechado, o problema precisará ser avaliado pelo médico, advertiu a optometrista.

2. Visão borrada

Experimentar a visão borrada em intervalos pode ser sintoma de um problema nos olhos associado a diabetes. Stalker explicou que, neste caso, o paciente pode ter uma visão melhor pela manhã e experimentar a visão borrada depois de fazer uma grande refeição.

São os níveis elevados de açúcar no sangue que podem fazer com que as lentes dos olhos fiquem inchadas, o que resulta na visão borrada. Como se sabe, a diabetes é uma doença caracterizada pelo descontrole nessas taxas sanguíneas de glicose.

Ter níveis elevados de açúcar no sangue em longo prazo pode resultar no desenvolvimento da retinopatia diabética, uma condição que pode gerar a perda de visão. Por isso, para quem já sabe que sofre com a diabetes é importantíssimo manter as consultas anuais com o oftalmologista em dia, além de seguir o tratamento da diabetes indicado pelo médico e prestar atenção nos sintomas que os olhos dão.

Já para quem não tem diabetes, porém já percebeu que a sua visão borra às vezes, é importante prestar atenção nos outros possíveis sintomas da diabetes e manter não somente as consultas oftalmológicas em dia como também ter consultas médicas de check-up e exames de sangue regulares para verificar se não desenvolveu a doença ou a pré-diabetes.

3. Danos nos vasos sanguíneos dos olhos

Um quadro de pressão arterial elevada pode danificar os vasos sanguíneos que transportam sangue à retina. Não é possível perceber essa diferença nos olhos ou visão, no entanto, um médico oftalmologista é capaz de detectar isso ao analisar os vasos dentro dos olhos.

Então, temos aí mais um motivo para manter as consultas anuais com o oftalmologista em dia, assim como fazer as consultas médicas de check-up regularmente, ocasião em que a pressão arterial costuma ser medida. Isso é especialmente importante quando lembramos que a hipertensão é conhecida como uma doença silenciosa, ou seja, que não costuma provocar sintomas.

4. Protuberância amarela ou rosa branco do olho

A presença de uma espécie de protuberância de coloração amarela ou rosa na região branca do olho pode ser indício de um dano na conjuntiva (membrana mucosa, fina e transparente que recobre a parte interna do olho e as pálpebras) provocado pela exposição excessiva à luz solar.

A optometrista Kristi Stalker advertiu que essas protuberâncias podem se expandir, crescer e eventualmente até mesmo bloquear a visão. Por isso, vale a pena investir em um bom par de óculos de sol que ofereça proteção completa contra os raios ultravioleta e cubra os olhos por completo.

Além disso, ao perceber essas protuberâncias nos olhos é importante procurar o auxílio de um médico oftalmologista.

5. Flashes de luz ou escuridão no campo de visão

Enquanto as chamadas moscas volantes, ou seja, manchas na visão parecidas com pontos ou fios pretos ou cinzas diantes dos olhos, podem não ser sintoma de um problema sério, a presença de flashes de luz ou escuridão no campo de visão é sintoma que uma emergência ocular que exige a atenção médica imediata.

Mas é importante ressaltar que esses flashes são diferentes daqueles associados a enxaquecas: a optometrista Kristi Stalker explicou que existem casos em que a pessoa percebe uma luz cintilante ou brilhante que dura 20 minutos, expande de tamanho e encolhe novamente ao formato original. Neste caso, pode ter iniciado uma enxaqueca ocular, que pode vir seguida de uma dor de cabeça.

Não deixe de consultar um médico para diagnosticar o seu problema corretamente, mas conheça desde já os remédios para exanqueca mais usados que podem ser receitados por ele.

6. Mancha vermelha no branco dos olhos

A presença de uma mancha vermelha no branco dos olhos pode ser sinal de rompimento de vasos sanguíneos, que são provocados geralmente por alguma tensão ou esforço como levantar coisas pesadas, tossir ou espirrar. No entanto, o dano não é permanente.

A optometrista Kristi Stalker esclareceu que ainda que a aparência da tal mancha vermelha seja assustadora, geralmente não há tratamento e o caso se resolve dentro de duas semanas. Entretanto, caso o sintoma seja observado com frequência, é necessário procurar o auxílio médico, uma vez que ele pode ser indício de algum problema associado ao sangramento.

Veja em maiores detalhes o que podem ser os olhos vermelhos e o que fazer.

As informações são da Cleveland Clinic, centro médico acadêmico dos Estados Unidos, e da Associação Brasileira de Catarata e Cirurgia Refrativa (ABCCR/BRASCRS).

Referências adicionais:

Você já conhecia todos esses sinais que seu olho dá sobre a sua saúde? Pretende prestar mais atenção nos seus olhos? Comente abaixo!

rating_on 6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes!rating_on 6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes!rating_on 6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes!rating_on 6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes!rating_on 6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes! (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on 6 Sinais do seu Olho Sobre a sua Saúde – Alguns São Preocupantes!Loading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here