7 Benefícios da Garcinia Cambogia

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A Garcinia Cambogia é uma pequena fruta que contém componentes atrativos tanto para pessoas interessadas em perder peso quanto para pessoas preocupadas com a saúde. Você também vai entender o que ela é, de fato, e descobrir os 7 benefícios da Garcinia Cambogia. Não deixe de conferir. Os benefícios são incríveis.

Existem muitas frutas que podem ajudar a emagrecer e que valem a pena conferir, mas os suplementos derivados da Garcinia Cambogia também oferecem, além do auxílio ao emagrecimento, benefícios adicionais para a saúde.

E se você acredita em perder peso de maneira saudável, além de testar a Garcinia Cambogia, pode ser que você se interesse pelos fitoterápicos para emagrecer mais famosos.

Você
também vai encontrar aqui alguns depoimentos sobre as experiências de pessoas
que tomaram suplementos de Garcinia Cambogia para saber se vale a pena ou não
usar esse produto para melhorar a saúde e perder alguns quilinhos.

Garcinia Cambogia – o que é?

A Garcinia
Cambogia é uma fruta muito pequena nativa da Índia e do Sudeste Asiático que
lembra muito o cruzamento entre uma abóbora e um tomate e que é composta por
aminoácidos, alcaloides, flavonoides, compostos fenólicos, xantona,
benzofenonas e ácido hidroxicítrico.

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Tal fruto
é utilizado como um fitoterápico há muitos anos principalmente devido aos seus
efeitos antioxidantes e à presença de ácido hidroxicítrico em sua composição.

A casca do
fruto contém grandes quantidades de ácido hidroxicítrico (HCA). Segundo um
estudo publicado em 2013 no periódico Evidence-Based Complementary and
Alternative Medicine
, o HCA parece ser o responsável por promover a perda
de peso.

Por ser
uma fruta muito azeda, dificilmente ela é consumida fresca e, por isso, muitas
pessoas optam pelos suplementos produzidos a partir de extratos da casca da
fruta.

A maioria
dos suplementos contém cerca de 20 a 60% de HCA e estudos indicam que quanto
maior a quantidade de HCA, mais benefícios podem ser obtidos.

Para que serve

O
principal uso da Garcinia Cambogia tem a ver com a perda de peso. Relatos
indicam que ela suprime o apetite, acelera o metabolismo, evita o acúmulo de
gordura no corpo e diminui a gordura abdominal.

A Garcinia
Cambogia também parece ser útil no tratamento de condições de saúde como:

  • Úlceras;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Diabetes;
  • Diarreia;
  • Colesterol alto;
  • Doenças cardíacas.

Tais
possíveis benefícios ainda não foram estudados detalhadamente pela ciência, mas
já existem algumas evidências de que a Garcinia Cambogia pode ser benéfica para
a saúde.

Como funciona a Garcinia Cambogia para perda de peso

O ácido
hidroxicítrico encontrado na Garcinia Cambogia parece bloquear a enzima citrato
lipase que é usada pelo organismo para produzir gordura.

O HCA
também parece aumentar os níveis de serotonina no cérebro, fazendo com que você
sinta menos fome.

Também há
evidências que mostram que o HCA pode reduzir a atividade de genes que promovem
a produção de gordura e aumentar os níveis da enzima lipoproteína lipase,
responsável pela queima de gordura.

Todos
esses mecanismos podem ajudar a promover o emagrecimento e você vai entender com
mais detalhes sobre esse e outros benefícios da Garcinia Cambogia a seguir.

Benefícios da Garnicia Cambogia

1. Redução da gordura corporal

Segundo
uma pesquisa de 2005 publicada no periódico científico Food and Chemical
Toxicology
, a Garcinia Cambogia foi capaz de combater o acúmulo de gordura
corporal em ratos.

Em 2008, um outro estudo publicado na revista Bioscience, Biotechnology and Biochemistry mostrou que a Garcinia Cambogia diminuiu o acúmulo de gordura visceral em camundongos. A redução da gordura visceral – localizada na cavidade abdominal – é importante para reduzir o risco de doenças cardíacas e doenças como a diabetes, por exemplo.

Anteriormente,
um estudo com humanos publicado em 2003 no periódico Current Therapeutic
Research, Clinical and Experimental
provou o mesmo ponto. O estudo de 16
semanas mostrou que o extrato de Garcinia Cambogia foi capaz de reduzir a
gordura total, a gordura visceral e a gordura subcutânea.

De fato, o
HCA presente nos suplementos de Garcinia Cambogia pode potencializar a queima
de gordura no organismo. Um estudo de revisão publicado em 2013 na revista
científica Evidence-Based Complementary and Alternative Medicine sobre
os efeitos da Garcinia na obesidade concluiu que ela pode promover a perda de
peso, mas que os resultados variam muito caso a caso.

Ainda que
existam alguns casos de sucesso, os resultados de estudos científicos sobre a
Garcinia e o emagrecimento diferem bastante. Alguns mostram que o HCA promove
uma perda de peso moderada enquanto outros sugerem um efeito pouco
significativo ou nenhum efeito benéfico.

Uma
observação importante é que muitas das pesquisas sobre o assunto foram
conduzidas em animais e poucas delas incluem seres humanos.

Em um
estudo de revisão de 2011 do Journal of Obesity, a análise de 9 estudos
diferentes mostrou resultados mistos, indicando mais uma vez que o suplemento
pode funcionar para algumas pessoas e para outras não produz nenhum efeito
significativo.

Além
disso, um estudo publicado em 2012 no periódico Critical Reviews in Food
Science and Nutrition chamou
a atenção para o curto período de tempo pelo
qual as pessoas que usaram Garcinia Cambogia foram avaliadas, o que inviabiliza
saber como são os efeitos do suplemento a longo prazo.

Apesar de
não existirem muitos ensaios clínicos com humanos que atestem a eficácia de
suplementos contendo Garcinia Cambogia para a perda de peso, resultados
promissores de diversos estudos indicam que ela pode ajudar na prevenção da
obesidade e de doenças cardíacas. Ainda assim, é preciso conduzir estudos mais
longos e detalhados sobre o tema.

2. Redução do apetite

Alguns
estudos com animais em laboratório mostraram que a Garcinia ou o HCA pode
promover a sensação de plenitude, o que ajuda a diminuir o apetite ao longo do
dia.

Estudos
conduzidos em ratos – como o publicado em 2002 no periódico Molecular and
Cellular Biochemistry
– mostraram que o nível de serotonina no cérebro
aumenta após o consumo de Garcinia Cambogia. Isso porque a serotonina é um
neurotransmissor capaz de inibir o apetite.

Embora não
existam muitos estudos sobre o tema envolvendo seres humanos, pessoas que
usaram o suplemento afirmam que ele aumenta a saciedade e reduz o apetite. Mas
os efeitos podem ser diferentes para cada indivíduo, já que algumas pessoas
apresentaram redução do peso corporal, mas sem notar nenhuma alteração no
apetite.

3. Energia

Praticantes
de atividades físicas podem usar a Garcinia Cambogia para melhorar a
performance atlética.

Pesquisas
mostraram que o uso de Garcinia ou de HCA pode aumentar a resistência durante o
exercício e evitar o esgotamento físico rápido demais.

Um estudo
japonês publicado em 2002 no Journal of Nutritional Science and Vitaminology indica que o HCA aumenta a quebra de gordura e reduz a quebra de carboidratos,
o que ajuda a melhorar a resistência e a poupar as reservas de açúcar no
organismo.

Entretanto,
mais estudos precisam ser desenvolvidos para comprovar esse benefício.

4. Controle do colesterol e triglicerídeos

Alguns
estudos alegam que a Garcinia Cambogia pode ajudar a reduzir o colesterol. É o
caso de uma pesquisa publicada em 2004 na revista Nutrition Research que
mostrou que o uso diário de 2.800 miligramas de Garcinia Cambogia durante 8
semanas foi capaz de:

  • Reduzir os níveis de colesterol total em 6,3%;
  • Diminuir os níveis de colesterol LDL (colesterol
    ruim) em 12,3%;
  • Aumentar os níveis de colesterol HDL (colesterol
    bom) em 10,7 %;
  • Reduzir os triglicerídeos no sangue em 8,6 %;
  • Promover a excreção de 125 a 258% mais metabólitos
    de gordura através da urina.

Isso pode
não só prevenir o ganho de peso como regular os níveis de colesterol e
triglicerídeos sanguíneos.

Uma outra
pesquisa de 2008 do periódico científico Phytotherapy Research sugere
que o uso de Garcinia Cambogia, quando combinada com glucomanano, pode ajudar a
reduzir os níveis de colesterol em obesos. Mas nesse estudo, a ação da Garcinia
Cambogia sozinha não foi analisada.

5. Redução do açúcar no sangue

Alguns
estudos pilotos sugerem que a Garcinia Cambogia pode ajudar a regular os níveis
de açúcar no sangue. Um estudo de 2003 publicado no periódico Phytotherapy mostrou que o composto pode melhorar o metabolismo do açúcar em ratos, ajudando
a diminuir os níveis de leptina e de insulina e contribuindo para melhorar a
quebra de açúcar no sangue.

Em 2012,
um estudo publicado no British Journal of Nutrition concluiu que o HCA
nos músculos humanos aumentou a taxa de armazenamento de açúcar no sangue e
aumentou a sensibilidade à insulina.

Uma outra
pesquisa de 2016 publicado na revista Nutrition atestou que o HCA da
Garcinia Cambogia não ajudou pacientes com diabetes do tipo 2, mas que foi
capaz de diminuir os níveis de glicose no sangue de 12 adultos saudáveis.

Diante
desses resultados mistos, algumas pessoas cogitam usar o suplemento para
controlar a diabetes, mas os médicos não recomendam essa prática e alertam que isso
pode ser muito perigoso para a saúde já que os benefícios da Garcinia Cambogia
para pessoas diabéticas ainda não foram comprovados.

6. Antioxidante

Vários
estudos com ratos obesos mostraram que órgãos como os rins, o cérebro e o
fígado desses animais podem ser preservados por meio da ação antioxidante da
Garcinia Cambogia que diminui o estresse oxidativo.

Um estudo
publicado em 2013 no International Journal of Cancer indica que o efeito
antioxidante e a presença de compostos como o garcinol e o HCA na Garcinia
Cambogia é capaz de eliminar células cancerosas a nível celular e pode ser útil
no futuro no tratamento de diversos tipos de câncer, incluindo o câncer de boca,
mama, estômago, pulmão e leucemia. 


inclusive outras pesquisas sendo desenvolvidas sobre o papel da Garcinia
Cambogia no combate ao câncer de cólon, esôfago, próstata, fígado, cérebro e
rim.

7. Efeito anti-inflamatório

Além dos
antioxidantes, a Garcinia Cambogia apresenta compostos com propriedades
anti-inflamatórias.

Um estudo
de 2007 indexado no periódico Molecular and Cellular Biochemistry mostrou que o HCA reduz marcadores inflamatórios como as citocinas em ratos
obesos.

Em 2009,
um estudo do periódico Phytotherapy Research atestou que a Garcinia
Cambogia reduz a inflamação em ratos com colite por meio do bloqueio da
produção de enzimas e moléculas inflamatórias.

Uma
pesquisa mais recente de 2016 publicada na revista Neural Regeneration
Research
avaliou o efeito do HCA em camundongos com esclerose múltipla. Os
resultados indicaram que o composto foi capaz de diminuir a quantidade de
substâncias inflamatórias no organismo e de aumentar os níveis de enzimas
antioxidantes como o superóxido dismutase e a glutationa redutase.

Outros possíveis benefícios da Garcinia Cambogia

De acordo
com um estudo de 2002 feito com ratos e publicado na revista Phytotherapy
Research
, a Garcinia Cambogia pode aliviar sintomas de úlceras estomacais
por meio da redução da acidez do estômago.

A Garcinia
Cambogia também pode ajudar a:

  • Melhorar os níveis de micronutrientes como os
    minerais;
  • Eliminar bactérias;
  • Combater a malária;
  • Promover um efeito diurético.

Porém, os
resultados dessas pesquisas ainda são inconclusivos.

Como tomar

É possível
encontrar o extrato de Garcinia Cambogia ou de HCA na forma de pó ou comprimido
como um suplemento para perder peso.

É muito
difícil estabelecer uma dose padrão desse tipo de suplemento. Mas uma revisão
científica publicada em 2012 no periódico científico Evidence-Based
Complementary and Alternative Medicine
mostrou que usar até 2.800
miligramas de Garcinia Cambogia por dia não causa nenhum efeito colateral.

Ainda que
esta seja considerada uma dose segura, os efeitos adversos podem variar de
pessoa para pessoa e é sempre bom começar a tomar o suplemento em doses mais
baixas e, de preferência, sob supervisão médica.

O indicado
é começar com doses pequenas que podem variar de 250 a 1.000 miligramas por
dia. Mas a dose mais comumente encontrada no rótulo desses produtos é a de 500
miligramas até 3 vezes ao dia, sempre de 30 a 60 minutos antes das refeições,
sem nunca ultrapassar a dose diária de 2.800 miligramas.

Na hora de
escolher a marca do suplemento de Garcinia Cambogia, é recomendado optar por
aqueles que apresentam de 50 a 60% de HCA em sua fórmula.

Depoimentos

É comum
encontrar relatos na web de pessoas que tomaram algum tipo de suplemento para
emagrecer sobre os resultados obtidos. O Nutratimes é um fabricante indiano de
suplemento de Garcinia Cambogia e há alguns depoimentos no site deles sobre a
experiência de pessoas com o produto. Alguns desses relatos são:

“Nutratimes
é o segredo por trás da minha boa forma. Depois de depositar minha fé no
Nutratimes, perdi quase 15 kg em um período de 1 mês. Se alguém me perguntar
sobre o melhor produto para perda de peso do mercado, eu definitivamente recomendaria
o Nutratimes.”  – Depoimento da
palestrante Pooja Sheety.

“Depois de
dar à luz a um bebê, eu ganhei muito peso. Minha barriga ficou tão grande que
eu parecia estar grávida de novo. Depois de usar o Nutratimes regularmente,
recuperei minha boa forma de antes.” – Depoimento da dona de casa Smita Mohan.

“Eu estava
cansado dos suplementos inúteis para perda de peso disponíveis no mercado. Eu
já tinha gasto uma quantia enorme de dinheiro com suplementos, mas não obtive
nenhum resultado. Finalmente, me deparei com o Nutratimes e os resultados que
ele me trouxe foram inacreditáveis!” – Depoimento do proprietário de loja Raju
Gowda.

“Depois de
usar o Nutratimes, eu perdi quase 8 kg em apenas 15 dias. Essa perda de peso
expressiva só foi possível devido a esse produto mágico que foi capaz de
queimar minha gordura muito rapidamente.” – Depoimento do engenheiro Suraj
Trivedi.

“Eu estava
tentando perder peso nos últimos 3 anos, mas sem sucesso. Um amigo meu me falou
sobre o Nutratimes. Eu experimentei o produto e os resultados que obtive
fizeram com que eu me tornasse uma fã desse suplemento de perda de peso
incrível.” – Depoimento da assistente de laboratório Pushpa Jain.

Como os
depoimentos acima foram publicados no próprio site da Nutratimes, pode ser que
exista um conflito de interesses e por isso é sempre bom pesquisar bastante
sobre a reputação das marcas de suplemento disponíveis no mercado para evitar
decepções.

É seguro?

A fruta
Garcinia Cambogia é considerada segura para consumo moderado, mas os extratos e
suplementos obtidos através do fruto podem oferecer riscos à saúde.

Esses produtos
não são regulamentados por órgãos de saúde e, por isso, os fabricantes desses
produtos não seguem um padrão claro de produção.

Isso faz
com que o conteúdo do suplemento varie de marca para marca e alguns fabricantes
podem até incluir outros ingredientes na composição do suplemento, o que
compromete a sua segurança e a sua eficácia.

Desta
forma, é muito importante escolher fabricantes sérios e marcas bem
estabelecidas no mercado ou consultar um médico para te aconselhar na escolha
de qualquer tipo de suplemento.

Efeitos adversos

Alguns
efeitos colaterais podem ser observados ao consumir a fruta em excesso ou ao
tomar Garcinia cambogia na forma de extratos ou suplementos, tais como:

  • Náusea;
  • Dor de cabeça;
  • Distúrbios digestivos;
  • Dor de estômago;
  • Tontura;
  • Boca seca;
  • Redução nos níveis de açúcar no sangue;
  • Sintomas semelhantes aos de resfriado;
  • Erupção cutânea.

Há relatos
de que determinados produtos contendo Garcinia Cambogia e HCA têm relação com
danos ao fígado. Porém, as evidências sobre esses possíveis danos ao órgão não
são conclusivas.

Interações com medicamentos

Pesquisas
indicam que o suplemento também pode interagir com alguns medicamentos usados
no combate a certas doenças.

Diabéticos,
por exemplo, não são aconselhados a tomar a Garcinia Cambogia devido ao risco
de o suplemento diminuir o açúcar no sangue. A redução dos níveis de glicose
sanguínea pode ser muito perigosa, principalmente se o indivíduo já faz uso de
remédios para controlar a diabetes.

Além dos
diabéticos, o suplemento também não é indicado para pessoas que usam antidepressivos,
que tem uma lesão renal ou hepática ou para mulheres que estão grávidas ou amamentando.

Garcinia cambogia – usar ou não?

A grande
maioria dos fabricantes desse tipo de suplemento afirma que é possível perder
peso tomando Garcinia Cambogia sem precisar fazer exercício ou cuidar da
alimentação. Bom demais para ser verdade, não?

Os
suplementos fabricados a partir dela podem ajudar na perda de peso, mas não
existem estudos clínicos suficientes atualmente para atestar a sua eficácia.

Vale
lembrar que grande parte das pesquisas foram feitas com ratos ou camundongos e
nem sempre os efeitos observados nos animais são os mesmos nos seres humanos.

Além
disso, os estudos feitos com humanos mostram que a Garcinia Cambogia pode
promover a perda de peso, mas que ela não é tão significativa. Em muitos casos,
os cientistas não sabem explicar se a perda de peso observada se deve à Garcinia
Cambogia ou aos novos hábitos relacionados à prática de atividade física e à
alimentação dos participantes do estudo.

Assim, se
o seu objetivo é usar a Garcinia Cambogia apenas para perder peso, é importante
conversar com um médico para avaliar os riscos e benefícios de usar o
suplemento e ter em mente que o seu uso não fará nenhuma mágica e que os
resultados observados nos estudos são muito variados. Ele pode sim tornar o
processo mais fácil em algumas pessoas, mas não se sabe ao certo se a sua
contribuição para o emagrecimento é realmente eficaz.

É
indispensável, em qualquer dieta para perda de peso, manter uma alimentação
saudável e equilibrada e praticar exercícios físicos regularmente. Isso vai
garantir um emagrecimento saudável, duradouro e que não é refém de um
suplemento para emagrecer.

Referências
Adicionais:

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