O uso de adoçantes nem sempre é a melhor escolha porque, apesar de não engordarem, essas substâncias mantêm o paladar viciado no sabor doce, o que não favorece a perda de peso.
Além disso, usar adoçantes ou consumir produtos diet e light, que utilizam adoçantes na sua composição, pode dar uma falsa impressão de alimentação saudável, o que acaba por aumentar o consumo de produtos ricos em calorias, como o chocolate diet, o que acaba provocando aumento do peso.
Como escolher o melhor adoçante
A melhor escolha de adoçante é o Stevia, pois é um produto completamente natural feito a partir de uma planta medicinal, podendo ser utilizado por crianças e mulheres grávidas.
No entanto, apesar das polêmicas, os outros tipos de adoçantes também são seguros para a saúde, pois os estudos ainda não comprovaram que eles fazem mal à saúde, mas seu uso excessivo pode aumentar a dependência por doces e a chance de desenvolver diabetes.
Também é importante lembrar que em casos de fenilcetonúria não se deve consumir adoçantes à base de aspartame, e pessoas que têm pressão alta ou insuficiência renal não devem consumir adoçantes à base de sacarina e ciclamato, pois são ricos em sódio. Veja outros riscos que o aspartame pode trazer para a saúde.
Quantidade segura para consumo
A dose máxima recomendada de adoçante para consumir por dia é de 6 pacotinhos de um grama quando o adoçante é em pó, e de 9 a 10 gotas para os líquidos.
Dentro desse limite, o consumo de qualquer adoçante é seguro para a saúde, mas é preciso estar atento porque produtos light e diet também utilizam adoçantes na sua formulação, o que somado ao adoçante utilizado nos sucos e cafés, por exemplo, pode fazer ultrapassar o valor recomendado por dia.
Apesar de ser difícil no início, após cerca de 3 semanas o paladar se acostuma com o sabor menos doce, por isso veja como reduzir o consumo de açúcar da alimentação com 3 dicas simples.
Onde se pode usar o adoçante
O uso de adoçantes artificiais para emagrecer deve ser o mínimo possível porque eles foram concebidos, via de regra para ser usados por diabéticos, que não podem usar outra alternativa para adoçar.
No entanto, se souber usar o adoçante da maneira correta, pode acabar tornando a dieta muito mais fácil de seguir. Para isso, algumas dicas são:
- Ao preparar doces, coloque o adoçante por último. Quanto mais no final do processo melhor.
- Não use aspartame se for cozinhar algo acima dos 120ºC, pois ele perderá suas propriedades.
- Na hora de preparar sobremesas calcule o equivalente a uma colher de sobremesa por pessoa.
- O sabor doce gerado pelo adoçante é mais facilmente percebido nos alimentos depois de frios. Por isso, se o alimento for consumido ainda quente, parecerá sem doce.
- Para preparar um caramelo light experimente usar a frutose em pó.
Para saber a quantidade ideal de adoçante que deverá ser utilizado veja as indicações no rótulo da embalagem, pois a quantidade pode variar dependendo da marca e o consumo excessivo de edulcorante, não faz bem à saúde.
Assista ainda o vídeo seguinte e confira as diferenças entre o açúcar e o adoçante:
AÇÚCAR OU ADOÇANTE? | Tati Comenta #17
24 mil visualizações
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia