Agrião Emagrece Mesmo? – MundoBoaForma.com.br

0
43


Você costuma incluir o agrião nas suas refeições? Faz isso por acreditar que o agrião emagrece ou apenas porque gosta da verdura em suas saladas e outras receitas? Saiba que, para quem busca ter uma alimentação de qualidade, em prol da saúde, o vegetal, que faz parte da mesma família que a couve, o repolho e a couve-de-bruxelas, é uma ótima alternativa.

Isso porque ele contém doses de diversos nutrientes importantes para o organismo funcionar apropriadamente como cálcio, manganês, potássio, magnésio, fósforo, vitamina K, vitamina C, vitamina A, vitamina E, vitamina B1, vitamina B2 e vitamina B6, além de um pouco de fibras.

Mas será que, além de todos os benefícios do agrião para a saúde, ele também pode auxiliar em relação à diminuição do peso corporal?

O agrião emagrece mesmo?

Um dos pontos a favor da ideia de que o agrião emagrece – ou ajuda a perder peso – é que, ao mesmo tempo em que o alimento é nutritivo, como vimos acima, ele também apresenta uma quantidade baixíssima de calorias em sua composição.

Segundo o Banco de Dados Nacional de Nutrientes do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos, duas xícaras de agrião fresco (aproximadamente 70 g) possuem somente sete calorias.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Alimento é nutricionalmente denso

De acordo com que explicou a nutricionista Melissa Groves, ainda que não tenha sido estudado especificamente em relação ao emagrecimento, o agrião pode beneficiar o controle do peso justamente devido ao fato de ser um alimento nutricionalmente denso, ou seja, que possui muitos nutrientes e poucas calorias.

“(O agrião) é um alimento extremamente denso nutricionalmente – uma xícara (34 gramas) contém somente quatro calorias, mas fornece diversos nutrientes importantes. Se você está tentando perder peso, adicionar esse vegetal nutritivo e de baixas calorias certamente vale a pena”, escreveu a nutricionista Melissa.

O agrião e a performance nos treinamentos

Ainda conforme a nutricionista, os vegetais da família do agrião são ricos em nitratos alimentares, substâncias encontradas naturalmente em alimentos.

A prática de atividades físicas pode beneficiar a perda de peso, desde que associada a uma alimentação adequada, e esses nitratos alimentares são conhecidos por relaxar os vasos sanguíneos e aumentar a quantidade de óxido nítrico no sangue, o que pode melhorar a performance nos exercícios.

“Além disso, o nitrato alimentar diminuir
a pressão arterial no descanso e reduz a quantidade de oxigênio utilizada
durante os exercícios, o que pode aumentar a tolerância ao exercício. Diversos
estudos sobre os nitratos alimentares das beterrabas e outros vegetais
mostraram a melhoria da performance no exercício em atletas”, apontou a
articulista.

Por outro lado, Melissa também destacou que um pequeno estudo conduzido em pessoas saudáveis que ingeriram 100 gramas de agrião diariamente indicou que o consumo do alimento aumentou a produção de dióxido de carbono durante a prática de exercícios físicos, algo que pode ter um impacto negativo na performance.

“Enquanto uma quantidade considerável de pesquisa indica que os nitratos alimentares podem melhorar a performance no exercício, faltam evidências conclusivas que indicam que o agrião melhora a performance atlética.”

Por sua vez, uma pesquisa publicada no British Journal of Nutrition (Jornal Britânico de Nutrição, tradução livre) apontou que consumir uma porção pequena de agrião diariamente aumentou os níveis de antioxidantes que combatem os danos provocados pela prática de exercícios.

“Neste estudo em particular, 10 homens jovens saudáveis receberam um pacote pequeno de agrião, aproximadamente 85 gramas, diariamente por oito semanas. Então, foi pedido aos participantes que fizessem treinos na esteira que incluíam pequenoas explosões de exercício intenso. Outro grupo, que não recebeu o agrião, também realizou o treino na esteira depois de oito semanas”, relatou a nutricionista Cynthia Sass.

Segundo a mestra em ciência da nutrição e
saúde pública, os atletas que não consumiram o agrião registraram mais dano ao
DNA do que os que comeram o vegetal e os benefícios foram observados depois de
uma única dose, ou seja, não foram cumulativos.

Aqueles que comeram o agrião duas horas antes de ir treinar na esteira experimentaram os menos benefícios que aqueles que consumiam o vegetal todos os dias por dois meses, completou a nutricionista.

“Eu explico frequentemente aos meus pacientes que apesar do exercício ser necessário para ver resultado de força, resistência e composição corporal, ele também pode prejudicar o corpo. O desgaste e o aumento de demanda podem criar mais radicais livres, substâncias ruins que contribuem com o dano ao DNA. É por isso que uma dieta rica em nutrientes que neutraliza os radicais livres e permite que o corpo cure anda de mãos dadas com o treinamento”, explicou a mestra em ciência da nutrição e saúde pública.

Mais importante do que saber se o agrião emagrece mesmo

É que nenhum alimento promove sozinho a
diminuição do peso. Por mais que o agrião seja nutritivo e pobre em calorias,
não é o simples fato de consumi-lo que vai fazer alguém emagrecer.

Ele pode contribuir com o processo de perda de peso, desde que esteja incluso no contexto de uma dieta que é toda saudável, controlada, equilibrada e nutritiva.

Até porque não adianta muito comer uma salada de agrião com carne magra e batata doce no almoço, se os lanches ao longo do dia forem repletos de comidas e bebidas cheias de calorias e açúcar e pobres em nutrientes como frituras, fast-food, guloseimas, refrigerantes e sucos artificiais, por exemplo.

Para quem tem dificuldades em seguir uma dieta de qualidade, vale a pena contar com o acompanhamento de um bom nutricionista, que saberá indicar uma dieta que auxilie a atingir o objetivo em relação ao corpo, ao mesmo tempo em que fornece os nutrientes e a energia que o organismo exige para funcionar corretamente.

No sentido de perder peso, também é útil praticar atividades físicas regularmente, já que elas maximizam a queima de calorias por parte do corpo. Entretanto, é necessário que os treinos tenham o acompanhamento de um educador físico competente para garantir que eles sejam seguros e eficientes.

Você já tinha ouvido falar que comer agrião emagrece? Tem costume de incluir essa verdura em suas refeições? Comente abaixo!

rating_on Agrião Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.brrating_on Agrião Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.brrating_on Agrião Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.brrating_on Agrião Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.brrating_on Agrião Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.br (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Agrião Emagrece Mesmo? - MundoBoaForma.com.brLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here