A aterosclerose é uma doença crônica caracterizada por um grande processo inflamatório que acontece devido à acumulação de placas de gordura no interior dos vasos ao longo dos anos, o que acaba por resultar no bloqueio do fluxo sanguíneo e favorecer a ocorrência de complicações, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC).
As placas de gordura podem ser acumuladas em artérias que irrigam os rins e outros órgãos vitais, podendo resultar em consequências no que diz respeito ao funcionamento desses órgãos. Essas placas são formadas principalmente pelo colesterol mau, o LDL, sendo, por isso, importante manter os níveis ideais de colesterol durante a vida por meio de uma dieta equilibrada e pobre em gorduras e prática regular de atividade física.
![[Tags] loading-dots-article Aterosclerose: o que é, causas e tratamento](https://static.tuasaude.com/media/article/gf/wj/aterosclerose_36433_l.jpg)
Principais causas
A ocorrência da aterosclerose é muito relacionada com os hábitos de vida da pessoa, podendo acontecer devido a maus hábitos alimentares, em que se ingere grande quantidade de gordura por dia, e sedentarismo.
No entanto, mesmo pessoas que possuem alimentação adequada e fazem atividade física regular podem desenvolver aterosclerose devido à predisposição genética. Ou seja, se a pessoa possuir na família pessoas que possuem aterosclerose, há chance de também desenvolver.
O risco de ocorrer aterosclerose aumenta com a hipertensão arterial, colesterol alto, cigarro, diabetes, obesidade, falta de exercício e envelhecimento. Os homens apresentam maior risco que as mulheres, embora, após a menopausa, o risco aumente para as mulheres, chegando a ser igual ao dos homens.
Conheça outras causas da aterosclerose.
Sintomas da aterosclerose
A aterosclerose é uma doença cujo desenvolvimento é silencioso e acontece ao longo dos anos. Por isso, os sinais e sintomas relacionados à aterosclerose surgem quando o fluxo de sangue encontra-se bastante comprometido, podendo ser indicativo de isquemia do órgão afetado.
Como é feito o diagnostico
O diagnóstico da aterosclerose deve ser feito pelo cardiologista por meio de exames como o cateterismo e a angiotomografia cardíaca. Além disso, outros exames podem sugerir a presença da doença aterosclerótica, como teste de esforço, eletrocardiograma, ecocardiograma e cintilografia miocárdica, que podem identificar a presença de doença arterial coronariana, que possui como uma das causas a aterosclerose.
O médico pode indicar também a realização de exames laboratoriais para avaliar o perfil lipídico, ou seja, exames para avaliar a quantidade de colesterol HDL e LDL, triglicerídeos, PCR e apolipoproteína.
Tratamento para aterosclerose
O tratamento para aterosclerose tem como principal objetivo o restabelecimento do fluxo sanguíneo, que pode ser conseguido por meio da remoção das placas de gordura das artérias por meio de cirurgia, angioplastia e/ ou uso de medicamentos que devem ser usados conforme orientação do cardiologista.
Os medicamentos que podem ser recomendados pelo médico são capazes de melhorar o fluxo de sangue e, consequentemente, de oxigênio para o coração, regular os batimentos cardíacos e diminuir o colesterol. É importante que o tratamento para aterosclerose seja feito conforme a orientação do médico para evitar o surgimento de complicações, como infarto, AVC e insuficiência renal, por exemplo.
Veja mais sobre o tratamento para aterosclerose.
Independente do tratamento recomendado pelo médico, é importante mudar os hábitos de vida, principalmente os relacionados à prática de atividade física e à alimentação para que diminua a quantidade de colesterol mau circulante e o risco de desenvolvimento da aterosclerose, sendo importante evitar ao máximo alimentos gordurosos. Confira no vídeo a seguir como fazer para diminuir o colesterol:
COMO BAIXAR O SEU COLESTEROL
73 mil visualizações
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia