Benefícios da Clorela – Tua Saúde

0
109


A chlorella, ou clorela, é uma microalga verde de alga doce que possui um elevado valor nutritivo por ser rica em fibras, proteínas, ferro, iodo e vitaminas do complexo B e C. Além disso, é rica em clorofila, sendo, portanto, o seu consumo benéfico para a saúde.

O nome científico dessa alga é Chlorella vulgaris e é indicada para melhorar e estimular o sistema imune, baixar o peso e combater diversos problemas gastrointestinais e doenças degenerativas, além de ser indicada para pessoas vegetarianas e vegana devido às suas propriedades nutricionais.

A chlorella pode ser comprada em lojas de produtos naturais, em algumas farmácias de manipulação ou online.

Benefícios da Clorela

O consumo de chlorella proporciona diversos benefícios para a saúde, como por exemplo:

Anúncio
  1. Favorece o ganho de massa muscular, já que 60% dessa alga é constituída por proteínas e contém BCAA;
  2. Previne a anemia e as cãibras, já que é rica em vitamina B12, ferro, vitamina C e clorofila, que é favorece a produção de glóbulos vermelhos no sangue;
  3. Melhora da pele e os cabelos, por ser rica em beta-caroteno e vitamina C, estimulando a produção de colágeno e prevenindo o aparecimento de rugas;
  4. Redução da inflamação, pois contém ômega-3;
  5. Desintoxicação do organismo, pois a ajuda a eliminar metais pesados do organismo;
  6. Redução do colesterol LDL, pois contém niacina, fibras e antioxidantes, inibindo a formação das placas ateroscleróticas na artéria;
  7. Estimulação do sistema imune, pois é rica em beta-glucanos, que atuam como antioxidantes, além de estarem relacionados a efeitos antitumorais e anticancerígenos;
  8. Controle da pressão arterial alta, por conter nutrientes como arginina, cálcio, potássio e ômega-3, que ajudam a relaxar os vasos sanguíneos.
  9. Ajuda a controlar o açúcar no sangue e melhorar a resistência à insulina em pessoas que possuem fígado gordo.

Além disso, a chlorella é considerada uma das maiores fontes de clorofila, sendo esta uma substância que proporciona alguns benefícios para a saúde, como curar feridas, úlceras e hemorroidas, regular a menstruação e melhorar a diabetes e asma.

A chlorella também produz uma molécula chamada luteína, que ajuda a prevenir e tratar a degeneração macular, pois possui propriedades anti-cataratas.

É importante lembrar que os benefícios da clorela só são obtidos quando esta alga é consumida na forma de suplemento, pois a alga in natura não é digerida pelo intestino.

Informação nutricional

A informação nutricional da chlorella varia de um suplemento para outro, já que depende do tipo de alga e de como foi cultivada, no entanto, de forma geral os valores são os seguintes:

Componentes Quantidade em 100 g de Chlorella
Energia 326 calorias
Carboidratos 17 g
Lipídios 12 g
Fibra 12 g
Proteínas 58 g
Vitamina A 135 mg
Carotenoides 857 mg
Vitamina D 600 µg
Vitamina E 8,9 mg
Vitamina K1 22,1 µg
Vitamina B2 3,1 µg
Vitamina B3 59 mg
Ácido fólico 2300 µg
Vitamina B12 50 µg
Biotina 100 µg
Potássio 671,1 mg
Cálcio 48,49 mg
Fósforo 1200 mg
Magnésio 10,41 mg
Ferro  101,3 mg
Selênio 36 µg
Iodo 1000 µg
Clorofila 2580 mg

Conheça também outra alga com excelentes propriedades para a saúde, a spirulina.

Como consumir

A chlorella é usada na forma de comprimidos de suplemento alimentar, devendo ser consumida entre 6 a 10 g por dia, distribuídas durante o dia. 

Confira outras formas de consumir algas marinhas para emagrecer.

Efeitos colaterais 

Na dose recomendada não estão descritos efeitos colaterais da clorela, mas o excesso pode causar diarreia, coceira e erupção na pele.

Contraindicações 

Não são conhecidas contraindicações da clorela, no entanto, mulheres grávidas, em fase de aleitamento ou crianças, devem consultar um nutricionista antes de iniciar a ingestão de Clorela.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here