Câncer no olho (melanoma ocular): principais sintomas e tratamento

0
82


O câncer no olho, também conhecido como melanoma ocular, é um tipo de tumor que na maioria das vezes não causa sinais e nem sintomas aparentes, sendo mais frequente em pessoas entre 45 e 75 anos e que possuem olho azul.

Como muitas vezes não são verificados sinais e nem sintomas, o diagnóstico é mais difícil, há maior chance de metástase, principalmente para o cérebro, pulmões e fígado e o tratamento torna-se mais agressivo, podendo ser necessária fazer a remoção do olho.

Principais sintomas

Os sinais e sintomas de câncer no olho não são frequentes, mas surgem mais facilmente quando a doença já está em um estágio mais avançado, sendo os principais:

  • Diminuição da capacidade visual, podendo haver perda da visão de um dos olhos;
  • Visão borrada e limitada em um dos olhos;
  • Perda da visão periférica;
  • Alterações na forma da pupila e surgimento de mancha no olho;
  • Surgimento de “moscas” na visão ou sensação de relâmpagos de luz.

Além disso, como esse tipo de câncer possui grande capacidade de metástase, é possível também que surjam outros sintomas que estejam relacionados com o local de espalhamento e proliferação das células cancerosas, podendo haver sintomas pulmonares, cerebrais ou hepáticos, principalmente.

Anúncio

Como é feito o diagnóstico

O diagnóstico do melanoma ocular na maioria das vezes acontece durante exames de rotina, já que os sintomas são pouco frequentes. Dessa forma, para diagnosticar o câncer no olho, o oftalmologista, além de avaliar os sinais e sintomas que pode estar sendo apresentados pelo paciente, realiza exames mais específicos, como retinografia, angiografia, mapeamento de retina e ultrassonografia ocular.

Caso seja confirmado o diagnóstico, são solicitados também outros exames com o objetivo de verificar se houve metástase, sendo recomendada a realização de tomografia, ultrassom abdominal, ressonância magnética e exames de sangue para avaliar a função do fígado, como TGO/AST, TGP/ALT e GGT, já que o fígado é o principal local de metástase do melanoma ocular. Saiba mais sobre os exames que avaliam o fígado.

Tratamento para câncer no olho

O tratamento tem como objetivo principal preservar os tecidos oculares e a visão, no entanto o tipo de tratamento depende do tamanho do tumor e da sua localização, além do fato de ter havido ou não metástase.

No caso de tumores pequenos ou médios, normalmente é indicada a realização de radioterapia e terapia com laser, no entanto quando o tumor é grande pode ser necessário fazer cirurgia para remoção do tumor e de tecidos próximos. Em alguns casos pode ser necessária a remoção do olho, sendo esse procedimento chamado de enucleação, no entanto é bastante agressivo e, por isso, só é indicado quando os tratamentos anteriores não tiveram efeito ou quando a chance de metástase é muito grande.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here