Chia Com Leite Emagrece? Faz Mal? Como Fazer?

0
35


Não é nada impossível encontrar diversas sugestões de receitas que prometem acabar com o problema do excesso de peso.

Entretanto, como sabemos que perder peso não é tão simples assim, sempre vale a pena investigar para ter certeza que a receita em questão realmente funciona. Por exemplo, a gente vai fazer isso com uma combinação em especial: a chia com leite.

Será que chia com leite emagrece mesmo?

De acordo com a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay, em artigo publicado, as sementes de chias servem como um bom acréscimo a dietas com foco na perda de peso, graças ao fato de fornecerem fibras. Vale lembrar que as fibras são conhecidas por promoverem a saciedade ao organismo.

“Simplesmente comer mais fibras é uma ótima forma de perder peso, mesmo que você não faça outras mudanças alimentares. E a chia aumenta significativamente a sua ingestão de fibras”, afirmou a mestra em biologia molecular e celular.

Ainda segundo Tremblay, uma porção de aproximadamente 30 g de sementes de chia é composta por 10 g de fibras. Entretanto, ela também ressaltou que existem evidências conflitantes a respeito dessa ideia de que as sementes de chia podem provocar diretamente perda de peso.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Sylvie citou um estudo divulgado na publicação Nutrición Hospitalaria que avaliou o efeito da farinha de chia, ou seja, a chia moída, durante 12 semanas.

O resultado apresentado foi que os participantes que comeram a chia todo dia tiveram uma perda de peso ligeiramente maior do que aqueles que não ingeriram o alimento, além de uma pequena diminuição no tamanho da cintura, completou Tremblay.

Entretanto, a mestra em biologia molecular e celular também mencionou um estudo anterior – divulgado na publicação Nutrition Research – que apontou que a chia não ofereceu benefício algum em relação à perda de peso.

“Então, não conte
com ela como varinha de condão para perder gorduras”, concluiu Tremblay.

Chia com leite de amêndoas

Uma dica da mestra em biologia molecular e celular em seu artigo foi a de fazer um pudim apenas com as sementes de chia e leite de amêndoas, que ela chama de “saudável e saciador”.

Tremblay ensinou
como fazer a receita: basta misturar as sementes de chia no leite de amêndoas
até que a mistura engrosse e forme um gel, o que leva aproximadamente de três a
cinco minutos. Depois, você pode levar à geladeira e esperar para saborear o
pudim fit bem geladinho.

Supondo que essa
receita seja preparada com 200 ml de leite de amêndoas (com 55 calorias) e duas
colheres ou 20 g de sementes de chia (com 104 calorias), temos um resultado de
159 calorias.

Considerando que a
receita pode ser dividida em duas porções, temos 79,5 calorias em cada uma
dessas porções.

Lembrando que 100 g de pudim de leite condensado possuem 226 calorias, ou seja, se a pessoa trocar o famoso pudim de leite condensado pelo pudim de chia com leite de amêndoas na hora em que bater o desejo por um docinho ela terá uma economia na quantidade de calorias consumidas, o que pode auxiliar o processo de perde de peso, desde que o consumo seja controlado, em porções moderadas, obviamente.

Entretanto, isso não significa que essa receita de chia com leite emagrece de maneira mágica ou instantânea, apenas que pode dar uma força quando utilizada em substituição a um doce mais calórico.

Combinação não é mágica

Como sempre ressaltamos, não existem comidas ou bebidas mágicas para promover o emagrecimento, e para perder peso é necessário seguir uma dieta controlada, saudável, equilibrada e nutritiva.

Nenhum alimento por si só pode fazer emagrecer. Ou seja, mais importante do que saber se chia com leite emagrece, é encontrar toda uma alimentação que estimule essa perda de peso. Para encontrar toda uma dieta que funcione para você no seu processo de perda de peso, conte com o auxílio de um bom nutricionista.

Quando falamos em perda de peso com saúde, praticar exercícios físicos frequentemente também pode beneficiar, já que as atividades físicas promovem o aumento do gasto calórico. Porém, para que os treinamentos sejam seguros e eficientes, é fundamentam contar com o acompanhamento de um educador físico.

Cuidados com a chia

“Quando adicionar a chia à sua dieta, certifique-se de usar somente as sementes que já tenham sido hidratadas – comer as sementes secas sozinhas apresenta o perigo de asfixia”, alertou a mestra em biologia molecular e celular Sylvie Tremblay.

Chia com leite faz mal?

No entanto, não foram encontradas informações seguras e embasadas que confirmem que misturar chia com leite faz mal.

De qualquer forma, se você passar mal e experimentar reações adversas depois que consumir essa combinação, procure rapidamente ao médico. Pode ser que você sofra com alguma intolerância ou alergia a um dos alimentos ou a algum de seus componentes, o que só pode ser diagnosticado e tratado por um médico.

Você já tinha ouvido falar que chia com leite emagrece? Já experimentou alguma receita que misturasse os dois ingredientes? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…





Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here