Uma crocância faz qualquer prato – desde vegetais até carnes – se tornar mais especial. Apesar do seu sabor impecável, muitas vezes, o modo como os alimentos adquirem essa textura não é o dos melhores: Imersos em óleo quente.
“Nas frituras encontramos vários riscos a saúde principalmente para as pessoas que consomem em excesso este tipo de preparo, os alimentos fritos geralmente contém um elevado teor de açúcares, sódio e gorduras trans que é formada pela gordura insaturada passando pelo processo de hidrogenação que traz muitos malefícios” explica Viviane Gomes, nutricionista.
As frituras podem causar diversos problemas cardiovasculares como o entupimento das artérias, tendo aumento do colesterol ruim (LDL), hipertensão, câncer, infertilidade, obesidade, problemas no cérebro, com a inflamação do hipotálamo, que é a região do cérebro que controla a fome e a saciedade e diabetes. “Ela aumenta a resistência do hormônio que controla a taxa de glicose no sangue que é a insulina, não conseguindo exercer a sua função podendo ter como sintomas cansaço, mal estar, fadiga e dores na cabeça e desencadeando a diabetes” continua a profissional.
COMO FAZER ALIMENTOS EMPANADOS SEM FRITURA
De acordo com Fabrício Ribeiro, nutricionista, muitas propriedades dos alimentos fritos são alteradas, como qualidade sensorial e nutricional e toxicidade, podendo chegar a níveis em que o produto se torna impróprio para o consumo.
- INVISTA EM FRITADEIRAS ELÉTRICAS
Em vez de mergulhar o alimento em óleo quente, você pode assar no forno com um fio de azeite, em panelas elétricas ou até mesmo em sanduicheiras. Assim, o alimento irá manter a crocância e será um alimento saudável, sem causar tantos problemas a saúde como uma fritura em excesso pode trazer.
- VÁ ALEM DA FARINHA BRANCA
Farinha branca, ovos… Essa geralmente é a combinação que mais conhecemos quando é hora de empanar. Algumas mudanças que você pode fazer é substituir a farinha branca pela integral, temperando-a de acordo com seu paladar. A água, clara de ovo e leite também podem fazer parte do processo de umedecer o alimento.
Outros alimentos como: Aveia, cereais de milho sem açúcar com sementes como de girassol, gergelim ou até mesmo por castanhas trituradas grosseiramente podem dar uma crocância a mais além da farinha de rosca.
Quinoa inchada também um ótimo substituto para farinha de rosca. Coloque três tigelas: quinoa folhada moída, ovos mexidos crus e quinoa folhada. Mergulhe frango, peixe ou legumes na quinoa folhada moída, depois o ovo, depois a quinoa folhada e sele ou asse. Você vai conseguir isso. sabor de noz e tostado e uma crocância realmente satisfatória.