Como Fazer Farinha de Amêndoas – 3 Formas e Dicas Especiais

0
55


Aprenda como fazer farinha de amêndoas de 3 formas diferentes e confira também os benefícios dessa farinha que pode ser uma boa substituta em suas receitas.

A farinha branca tradicional não precisa ser um ingrediente mandatório para a preparação de bolos, pães, tortas e biscoitos. Você sabia que também dá para preparar essas delícias com um ingrediente mais saudável como a farinha de amêndoas? E sabia que você pode aprender como fazer farinha de amêndoas na sua própria casa?

A propósito, vale a pena conferir se a farinha de trigo branca convencional faz mal mesmo.

Mas quais são as vantagens da farinha de amêndoas?

Antes de conhecermos como fazer farinha de amêndoas caseira, vamos apresentar alguns motivos pelos quais ela é considerada mais saudável do que a farinha de trigo branca tradicional.

Anúncio

A grande vantagem da farinha de amêndoas é que, ao contrário da farinha de trigo branca convencional, ela é bastante nutritiva. De acordo com o nutricionista e mestre em nutrição e dietética Ryan Raman, o ingrediente é rico em gorduras boas, proteínas, fibras, manganês, magnésio, cobre, fósforo e vitamina E.

Além disso, a farinha de amêndoas não apresenta o glúten na sua composição e é melhor para os níveis de açúcar no sangue do que a farinha de trigo tradicional. Veja outras opções de farinha sem glúten para cozinhar.

Esse último ponto pode compensar a desvantagem da farinha de amêndoas apresentar mais calorias – por exemplo, enquanto a farinha de amêndoas da marca Vis Vitalis apresenta 179 calorias em uma porção de 30 gramas, a farinha de trigo tradicional da marca Dona Benta é composta por aproximadamente 105,5 calorias em uma porção de 30 gramas.

Alimentos feitos com trigo refinado são ricos em carboidratos, mas pobres em gorduras e fibras. Isso pode causar altos picos de níveis de açúcar no sangue, seguidos por quedas rápidas, que podem te deixar cansado, faminto e com desejo por cominas ricas em açúcar e calorias.

Inversamente, a farinha de amêndoas é pobre em carboidratos e rica em gorduras saudáveis e fibras. Essas propriedades dão a ela um baixo índice glicêmico, o que significa que ela libera o açúcar lentamente no seu sangue e provê uma fonte contínua de energia.

As farinhas de trigo ainda contêm mais ácido fítico, um “antinutriente” que prejudica a absorção de nutrientes como cálcio, magnésio, zinco e ferro, do que a farinha de amêndoas.

Nas suas receitas, a farinha de amêndoas geralmente pode substituir a farinha de trigo em uma proporção de 1:1, embora os produtos assados feitos com ela sejam mais rasos e mais densos por conta da ausência do glúten.

3 métodos de como fazer farinha de amêndoas em casa

Método 1

Ingredientes:

  • Amêndoas;
  • Água – em uma quantidade suficiente para cobrir as amêndoas.

Modo de preparo:

Esquentar a água; Deixar as amêndoas em uma vasilha com água quente ao longo de três minutos. Então, retirar todas as cascas das amêndoas.

Transferir as amêndoas para uma assadeira e levar ao forno em fogo baixo. O objetivo aqui é que as amêndoas apenas sequem, elas não devem ser torradas.

Feito isso, retirar as amêndoas do forno e aguardar que elas esfriem completamente. Então, levar ao liquidificador ou processador e bater até adquirir uma farinha; Uma vez que tiver obtido a sua farinha de amêndoas, será necessário armazená-la em um pote de vidro escuro, esterilizado e tampado no armário ou na geladeira.

Método 2

Ingredientes:

  • 250 gramas de amêndoas cruas;
  • Água.

Modo de preparo:

Encher uma panela média com água e levar ao forno. Uma vez que a água já estiver fervendo, desligar o fogo e despejar as amêndoas na panela. Deixá-las ali ao longo de 30 segundos; Então, escorrer as amêndoas e lavá-las com água fria para remover as suas cascas.

O próximo passo é transferir as amêndoas para uma assadeira e levar para assar em um forno preaquecido em 50º C. Se o seu forno não tiver essa temperatura, selecione a mais baixa possível e fique bem de olho, já que o objetivo não é torrar ou queimar as amêndoas, o objetivo é somente que elas sequem.

Feito isso, retirar a assadeira do forno, aguardar até que as amêndoas esfriem por completo e transferi-las para um liquidificador ou multiprocessador. Bater até adquirir uma farinha fina. Mas atenção: é necessário tomar cuidado para não processar demais as amêndoas porque caso isso aconteça, elas liberarão o seu óleo e o conteúdo se transformará em uma manteiga de amêndoas, o que não é o nosso intuito desta vez.

Na sequência, peneirar a farinha de amêndoas obtida em um recipiente e bater novamente no liquidificador ou multiprocessador os pedaços que ficarem na peneira. Juntar tudo e armazenar dentro de um recipiente hermético (com boa vedação) de vidro na geladeira ou congelador. Na geladeira, a farinha aguenta até seis meses e no congelador ela fica bom por até 12 meses.

Método 3

Ingredientes:

  • 500 gramas de amêndoas cruas;
  • Água.

Modo de preparo:

Encher uma panela com água e levar ao fogo para ferver. Uma vez que estiver fervido, despejar as amêndoas cruas e deixá-las ao longo de dois a três minutos na água fervente; Escorrer, esperar dar uma esfriadinha para não se queimar e remover as cascas das amêndoas.

O próximo passo consiste em levar as amêndoas em uma frigideira antiaderente ao fogo em nível baixo para secar ao longo de aproximadamente 10 minutos. O fogo poderá ser desligado quando elas começarem a produzir pequenos ruídos repetitivos.

Transferir as amêndoas para o liquidificador ou processador e bater até adquirir um pó fino como o de uma farinha; Na sequência, despejar o pó fino/farinha adquirido na frigideira e terminar de secar, novamente em fogo baixo e tomando muito cuidado para não torrar ou queimar.

Armazenar dentro de um recipiente hermético de vidro bem esterilizado e seco. Tampar apenas quando a farinha tiver esfriado completamente.

Depois que você preparar a sua farinha de amêndoas caseira, com certeza vai querer utilizar o ingrediente em alguma receita, não é mesmo? Uma deliciosa alternativa são os bolos light com farinha de amêndoas, mas também existem outras receitas low carb com farinha de amêndoas nas quais você pode aproveitá-la.

Vídeo:

Gostou das dicas?

Fontes e Referências Adicionais:

Você já sabia como fazer farinha de amêndoas em casa? Pretende experimentar agora? Comente abaixo!

rating_on Como Fazer Farinha de Amêndoas - 3 Formas e Dicas Especiaisrating_on Como Fazer Farinha de Amêndoas - 3 Formas e Dicas Especiaisrating_on Como Fazer Farinha de Amêndoas - 3 Formas e Dicas Especiaisrating_on Como Fazer Farinha de Amêndoas - 3 Formas e Dicas Especiaisrating_on Como Fazer Farinha de Amêndoas - 3 Formas e Dicas Especiais (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Como Fazer Farinha de Amêndoas - 3 Formas e Dicas EspeciaisLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here