Como Fazer Leite de Amêndoas – Receitas e Dicas

0
30


Aprenda como fazer leite de amêndoas em casa a partir de duas receitas diferentes e veja mais dicas para substituir o leite animal da sua dieta.

Para quem não consome o tradicional leite de vaca, seja por sofrer com condições de saúde como intolerância à lactose, seja por seguir um estilo de vida e alimentação vegana, que não permite a ingestão de alimentos de origem animal, os leites vegetais se tornam uma alternativa para as refeições.

Entre as diversas opções de leites vegetais existentes no mercado, podemos destacar o leite de amêndoas e seus benefícios que podem ser uma boa adição para incrementar a dieta até de quem não tem restrições ao leite de vaca.

Por isso, vamos conhecer algumas receitas de como fazer leite de amêndoas caseiro abaixo.

Como fazer leite de amêndoas

Receita 1

Ingredientes:

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!
  • 1 xícara de chá de amêndoas cruas;
  • Água para colocar as amêndoas de molho;
  • 3 xícaras de chá de água filtrada para bater o leite;
  • 1 colher de chá de essência de baunilha (opcional).

Como fazer:

Colocar as amêndoas em uma vasilha funda, bem cobertas com o dobro de água e deixar de molho ao longo de 12 horas. Caso esteja muito calor onde você mora, tampe o recipiente e coloque na geladeira durante o período de molho.

Passadas as 12 horas, escorrer a água e levar as amêndoas ao liquidificador, junto com a três xícaras de água filtrada e a essência de baunilha. Bater até adquirir uma mistura cremosa e esbranquiçada.

Coar o leite com o auxílio de uma peneira bem fininha ou de um pano higienizado e espremer bem o leite utilizando uma colher. Armazenar o leite de amêndoas em um recipiente de vidro bem fechadinho e esterilizado na geladeira. Não jogar os resíduos que sobrarem da receita fora – eles são nutritivos e podem ser empregados em receitas de patês, bolos, pães, vitaminas e saladas.

O rendimento médio da receita é de 720 ml e o leite de amêndoas dura até cinco dias na geladeira.

É necessário mexer o leite de amêndoas antes de consumi-lo e ele pode ser batido com tâmaras no lugar da essência de baunilha.

Receita 2

Ingredientes:

  • 1 xícara de amêndoas cruas e sem sal;
  • Água para deixar as amêndoas de molho;
  • 2 a 4 xícaras de água filtrada ou água de coco, caso queira um leite mais docinho – a proporção entra a quantidade de amêndoas e de água varia conforme a sua preferência, caso queira um leite mais concentrado ou diluído.

Como fazer:

Colocar as amêndoas de molho de um dia para o outro, em um recipiente com uma quantidade de água suficiente para cobri-las– o ideal é deixar no mínimo oito horas.

O próximo passo é escorrer, descartar a água do molho e levar as amêndoas ao liquidificador; Na sequência, acrescentar as xícaras de água ou água de coco no liquidificador e bater.

Depois, coar o leite com o auxílio de um pano limpo e fino e de uma peneira ou de um voal, separando a parte líquida da parte sólida e espremendo bem para obter o máximo possível da bebida. Não jogar fora as sobras, que poderão ser utilizadas na preparação de outras receitas. Guardar o leite de amêndoas em uma garrafinha de vidro bem fechada e esterilizada dentro da geladeira.

O ideal é consumir a bebida em até três dias, mantendo-a sempre dentro da geladeira.

Como usar o leite de amêndoas?

Agora que já sabemos como fazer leite de amêndoas, podemos aprender como ele pode ser utilizado no dia a dia.

A bebida é bem leve e pode ser consumida in natura, além de ser utilizada como substituta do leite de soja em receitas de bolos e vitaminas.

O leite de amêndoas não deve ser esquentado, já que a melhor maneira de consumir esse leite vegetal é no estado frio. Além disso, não é recomendado consumir quantidades elevadas da bebida, tendo em vista que ela é rico em gorduras, ainda que sejam gorduras boas.

É importante saber ainda que o período de validade do leite de amêndoas é curto.

Mas atenção: o perfil nutricional do leite vegetal é diferente do leite de vaca

Precisamos registrar que um leite vegetal não fornece necessariamente os mesmos nutrientes que o leite de vaca. Portanto, quem troca o segundo pelo primeiro tem que complementar as refeições com outras fontes alimentares dos nutrientes que ficarem faltando.

Até existem algumas versões de leites vegetais comerciais/industrializados que são enriquecidas com nutrientes. Entretanto, quando preparamos a bebida em casa à base de um ingrediente que não tem os mesmos nutrientes que o leite convencional, é óbvio que haverá a ausência desses compostos.

Por exemplo, o tipo e a quantidade de proteínas encontradas no leite de vaca e nos leites vegetais são diferentes.

‘Nutricionalmente’, os leites vegetais não são equivalentes ou substitutos do leite de vaca, pois possuem composição diferente, com menos proteína e maior quantidade de gorduras (pelo menos em alguns casos). Ou seja, é preciso reorganizar a dieta para equilibrar a ingestão com outras fontes de proteína vegetal ou animal ao longo do dia.

Com isso, se você resolveu trocar o leite de vaca por um leite vegetal, é aconselhável que procure a ajuda de um médico ou nutricionista para saber quais alimentos deve incluir nas refeições de modo que forneça ao seu organismo os nutrientes que estão presentes no leite de vaca e ausentes no leite vegetal escolhido por você.

Veja também: Amêndoas, soja, vaca: estudo mostra o tipo de leite mais saudável.

Fontes e Referências Adicionais:

O que você achou dessas dicas de como fazer leite de amêndoas? Pretende fazer o seu em casa? Comente abaixo!

leite-de-amendoas Como Fazer Leite de Amêndoas - Receitas e Dicasleite-de-amendoas Como Fazer Leite de Amêndoas - Receitas e Dicasleite-de-amendoas Como Fazer Leite de Amêndoas - Receitas e Dicasleite-de-amendoas Como Fazer Leite de Amêndoas - Receitas e Dicasleite-de-amendoas Como Fazer Leite de Amêndoas - Receitas e Dicas (1 votos, média: 5,00 de 5)
leite-de-amendoas Como Fazer Leite de Amêndoas - Receitas e DicasLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here