Como reconhecer o Oxiúrus e seus sintomas

0
68


O sintoma mais comum do oxiúrus, que é uma doença causada pelo Enterobius vermicularis, popularmente conhecido como oxiúrus, é a intensa coceira anal, especialmente à noite, que acontece porque as fêmeas do verme se dirige até o ânus para colocar seus ovos na região perianal, causando os sintomas.

Como causa intensa coceira à noite, é possível também que exista alteração no sono. Além disso, caso haja uma grande quantidade de parasitas, é possível que surjam outros sintomas, como perda de peso, enjoo, irritabilidade, vômitos e cólicas abdominais.

Nas meninas, a infecção pode causar ainda contaminação vaginal, gerando vaginite e até mesmo infertilidade caso os parasitas multipliquem-se nas trompas e causem o seu bloqueio. No caso do parasita subir pelo intestino, pode chegar ao apêndice e gerar uma apendicite aguda, embora isso não seja muito comum.

Se tem coceira anal, assinale a seguir os sintomas que apresenta e saiba outras possíveis causas desse sintoma:

Como reconhecer o Oxiúrus

O oxiúrus é conhecido cientificamente como Enterobius vermicularis  e é um parasita fino e cilíndrico que pode medir entre 0,3 mm e 1 cm de comprimento. Esses parasitas habitam o intestino e as fêmeas costumam deslocar-se para a região perianal para colocar seus ovos, causando intensa coceira. Os ovos do Enterobius vermicularis são transparentes, possuem formato oval em forma de D e contêm a larva desenvolvida em seu interior, no entanto só são visualizados microscopicamente.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Quando uma pessoa encontra-se contaminada com este verme, suas roupas e roupas de cama utilizadas podem conter ovos desse parasita e, dessa forma, pode haver o contágio de outras pessoas. Por isso, é importante que caso seja detectado um caso de oxiúrus na família, que se tenham cuidados de higiene específicos, como lavar as roupas e roupas de cama separadamente em alta temperatura e evitar o compartilhamento de toalhas, por exemplo. Além disso, é recomendado que toda a família realize o tratamento, mesmo que não existam sintomas.

Os pequenos parasitas tem hábitos noturnos, por isso é neste período que a pessoa sente mais coceira no ânus. O diagnóstico do oxiúrus é feito pelo médico por meio da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e pelo exame da fita-cola, que ainda é bastante utilizado na prática laboratorial. Esse exame consiste em colar uma fita adesiva na região perianal, de preferência pela manhã antes da pessoa lavarou defecar, e depois observá-la microscopicamente, podendo ser visualizado os ovos desse parasita.

Apesar de ser um método muito utilizado, esse método pode estragar os ovos e limitar outros processos laboratoriais. Por isso, a coleta pode ser realizada utilizando um swab, que depois é passado na lâmina e levado para observação.

Como é feito o tratamento

Caso haja confirmação de oxiúrus, o médico pode recomendar o uso de remédios para vermes como Albendazol ou Mebendazol em dose única. Entenda como deve ser feito o tratamento para oxiúrus.

Veja algumas opções de remédios caseiros para vermes, e como se proteger assistindo ao vídeo a seguir:

Sintomas e remédios para acabar com VERMES

498 mil visualizações





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here