Dengue tipo 4: principais sintomas e tratamento

0
240


A dengue tipo 4 corresponde a um dos sorotipos da dengue, isto é, a dengue pode ser causada por 4 tipos de vírus diferentes que são responsáveis pelos mesmos sinais e sintomas. A dengue tipo 4 é causada pelo vírus DENV-4, que é transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti e leva ao aparecimento dos sinais e sintomas típicos da dengue, como febre, cansaço e dor no corpo.

Normalmente, o paciente fica imune a um tipo de dengue após recuperar da doença, no entanto, pode pegar um dos outros 3 tipos e, por isso, é importante manter as medidas de prevenção, como colocar repelente de mosquitos, mesmo após ter a doença. A dengue tipo 4 tem cura porque o organismo é capaz de eliminar o vírus, no entanto, pode ser necessário utilizar analgésicos, como Paracetamol, para aliviar os sintomas.

Sintomas da dengue tipo 4

Como se trata de um dos tipos da dengue, os sintomas de dengue tipo 4 são os mesmos dos outros tipos de dengue, sendo os principais:

  • Cansaço excessivo;
  • Dor no fundo dos olhos;
  • Dor de cabeça;
  • Dor nos músculos e articulações;
  • Mal-estar geral;
  • Febre acima de 39ºC;
  • Náuseas e vômitos;
  • Urticária na pele.

A maioria dos casos de dengue tipo 4 são assintomáticos e, quando surgem sintomas, são, na maioria das vezes, leves, o que pode fazer com que essa doença seja facilmente confundida com uma gripe. No entanto, como o DENV-4 é menos frequentemente encontrado circulante, quando não é identificado, principalmente em pessoas com o sistema imunológico mais comprometido, pode provocar sintomas fortes e levar à ocorrência de complicações, como sangramentos do nariz e da gengiva, sendo importante que a pessoa vá ao médico para que o tratamento mais adequado possa ser iniciado.

Anúncio

A dengue tipo 4 não é mais agressiva que os outros tipos de dengue, porém pode afetar um maior número de pessoas, pois a maior parte da população não possui imunidade contra este tipo do vírus da dengue. Conheça mais sobre os diferentes tipos de dengue.

Como é o tratamento

Apesar da dengue tipo 4 ser rara, não é mais ou menos grave que os tipos 1, 2 ou 3, sendo recomendado que sejam seguidos os protocolos de tratamentos normais. No entanto, quando a pessoa já teve dengue em ocasiões anteriores, é possível que os sintomas sejam mais intensos, podendo ser necessário fazer uso de algum medicamento para aliviar os sintomas.

O tratamento para dengue tipo 4 deve ser orientado pelo clínico geral, mas normalmente inclui o uso de analgésicos e antipiréticos, como o Paracetamol ou Acetaminofeno, para aliviar os sintomas até que o organismos seja capaz de eliminar o vírus. Além disso, segundo o Ministério da Saúde, os pacientes devem repousar, beber bastantes líquidos, como água, chá ou água de coco, e evitar utilizar remédios com Ácido Acetil Salicílico (AAS), como aspirina, pois aumentam o risco de hemorragia, piorando os sintomas da dengue. Veja mais detalhes do tratamento da dengue.

Assista ainda ao vídeo seguinte e veja como manter o mosquito da dengue longe da sua casan e prevenir a dengue:

PARA A DENGUE NÃO TE PEGAR

14 mil visualizações





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here