A alimentação é de grande auxílio no tratamento da psoríase porque ajuda a diminuir o número de crises e a gravidade das lesões que aparecem na pele, controlando também a inflamação e irritação da pele, que são os principais sintomas da doença.
Esta alimentação é um excelente complemento do tratamento indicado pelo dermatologista, mas não deve substituir o tratamento médico que pode incluir o uso de shampoos, pomadas ou comprimidos. Conheça as principais opções de tratamento disponíveis para psoríase.
Indicamos aqui o que se pode comer mais frequentemente e também o que se deve evitar, mas é sempre aconselhado consultar um nutricionista para adaptar a dieta às necessidades específicas de cada caso.
![[Tags] loading-dots-article Dieta para Psoríase: o que comer e o que evitar](https://static.tuasaude.com/media/article/bv/ba/alimentacao-para-psoriase_36791_l.jpg)
Alimentos permitidos
São recomendados alimentos que apresentem efeito anti-inflatório e antioxidante, pois podem melhorar o quadro clínico da doença. Os alimentos que são permitidos e podem ser consumidos mais regularmente, incluem:
1. Cereais Integrais
Estes alimentos são considerados os carboidratos de baixo índice glicêmico, além de também serem fontes de fibras, vitaminas e minerais. Os alimentos de baixo índice glicêmico podem diminuir o quadro inflamatório e, consequentemente os sintomas da psoríase.
Exemplos: pães integrais, massa integral ou à base de ovo, arroz integral ou parabolizado, milho, aveia.
2. Peixes
Os peixes são fontes de ácido graxos polinsaturados ômega 3 e 6 que possuem alta atividade anti-inflamatória, além de serem ricos em vitaminas do complexo B, vitamina A e minerais como o selênio. Isso ajuda a reduzir o surgimento de placas, eritema, descamação e prurido.
Exemplos: dar preferência ao atum, a sardinha ou o salmão.
3. Sementes
Além de serem ricas em fibras, também oferecem um bom aporte de vitaminas e minerais, como vitamina E, selênio e magnésio, por exemplo. Ajudam a evitar o processo inflamatório e diminuir sintomas da doença.
Exemplos: sementes de girassol, sementes de abóbora, linhaça, chia entre outras
4. Frutas
Variar o consumo de frutas ao dia aumenta a quantidade de fibras na dieta além de garantir uma boa ingestão de vitaminas e minerais, como por exemplos a vitaminas do complexo B, vitaminas C e E, potássio, magnésio e, até mesmo flavonoides. O consumo de vitaminas ajuda a reparar as lesão provocadas na pele.
Exemplos: laranja, limão, acerola, kiwi, banana, abacate, manga, mamão, uva, amora, framboesa.
5. Legumes e verduras
Oferecem um bom aporte de fibras, e são fontes de vitamina A, vitamina C e ácido fólico. Estes atuam como antioxidantes, diminuindo a inflamação e consequentemente os sintomas da psoríase
Exemplos: cenoura, batata doce, beterraba, espinafre, couve e brócolis.
6. Óleos e Azeites
Os óleos e os azeites são uma boa fonte de ácidos graxos polinsaturados, a gordura boa que ajuda a diminuir o processo inflamatório. Alguns deles ainda são fontes de vitamina E como exemplo os óleos vegetais.
Exemplos: azeite de oliva extra virgem, óleo de girassol, óleo de gérmen de trigo.
Alimentos que devem ser evitados
![[Tags] loading-dots-article Dieta para Psoríase: o que comer e o que evitar](https://static.tuasaude.com/media/article/wc/wu/alimentacao-para-psoriase_36789_l.jpg)
Os alimentos que devem ser evitados são aqueles que estimulam o aumento da inflamação, elevando o surgimento de novas crises ou, piorando os sintomas como coceira e irritação da pele. Assim deve se evitar:
- Carnes vermelhas e frituras: estes alimentos aumentam o consumo de gordura saturada e colesterol, favorecendo a inflamação e aumentando a chance de desencadear a doença.
- Açúcar e farinha branca: doces, pães brancos e biscoitos. São considerados carboidratos de alto índice glicêmico e, quanto maior o índice glicêmico da dieta, maior o risco de desenvolver doenças inflamatórias, como é o caso da psoríase.
- Alimentos embutidos e processados: deve-se evitar alimentos com muitos aditivos, industrializados e embutidos como por exemplo presunto, salsichas, salames entre outros. Pois isto mantem o organismo livre de toxinas, o que pode refletir numa pele mais saudável e com menos lesões.
Além disto, as bebidas alcoólicas também devem ser evitadas, pois podem aumentar a coceira e dificultar a correta absorção dos medicamentos prescritos pelo médico para o tratamento da psoríase.
Exemplo de cardápio de 3 dias
Abaixo indicamos um exemplo de cardápio que pode ser seguido para ajudar a evitar o desencadeamento da psoríase:
Refeição |
Dia 1 |
Dia 2 |
Dia 3 |
Café da manhã |
Iogurte desnatado + 4 morangos + cereais + 1 torrada integral |
Copo de leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 2 fatias de queijo branco |
Mingau de aveia com leite desnatado + mix de sementes |
Lanche da manhã |
½ mamão papaia + 1 col. (de sopa) de aveia |
1 maçã + 3 castanhas |
1 iogurte desnatado |
Almoço/Jantar |
1 filé de frango grelhado + 3 col. (de sopa) de arroz integral ou parabolizado + 1 concha feijão + mix de folhas verdes com tomates + 1 laranja |
1 lata de atum + macarrão integral com molho vermelho + mix de salada verde com um fio de azeite extra virgem + uvas |
Peixe cozido com legumes + 3 col. (de sopa) de arroz integral + salada de vegetais temperada com azeite de oliva extra virgem + 1 maçã |
Lanche da tarde |
Copo de leite desnatado + 1 fatia de pão integral + 2 fatias de queijo branco |
Batida de leite desnatado com banana + 1 col. (de sopa) de linhaça |
Creme de abacate com leite desnatado + cereais |
Independente do cardápio sugerido, é sempre uma boa opção procurar um nutricionista para adaptar as necessidades de cada pessoa.
Assista ao vídeo e saiba mais sobre cuidados caseiros que pode ter para o tratamento da pele com psoríase:
PSORÍASE | Tratamentos Caseiros
240 mil visualizações
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia