Hipertenso Pode Tomar Cerveja? – MundoBoaForma.com.br

0
10


A hipertensão, também conhecida como pressão alta, é definida pela Associação Americana do Coração como a elevação constante da pressão arterial, que é a força que o sangue faz quando pressiona contra as paredes dos nossos vasos sanguíneos. A pressão alta é uma condição que exige vários cuidados. Mas será que no meio desses cuidados, o hipertenso pode tomar cerveja, por exemplo?

Conhecida como uma doença silenciosa, a pressão alta não apresenta
sintomas óbvios na maioria das vezes. Quando não tratada, o dano provocado pela
condição ao sistema circulatório é um fator que contribui de maneira expressiva
ao surgimento de problemas como ataque no coração e acidente vascular cerebral
(AVC).

A hipertensão não diagnosticada ou não controlada também pode gerar problemas como insuficiência cardíaca, doença ou insuficiência dos rins, perda de visão, disfunção sexual, angina (dor no peito) e doença arterial periférica.

O tratamento da hipertensão

Com tantos riscos associados à doença e a falta de sintomas
perceptíveis associados à hipertensão, o ideal é fazer visitas regulares ao
médico para checar como anda a pressão arterial e verificar se não desenvolveu
um caso de hipertensão.

Uma vez que a pressão alta for confirmada, é fundamental seguir o tratamento indicado pelo médico, que costuma incluir seguir uma dieta saudável para o coração com redução na ingestão de sódio e sal, a prática frequente de atividades físicas, a manutenção do peso saudável ou a perda de peso para os pacientes com sobrepeso ou obesidade e a utilização de medicamentos.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

E então, será que o hipertenso pode tomar cerveja?

Mas onde será que a cerveja entre nisso tudo? Bem, a Mayo Clinic, organização da área de serviços médicos e pesquisas médico-hospitalares dos Estados Unidos, alertou que o tratamento da hipertensão também requer que o paciente limite a quantidade de bebidas alcoólicas – como a cerveja – que consome.

A Associação Americana do Coração confirma essa informação, já que
aponta que quando o paciente é diagnosticado com a pressão arterial elevada, o
médico pode recomendar que ele diminua a quantidade de álcool que ingere.

Para quem tem dificuldades para reduzir o seu consumo de bebidas alcoólicas, a Associação Americana do Coração recomenda procurar o conselho médico para obter ajuda em relação a isso.

No site da Mayo Clinic, o professor emérito de medicina e médico especialista em hipertensão e doença vascular periférica, Sheldon Sheps, explicou que a ingestão de muito álcool aumenta a pressão arterial para níveis não saudáveis.

O médico destacou ainda que enquanto tomar mais do que três drinks de uma única vez eleva a pressão temporariamente, aderir à bebedeira repetidamente pode resultar em um aumento de longo prazo na pressão arterial.

Por outro lado, pessoas que bebem muito e passam a ingerir bebidas
alcoólicas moderadamente podem diminuir tanto a pressão sistólica (o número de
cima na medida da pressão) quanto a pressão diastólica (o número de baixo),
afirmou o professor emérito de medicina.

Entretanto, Sheps alertou que quem bebe demais e deseja diminuir a sua pressão arterial precisa diminuir lentamente a quantidade de álcool que consomem, pois quando a pessoa bebe muito e para repentinamente com o consumo de álcool corre o risco de desenvolver uma hipertensão severa.

Conte com o acompanhamento do médico durante o seu processo de redução na ingestão de álcool para que o corte na bebida aconteça de maneira saudável.

Mas e quanto às pessoas que já foram diagnosticadas com a hipertensão? Sheldon Sheps recomendou que evitem o consumo de bebidas alcoólicas ou ingiram o álcool somente de maneira moderada.

O médico especialista em hipertensão esclareceu que beber com moderação significa consumir dois drinks diariamente para homens com menos de 65 anos de idade, um drink por dia para homens com 65 anos ou mais e um drink a cada dia para mulheres de qualquer idade. Um drink de cerveja corresponde a 355 ml de cerveja.

A questão do peso

Outro ponto importante a ser levantado quando analisamos se o hipertenso pode tomar cerveja ou não refere-se aos efeitos que o consumo de bebidas alcoólicas pode causar, que podem estar associados à elevação da pressão arterial.

As bebidas alcoólicas como a cerveja carregam calorias e podem contribuir com o aumento de peso, que é um fator de risco para o desenvolvimento da hipertensão.

Bebidas alcoólicas x Medicamentos para hipertensão

Se o hipertenso já precisa ser muito cuidadoso ao ingerir bebidas
alcoólicas como a cerveja de maneira geral, esse cuidado precisa ser redobrado
quando uma das estratégias do seu tratamento incluir o uso de medicamentos.

Isso porque as bebidas alcoólicas como a cerveja podem interferir com a efetividade e aumentar os efeitos colaterais de alguns medicamentos para a pressão arterial alta.

Portanto, ao receber a recomendação de tratamento para a hipertensão por parte do médico, questione-o a respeito de como o seu consumo de cerveja e outras bebidas alcoólicas deve ser, perguntando o quanto da bebida pode consumir e se precisa abandonar de vez o álcool.

Além disso, quando o médico indicar o uso de algum remédio para
tratar a sua pressão arterial elevada, não deixe de questionar se as bebidas
alcoólicas como a cerveja podem interferir na ação do medicamento e se você
precisa eliminar ou cortar mais um pouco a sua ingestão de cerveja e outras
bebidas alcoólicas.

Referências adicionais:

Você já imaginava que o hipertenso pode tomar cerveja apenas com muita moderação? Já foi diagnosticado com pressão alta? Comente abaixo!

rating_on Hipertenso Pode Tomar Cerveja? - MundoBoaForma.com.brrating_on Hipertenso Pode Tomar Cerveja? - MundoBoaForma.com.brrating_on Hipertenso Pode Tomar Cerveja? - MundoBoaForma.com.brrating_on Hipertenso Pode Tomar Cerveja? - MundoBoaForma.com.brrating_on Hipertenso Pode Tomar Cerveja? - MundoBoaForma.com.br (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Hipertenso Pode Tomar Cerveja? - MundoBoaForma.com.brLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here