A enterite é uma inflamação do intestino delgado que pode se agravar e afetar o estômago, causando gastroenterite, ou o intestino grosso, levando ao aparecimento da colite.
As causas da enterite podem ser o consumo de alimentos ou bebidas contaminadas com bactérias, como Salmonella, vírus ou parasitas; alguns medicamentos como ibuprofeno ou naproxeno; uso de cocaína; radioterapia ou doenças autoimunes, como a Doença de Crohn.
A enterite pode ser classificada de acordo com os seus tipos:
- Enterite crônica ou aguda: dependendo do tempo em que a inflamação e os sintomas persistem no indivíduo;
- Enterite viral ou bacteriana: dependendo do micro-organismo causador da doença;
- Enterite catarral: além de inflamação do intestino, tem grande produção de muco amarelado que é excretado juntamente com a diarreia.
Alguns fatores de risco, como viagens recentes a locais com falta de saneamento, beber água não tratada e contaminada, estar em contacto com indivíduos que tenham tido história recente de diarreia, aumentam as chances de contrair uma enterite.
![[Tags] loading-dots-article Inflamação do Intestino - Sintomas e Tratamento](https://static.tuasaude.com/media/article/wp/sp/enterite_17492_l.jpg)
Sintomas da inflamação no intestino
São sintomas da enterite:
- Diarreia;
- Perda de apetite;
- Dor de barriga e cólica;
- Náusea e vômito;
- Dor ao defecar;
- Sangue e muco nas fezes;
- Dor de cabeça.
Na presença destes sintomas, o indivíduo deve consultar o médico para fazer o diagnóstico da enterite e iniciar o seu tratamento, evitando complicações.
Nem sempre o médico solicita exames porque so sintomas podem ser suficientes para chegar ao diagnóstico, mas em certos casos, os exames que podem ser solicitados são, exame de fezes, para identificar o tipo de micro-organismo envolvido, colonoscopia e, mais raro, exames de imagem como tomografia computadorizada e ressonância magnética.
Qual o tratamento indicado
O tratamento da enterite consiste em repouso e dieta à base de banana, arroz, compota de maçã e torradas, durante 2 dias. Também é recomendada a ingestão de grandes quantidades de líquidos como água ou chá, ou de soro caseiro, para evitar a desidratação do organismo. Pessoas com doença de Crohn podem precisar de tomar anti-inflamatórios. Nos casos mais graves, pode ser necessária hospitalização para ser feita hidratação do organismo por via endovenosa.
A enterite geralmente desaparece após 5 ou 8 dias e geralmente o tratamento envolve beber grandes quantidades de água para hidratar o organismo.
Na enterite bacteriana podem ser tomados antibióticos, como Amoxicilina, para eliminar as bactérias causadoras da infecção. Os remédios antidiarreicos, como Diasec ou Imosec, devem ser evitados, pois podem atrasar a saída do micro-organismo causador da infecção do trato intestinal.
Veja o que pode comer durante o tratamento para se recuperar mais rápido:
O que comer para a diarreia
774 mil visualizações
Sinais de alerta para voltar ao médico
Deve-se voltar ao médico se apresentar sintomas como:
- Desidratação, como olhos fundos, diminuição de urina, choro sem lágrimas;
- Se a diarreia não desaparecer em 3-4 dias;
- Em caso de febre acima de 38.3ºC;
- Se houver sangue nas fezes.
Nessas situações o médico pode recomendar ou substituir o antibiótico utilizado, e pode ser necessária internação para combater a desidratação, que é mais comum em bebês e idosos.
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia