A nutrição parenteral é a administração de nutrientes diretamente na veia, quando já não é possível obter os nutrientes através da alimentação normal. Assim, este tipo de nutrição é utilizada quando a pessoa já não tem um trato gastrointestinal funcionando corretamente, o que mais frequentemente acontece em pessoas em estado muito crítico, como é o caso de câncer do estômago ou intestino em fase muito avançada, por exemplo.
Existem dois tipos principais de nutrição parenteral:
- Nutrição parenteral parcial: são administrados apenas alguns tipos de nutrientes e vitaminas através da veia;
- Nutrição parenteral total: são administrados todos os tipos de nutrientes e vitaminas através da veia.
Geralmente, as pessoas que estão fazendo este tipo de alimentação também se encontram internadas no hospital, para manter a avaliação contínua do seu estado de saúde, no entanto, é possível que em alguns a nutrição parenteral também seja feita em casa e, nesses casos, o médico ou o enfermeiro devem explicar como administrar a alimentação corretamente.
![[Tags] loading-dots-article Nutrição parenteral: o que é, para que serve e como administrar](https://static.tuasaude.com/media/article/qy/qt/nutricao-parenteral_33081_l.jpg)
Para que serve
A nutrição parenteral é utilizada para fornecer os nutrientes necessários para a manutenção da vida, quando isso já não é possível pela alimentação normal. Assim, a alimentação parenteral é muitas vezes usada em pessoas com:
- Síndrome do intestino curto;
- Fístulas gastrointestinais;
- Obstrução intestinal;
- Pancreatite aguda;
- Câncer gastrointestinal em estado avançado;
Além disso, este tipo de alimentação também pode ser utilizada no pós operatório de algumas cirurgias bariátricas, para permitir a cicatrização do sistema gastrointestinal.
Por ser uma via de alimentação pouco fisiológica e não-natural, a alimentação parentérica geralmente é usada por um curto período de tempo, mas também pode ser usada por muito tempo, especialmente se não existir qualquer opção de fazer a alimentação pela via normal.
Qual a composição da nutrição parenteral
A composição das bolsas usadas na nutrição parenteral pode variar, especialmente de acordo com o tipo de nutrição que se está fazendo. No entanto, nos casos de uma alimentação parenteral total, a composição a presença de macronutrientes, como gorduras, glicose e aminoácidos, assim como água, vários sais minerais e vitaminas.
Já nos casos de uma nutrição parenteral parcial, apenas são incluídos alguns macronutrientes. Este tipo de alimentação é usada quando existe dificuldade do sistema gastrointestinal para absorver um tipo de nutrientes, por exemplo.
Como administrar a nutrição parenteral
Na maior parte das vezes, a nutrição parenteral é feita pela equipe de enfermagem no hospital, no entanto, quando é preciso fazer a administração em casa é importante que primeiro se avalie a bolsa da alimentação, garantindo que está dentro do prazo de validade, que a bolsa se mantém intacta e que mantém as características normais.
Depois, no caso de administração por um cateter periférico, deve-se seguir o passo-a-passo:
- Lavar as mãos com água e sabão;
- Parar qualquer infusão de soro ou medicamento que esteja sendo administrada pelo cateter;
- Desinfectar a conexão do sistema de soro, utilizando uma compressa esterilizada com álcool;
- Retirar o sistema de soro que estava no local;
- Injetar lentamente 20 mL de soro fisiológico;
- Conectar o sistema da nutrição parenteral.
Todo este procedimento deve ser feito com a utilização do material indicado pelo médico ou enfermeiro, assim como uma bomba de administração calibrada que garanta que a alimentação é fornecida na velocidade correta e pelo tempo indicado pelo médico.
Este passo-a-passo também deve ser ensinado e treinado com o enfermeiro no hospital, para tirar todas as dúvidas e garantir que não surgem complicações.
O que ficar atento durante a administração
Durante a administração da nutrição parentérica é importante ir avaliando o local de inserção do cateter, avaliando a presença de inchaço, vermelhidão ou dor. Caso surja algum desses sinais, é aconselhado parar a alimentação parenteral e ir no hospital.
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia