O que é dacriocistite, sintomas e tratamento

0
107


A dacriocistite é a inflamação do saco lacrimal, que é o canal que conduz as lágrimas das glândulas em que são produzidas até o canal lacrimal, sendo liberadas. Normalmente essa inflamação está relacionada com o bloqueio do canal lacrimal que pode acontecer devido a presença de corpos estranhos ou como consequência de doenças.

A dacriocistite pode ser classificada em aguda ou crônica de acordo com os sintomas apresentados pela pessoa e o tratamento deve ser indicado pelo oftalmologista, que normalmente indica o uso de colírios específicos para a situação.

Causas da dacriocistite

A principal causa da dacriocistite é a obstrução do canal lacrimal, conhecida como dacrioestenose, o que pode favorecer a proliferação de bactérias como Staphylococcus aureus, Staphylococcus epidermidis, Streptococcus sp., Pneumococcus e Haemophilus influenzae, por exemplo, resultando nos sintomas da dacriocistite.

Essa obstrução pode ser congênita, ou seja, o bebê já pode nascer com o canal lacrimal obstruído, sendo o tratamento realizado logo nos primeiros meses de vida, ou se adquirida, ou seja, surgir como consequências de doenças como lúpus, doença de Crohn, lepra e linfoma, por exemplo. Além disso, pode acontecer devido a traumatismos, como no caso da rinoplastia e fraturas no nariz. Saiba mais sobre o bloqueio do canal lacrimal.

Anúncio

Principais sintomas

Os sintomas da dacriocistite podem variar de acordo com o estágio da doença, ou seja, se corresponde à dacriocistite aguda ou crônica. Os principais sintomas relacionados à dacriocistite aguda são:

  • Aumento da temperatura no local;
  • Vermelhidão;
  • Febre, em alguns casos;
  • Inchaço;
  • Dor;
  • Lacrimejamento.

Por outro lado, no caso da dacriocistite crônica, a inflamação não resulta em aumento da temperatura local e nem há dor, no entanto pode ser observado acúmulo de secreção próximo ao canal lacrimal obstruído, além de também poder estar associada à conjuntivite.

O diagnóstico da dacriocistite é feito pelo oftalmologista por meio da avaliação dos sintomas apresentados pela pessoa. Em alguns casos, o médico pode realizar a coleta da secreção ocular para que seja enviada para o laboratório para que seja feita a identificação da bactéria e, assim, possa ser indicado o uso de um colírio antibiótico específico.

Como é feito o tratamento

O tratamento para dacriocistite deve ser recomendado pelo oftalmologista e normalmente é feito com o uso de colírios e, dependendo da gravidade da dacriocistite, pode ser necessária a realização de cirurgia para desobstruir o canal lacrimal. O médico pode indicar o uso de colírios anti-inflamatórios, para aliviar os sintomas, e colírios antibióticos, caso seja necessário, para combater o microrganismo presente. Conheça os tipos de colírios que podem ser recomendados pelo médico.

Além disso, no caso da dacriocistite aguda, pode ser recomendada a realização de compressa gelada no olho afetado, pois isso ajuda a reduzir o inchaço e aliviar os sintomas. É importante também manter a boa higienização dos olhos, limpando-os com soro fisiológico, além de evitar colocar o dedo e coçar.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here