O que é Saburra lingual, principais causas e tratamento

0
45


A saburra lingual, popularmente conhecida como língua branca, é uma situação comum que acontece principalmente devido à falta de higienização ou cuidados incorretos com a língua, o que leva à formação de uma placa esbranquiçada e com textura pastosa na língua que pode causar mau hálito.

A placa branca na língua é formada principalmente por resto de células e bactérias que estão presentes naturalmente na boca e que devido à higienização incorreta da língua, conseguem se desenvolver e ficar aderidas à língua, podendo causar mau hálito, também conhecido como halitose.

Principais causas

A saburra lingual é um processo natural que acontece como consequência da diminuição da produção de saliva e do acúmulo e microrganismos na língua, resto de alimentos e restos celulares, não possuindo, por isso, causa específica. No entanto existem alguns fatores que podem favorecer a formação da saburra, como por exemplo:

  • Higienização incorreta dos dentes e da língua;
  • Fatores psicológicos, como estresse e depressão, pois deixa o sistema imune mais fragilizado;
  • Jejum prolongado;
  • Dieta rica em alimentos pastosos;
  • Papilas gustativas elevadas;
  • Presença de fissuras na língua, permitindo que os microrganismos não sejam removidos facilmente da língua.

A saburra lingual também pode ser sinal ou sintoma de algumas doenças, como diabetes, alterações no estômago ou problemas no fígado, sendo importante ir ao médico caso existam outros sintomas além da saburra. Conheça outras causas de língua branca.

Como é feito o tratamento

Como se trata de um processo natural, não há tratamento específico, havendo apenas prevenção e controle. No entanto, quando a saburra lingual é frequente e não melhora mesmo com mudança nos hábitos de higiene bucal, é importante ir ao clínico geral para que seja investigada a causa da saburra, já que pode ser sintoma de alguma doença. 

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Assim, para prevenir a saburra lingual, é recomendado fazer a higienização correta da língua, realizando movimentos para trás e para frente com a escova ou utilizando um limpador de línguas. É importante também ir regularmente ao dentista para que se possa fazer uma limpeza mais profunda dos dentes e da língua.

Além disso, a remoção da saburra lingual é muito importante, pois caso contrário pode haver mais chance de haver inflamações, como gengivite, por exemplo, ou, nos casos mais graves, os microrganismos presentes na saburra podem chegar à orofaringe e se espalhar para outros locais do corpo com mais facilidade, podendo trazer graves complicações.

Como a saburra lingual está relacionada com o mau hálito, além da boa escovação dos dentes e da língua é importante beber bastante água e evitar ficar muito tempo em jejum. Confira algumas formas de evitar a saburra lingual e o mau hálito assistindo o vídeo a seguir:

De Boca Aberta #2 I Como tratar gengivite e mau hálito

14 mil visualizações





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here