O que pode ser bolinhas no corpo e o que fazer

0
115


As pequenas bolinhas no corpo, que afetam adultos ou crianças, geralmente não indicam nenhuma doença grave, embora possa ser muito incômodo, e as principais causas desse sintoma são a queratose pilar, espinhas, foliculite e a alergia na pele. Para identificar a causa, deve-se ter em consideração o local onde surgem e se existem outros sintomas, como coceira ou vermelhidão da pele na região.

O médico mais indicado para saber qual a causa das bolinhas na pele e qual o tratamento adequado é o dermatologista, mas o pediatra também pode avaliar as crianças, e o clínico geral também pode identificar o que está acontecendo, em adultos.

Indicamos aqui as causas mais comuns do surgimento de bolinhas no corpo:

1. Queratose pilar

As bolinhas que resultam de queratose pilar, surgem principalmente na parte lateral e parte de trás dos braços ou no bumbum, devido a produção excessiva de queratina pela pele. Esta alteração é uma característica genética, e por isso não tem cura, mas quando não é devidamente tratada pode inflamar, caso a pessoa fique mexendo com as mãos sujas, e levar ao escurecimento de algumas regiões da pele.

O que fazer: As bolinhas tendem a aparecer com mais frequência no verão, devido ao suor e ao uso de roupas apertadas. Por isso, recomenda-se usar vestuário fresco, que deixe a pele “respirar” e evitar fazer esfoliações, pois elas pode agravar o quadro. É indicado o uso de hidratantes corporais à base de ureia, ácido glicólico ou ácido salicílico para controlar a produção de células mortas e conferir a hidratação necessária. Saiba mais sobre a queratose pilar.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

2. Espinhas ou cravos

As espinhas e cravos têm a aparência de bolinhas avermelhadas e afetam com mais frequência adolescentes e jovens, especialmente no verão e podem até mesmo causar alguma coceira, principalmente quando o corpo está transpirado.

O que fazer: É aconselhado lavar bem a região e usar produtos adaptados para peles acneicas, como o Acnase ou o Vitanol A, por exemplo, para controlar a produção de sebo e a oleosidade da pele e evitar que as espinhas se tornem maiores e inflamadas. Em relação aos cravos, deve-se resistir à vontade de espremer, porque esse hábito pode gerar pequenas cicatrizes que depois são difíceis de remover. Saiba as melhores formas de combater cravos e espinhas.

3. Foliculite

Os pelos encravados são outra causa comum do surgimento de pequenas bolinhas ou carocinhos nos braços, virilhas, pernas e axilas, que normalmente estão relacionadas a depilação com lâmina, mas também pode acontecer quando se usa roupas muito apertadas, que ficam roçando na pele, dificultando o crescimento do pelo.

O que fazer: Deve-se esfoliar a pele com frequência, principalmente antes de fazer a depilação e sempre usar roupas mais largas que não fiquem muito justas ao corpo. Quando existe a suspeita de que o local infeccionou, o médico pode receitar uma pomada antibiótica para aplicar durante 7 a 10 dias. Veja mais sobre a foliculite.

4. Alergia na pele

A alergia na pele pode causar intensa coceira, que pode levar até mesmo a formação de pequenas crostas ou ferir a pele. A alergia pode ser causada por alguns alimentos, pelos de animais, tecido da roupa, produtos cosméticos diferentes ou algum bichinho que entrou em contato com a pele, por exemplo.

O que fazer: O médico pode recomendar um tratamento com um anti-alérgico, como hidroxizina ou cetirizina, por exemplo, e a lavagem da área que foi exposta ao alérgeno, nos casos mais leves. Em casos mais graves é preciso ir a uma urgência, pois pode ser necessário uso de medicamentos injetáveis. Saiba mais exemplos de remédios para alergia.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here