A dor na virilha na gravidez pode acontecer devido a uma disfunção da sínfise púbica, que geralmente ocorre durante a gestação, causando desconforto na região pélvica.
Durante a gravidez, as articulações pélvicas podem ficar rígidas ou instáveis, o que pode causar desconforto, dor ou mesmo afetar a mobilidade, porém, a mãe não se deve preocupar, porque esta condição não prejudica o bebê.
A dor normalmente desaparece logo depois do nascimento do bebê, podendo entretanto ser realizado um tratamento que consiste, geralmente, na realização de sessões de fisioterapia.
![[Tags] loading-dots-article O que pode ser dor na virilha na gravidez](https://static.tuasaude.com/media/article/ku/sl/dor-na-virilha-na-gravidez_36419_l.jpg)
Possíveis causas
A dor na virilha na gravidez pode estar associada a certas mudanças que ocorrem durante a gestação, como o aumento de peso, mudança no centro da gravidade, e liberação de relaxina, que é um hormônio liberado pelo organismo, ainda durante a gravudez, para afrouxar os ligamentos das ancas e da pélvis, para que o parto do bebê seja facilitado. Como consequência, as articulações podem ficar mais instáveis do que o normal, podendo causar dor.
Além disso, com o aumento do peso bebê e em certas posições em que ele fica, a dor na virilha pode piorar, havendo uma tendência para a dor ser mais intensa com o avançar da gravidez.
Como evitar sentir dor
Para minimizar a dor na virilha, a mulher grávida deve evitar colocar o peso em apenas uma perna, carregar crianças ou pesos no quadril, cruzar as pernas, carregar ou empurrar coisas pesadas ou objetos com apenas uma das mãos.
Como é feito o tratamento
Geralmente, o tratamento para dor na virilha é feito com fisioterapia, que contribui para reduzir a dor e melhorar o funcionamanto dos músculos e a estabilidade das articulações na regiões mais afetadas pela liberação do hormônio relaxina. O fisioterapeuta pode recomendar a hidroterapia, em que os exercícios são realizados dentro de água, o que facilita os movimentos e reduz a tensão das articulações.
O médico também pode recomedar a aplicação de calor ou frio na região, para reduzir a dor ou o inchaço e, em casos mais severos, pode recomendar a administração de analgésicos ou a realização da terapia TENS, que deve ser feita com precaução em grávidas e só se recomendado pelo médico. Saiba em que consiste esta técnica e em que situações é indicada.
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia