A rosácea ocular corresponde à vermelhidão, lacrimejamento e sensação de queimação e ardência no olho que pode acontecer como consequência da rosácea da pele, que é uma doença de pele caracterizada pela vermelhidão do rosto, principalmente bochechas. Essa situação acontece em cerca de 50% dos portadores de rosácea, sendo importante que o diagnóstico e tratamento sejam feitos rapidamente para evitar complicações.
Apesar dos sintomas surgirem em função da rosácea, é preciso que os sintomas sejam avaliados em forma conjunta, pois isoladamente pode levar a outras conclusões diagnósticas. Isso explica porque a rosácea ocular é pouco reconhecida, diagnosticada e tratada.
![[Tags] loading-dots-article Rosácea ocular: o que é, sintomas e tratamento](https://static.tuasaude.com/media/article/fk/pi/rosacea-ocular_6597_m.jpg)
![[Tags] loading-dots-article Rosácea ocular: o que é, sintomas e tratamento](https://static.tuasaude.com/media/article/ty/6d/rosacea-ocular_582_m.jpg)
Sintomas da Rosácea ocular
Os sintomas da rosácea ocular variam de acordo com o grau de evolução da doença, podendo ser classificados de leves a severos, e podem ser percebidos principalmente na pálpebra, conjuntiva e córnea, sendo os mais comuns:
- Vermelhidão;
- Lacrimejamento;
- Sensação de queimação e ardência;
- Coceira;
- Sensação de corpo estranho nos olhos;
- Visão embaçada;
- Inflamação das pálpebras e córneas;
- Cisto recorrente nas pálpebras;
- Olhos secos;
- Aumento da sensibilidade à luz.
O diagnóstico da rosácea ocular deve ser feito pelo médico a partir dos sintomas oculares apresentados pela pessoa e sintomas que surgem na pele, pois assim é possível confirmar o diagnóstico da rosácea e da rosácea ocular. Conheça mais sobre a rosácea.
Como é o tratamento
O tratamento para rosácea ocular é feito com o objetivo de controlar os sintomas, já que não há cura para rosácea. Por isso, para diminuir os sintomas oculares, pode ser recomendado pelo médico o uso de colírios anti-inflamatórios para diminuir a vermelhidão e o inchaço que pode existir. Além disso, pode ser recomendado o uso de antibióticos e de lágrimas artificiais para manter os olhos hidratados.
A doença pode ser tratada e controlada se a pessoa procurar o cuidado médico nos estágios iniciais, para que o diagnóstico seja feito precocemente. A partir daí, o tratamento será indicado de acordo com a evolução da doença, visando deter ou, se possível, reverter o quadro. É fundamental evitar os fatores de risco que favorecem a manifestação da rosácea e estar atentos aos sintomas iniciais da doença.
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia