Os sintomas de refluxo podem surgir minutos ou poucas horas após a alimentação, podendo ser caracterizado pela queimação no estômago, arroto, azia e sensação de peso no estômago, por exemplo.
O refluxo corresponde ao retorno do conteúdo do estômago para o esôfago em direção à laringe e boca, levando à inflamação constante da parede do esôfago. Essa situação pode acontecer tanto em adultos quando em crianças, sendo o principal sinal de refluxo em bebê as golfadas após mamar.
![[Tags] loading-dots-article Sintomas de refluxo: saiba identificar e o que fazer](https://static.tuasaude.com/media/article/pe/qe/sintomas-de-refluxo-gastroesofagico_27633_l.jpg)
Como saber se é refluxo
Além da sensação de peso no estômago e queimação, outros sinais e sintomas podem surgir, sendo os principais:
- Queimação no estômago que pode subir até à garganta;
- Dor de estômago, na laringe e/ou faringe;
- Sensação de peso no estômago;
- Arroto;
- Azia;
- Indigestão;
- Tosse frequente;
- Dificuldade para engolir os alimentos;
- Laringite;
- Asma.
Os sintomas tendem a piorar quando dobra-se o corpo para baixo para pegar algo do chão, por exemplo, ou quando a pessoa permanece na posição horizontal após a refeição, como ocorre na hora de dormir. O refluxo constante pode provocar uma intensa inflamação na parede do esôfago, chamada de esofagite, que, se não for tratada corretamente, pode até levar ao câncer. Entenda o que é esofagite e o que fazer para tratar.
Sintomas de refluxo em bebês
O refluxo em bebês também provoca retorno do conteúdo dos alimentos do estômago em direção à boca, por isso, alguns dos sinais e sintomas que podem indicar esta situação são vômitos constantes, sono agitado, dificuldade para mamar e ganhar peso e rouquidão devido à inflamação da laringe.
Além disso, o bebê pode desenvolver otites de repetição devido à inflamações frequentes das vias aéreas ou até pneumonia aspirativa, devido à entrada de alimentos nos pulmões. Saiba reconhecer os sinais e sintomas de refluxo em bebês.
O que fazer se tiver refluxo
Em caso de suspeita de refluxo, é necessário procurar atendimento do médico clínico geral, gastroenterologista ou pediatra, que poderão avaliar os sintomas, o exame físico e, se necessário, solicitar exames como teste o pH gástrico ou endoscopia digestiva, por exemplo.
O tratamento é feito com medicamentos para bloquear a acidez do estômago, como Omeprazol ou Ranitidina Também é muito importante fazer alterações na dieta, evitando-se alimentos que facilitam o refluxo, como gorduras, frituras, molhos de tomate, hortelã e pimenta, além de ser indicado evitar refeições volumosas, bebidas alcoólicas ou deitar logo após comer. Veja como combater o refluxo.
Veja, também, no vídeo a seguir algumas dicas para se livrar do refluxo naturalmente:
Refluxo – Tratamento Natural
975 mil visualizações
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia