10 Benefícios da Batata Inglesa

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Embora nem todos saibam, os benefícios da batata inglesa são inúmeros. Muitos mitos permeiam o consumo desse alimento, mas ele pode, sim, ser benéfico ao organismo por muitos fatores, como promover a saúde cerebral e aumentar a sensação de saciedade.

A batata é um dos alimentos mais democráticos e versáteis, integra receitas de sopas, purês, maioneses e pode ser consumida assada, frita, cozida, ensopada… as formas de preparo são muitas.

De acordo com a Associação Brasileira da Batata, esse tubérculo é o quarto alimento mais consumido no mundo. Sua origem é peruana e seu cultivo data de mais de sete mil anos. Sua popularização se deu, além da versatilidade proporcionada, também pelo baixo custo que ela possui.

Conheça alguns benefícios da batata inglesa, para que serve e suas propriedades.

Propriedades da Batata Inglesa

A batata inglesa possui inúmeras propriedades benéficas e necessárias ao funcionamento adequado do organismo e da mente.

Algumas dessas propriedades são: Vitamina C, Vitamina B6, Fibra, Ferro e Potássio.

Esses nutrientes são necessários para que corpo funcione como deve e o sistema imunológico o mantenha protegido.

Além disso, outros benefícios da batata inglesa é que ela não possui gordura, mau colesterol – LDL, além de apresentar um baixo teor de sódio, o que é bom para reduzir o sódio da sua dieta.

Uma porção com cerca de 170 gramas de batata contém:

– Calorias: 161

– Gorduras: 0,2 gramas

– Proteína: 4,3 gramas

– Carboidratos: 36.6 gramas

– Fibra: 3,8 gramas

– Vitamina C: 28% da quantidade recomendada ao dia;

– Vitamina B6: 27% da quantidade recomendada ao dia;

– Potássio: 26% da quantidade recomendada ao dia;

– Manganês: 19% da quantidade recomendada ao dia;

– Magnésio: 12% da quantidade recomendada ao dia;

– Niacina: 12% da quantidade recomendada ao dia;

– Folato: 12% da quantidade recomendada ao dia;

– Fósforo: 12% da quantidade recomendada ao dia.

Benefícios da Batata Inglesa

As propriedades do alimento permitem que ela auxilie o funcionamento do organismo adequadamente, oferecendo uma variedade de nutrientes importantes para a manutenção do corpo humano. Conheça alguns desses benefícios:

1. Ajuda a Controlar os Níveis de Açúcar no Sangue

As batatas são alimentos ricos em tipo especial de amido, conhecido como amido resistente.

Trata-se de um tipo de carboidrato que não é absorvido integralmente pelo organismo. Parte dele vai até o intestino grosso e se torna uma rica fonte de nutrientes para as boas bactérias intestinais.

Estudos mostram que esse tipo de amido é capaz de reduzir a resistência à insulina. Consequentemente o controle de açúcar no sangue é melhorado. Testes feitos em ratos demonstraram que os animais alimentados com amido resistente tinham menos resistência à insulina. Por fim, seus organismos se mostraram mais eficazes na remoção do excesso de açúcar na corrente sanguínea.

Além disso, há estudos feitos com pessoas diagnosticadas com diabetes tipo 2 e que se submeteram à ingestão de amido resistente. Notou-se que o consumo ajudou essas pessoas a eliminarem o excesso de açúcar após a refeição.

Por fim, em um outro estudo, dez pessoas consumiram trinta gramas de amido resistente diariamente por quatro semanas. Constatou-se que esse tipo de amido reduziu a resistência à insulina em 33%.

Todos podem desfrutar do benefício desse tipo de amido. Para potencializar seus efeitos, a dica é armazenar as batatas já cozidas na geladeira durante a noite, e após amanhecer, comê-las ainda frias.

2. Promove a Saúde Óssea

Os ossos também são beneficiados com a ingestão da batata inglesa.

Isso se deve ao fato de em sua composição haver uma quantidade significativa de cálcio, magnésio, zinco, fósforo e ferro, essenciais para a manutenção da estrutura e força óssea.

Além disso, o zinco e o ferro exercem papéis fundamentais na produção de colágeno, essencial para as cartilagens.

Mas atenção. Embora o fósforo e o cálcio sejam importantes para a saúde óssea, é imprescindível que o nível desses minerais sejam equilibrados, já que uma pessoa com alto nível de fósforo, mas com deficiência de cálcio podem desenvolver desgaste nos ossos, que contribuem para o desencadeamento da osteoporose.

3. Promove a Saúde Fetal

A colina é uma vitamina do complexo B presente na batata inglesa. Esse nutriente é responsável por promover a saúde cognitiva, como o humor, capacidade de concentração, aprendizado e até mesmo a memória.

Os benefícios desse tipo de vitamina também alcançam as gestantes, pois aumentar o consumo de colina durante a gravidez reduz o risco de defeitos e problemas no fechamento do tubo neural. Isso quer dizer que o hipocampo cerebral do feto tende a ser desenvolvido adequadamente quando esse nutriente é consumido adequadamente.

Além disso, as possibilidades de o bebê desenvolver hipertensão e diabetes ao longo da vida são reduzidas.

Essa vitamina também é responsável por auxiliar a manutenção das membranas celulares, impulsos dos neurotransmissores e absorção de gordura.

4. Benefícios Cardiovasculares

Devido aos níveis de potássio, fibra, vitamina C e vitamina do complexo B, aliado à falta de colesterol, a saúde cardiovascular agradece o seu consumo. Além disso, a quantidade de fibras presente no alimento ajuda e diminuir a quantidade total de colesterol na corrente sanguínea. Consequentemente os riscos de doenças cardíacas são menores.

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo National Health and Nutrition Examination Survey, uma dieta rica em potássio e pobre em sódio reduz consideravelmente os riscos de morte causada por doenças cardíacas.

5. Promove a Saúde Digestiva

O amido resistente nas batatas é algo que promove melhorias na saúde digestiva. Isso ocorre porque ao chegar no intestino grosso, ele é convertido em butirato, e as bactérias boas se alimentarão dele.

Após sua digestão, transformam-no em ácidos graxos de cadeia curta, melhorando a digestão alimentar.

Além disso, é correto afirmar que estudos demonstraram que o butirato é capaz de reduzir a inflamação no cólon, assim como fortalecer suas defesas e reduzir o risco de câncer colorretal.

Não obstante, o butiraro ainda é capaz de reduzir os sintomas causados por distúrbios inflamatórios intestinais, tais como diverticulite, colite ulcerosa e doença de Crohn.

6. Saciedade

Embora as batatas não sejam alimentos com baixo teor calórico, o seu consumo tende a causar uma sensação de saciedade bastante significativa.

Em uma pesquisa feita com 11 pessoas, os entrevistados foram submetidos à ingestão de 38 alimentos. Ao fim, eles deveriam apontar os que os deixavam mais saciados. Dentre esses 38 alimentos, a batata inglesa recebeu a melhor qualificação em níveis de saciedade.

Constatou que as batatas são capazes de saciar sete vezes mais do que um croissant, que, por sua vez, foram apontados como o alimento com menor índice de saciedade.

Sendo assim, alimentos que promovem essa sensação podem ser aliados na perda ou manutenção de peso, uma vez que você não precisará ingerir uma grande quantidade para matar sua fome.

Certas evidências advindas de pesquisas permitiram afirmar que uma determinada proteína da batata, conhecida como inibidor da proteinase da batata 2 (PI2), é capaz de reduzir o apetite. Essa proteína, por sua vez, desencadeia a liberação de colecistoquinina (CCK), um hormônio que faz com que a pessoa que o ingere se sinta mais saciado.

7. Melhora a Saúde Cerebral

Devido à quantidade de ferro e cobre presente no alimento, mais um dos benefícios da batata inglesa é melhorara as atividades cerebrais, assim como a vitamina B6 e vitamina C, que impulsionam a função desse órgão.

Os centros nervosos também respondem aos aminoácidos e aos ácidos graxos que o alimento possui.

Já a quantidade açúcar que há na batata – carboidratos – faz com que os neurônios tenham um funcionamento adequado, fornecendo energia a eles.

É possível afirmar, ainda, que o potássio presente no alimento é capaz de dilatar os vasos sanguíneos, permitindo que o fluxo de sangue seja melhor e chegue mais fluidamente ao cérebro, melhorando seu desempenho.

Estudos publicados no American Journal of Clinical Nutrition, o aumento de glicose na corrente sanguínea é algo capaz de melhorar os fatores cognitivos, como memória e aprendizado.

8. Reduz os Riscos de AVC

Estudos divulgados na revista Stroke apontam que o consumo de batata é capaz de reduzir as chances de uma pessoa ter um Acidente Vascular Cerebral, também conhecido como AVC. Isso se deve aos níveis de potássio presente na batata inglesa.

Em pesquisas divulgadas no British Medical Journal, concluiu-se que a ingestão regular de potássio diminui em 24% as chances de pessoas hipertensas terem derrames.

9. Controla Sintomas da TPM

Os sintomas da tensão pré-menstrual é algo que acomete mulheres em idade reprodutiva. Tais sintomas podem ser bastante desagradáveis e envolver cólicas uterinas, fadiga, inchaço e alterações de humor. Isso ocorre devida à alteração hormonal que as mulheres são submetidas durante o ciclo menstrual.

Acontece que a quantidade de carboidrato presente na batata inglesa é capaz de aumentar os níveis de triptofano no organismo. Isso faz com que ocorra a elevação de serotonina no corpo humano, que, por sua vez, é o hormônio que promove sensação de alegria e bem-estar.

Sendo assim, as batatas são boas opções a serem consumidas quando os sintomas da tensão pré-menstrual se instauram.

10. Previne Câimbras

Alimentos ricos em potássio e cálcio como a batata ajudam a evitar os desconfortos ocasionados pelas câimbras.

As contrações involuntárias causadas nos músculos ocorrem quando o organismo apresenta deficiência nesses tipos de mineral. 

Enquanto o cálcio auxilia na contração muscular, o potássio, por sua vez, garante o equilíbrio hidroeletrolítico no organismo.

Versatilidade da Batata

Por fim, a batata inglesa é um alimento muito versátil e seu consumo pode ser feito de muitas formas.

É importante ressaltar, no entanto, que consumir batata frita pode elevar consideravelmente seu índice calórico. Sendo assim, se você pretende focar na boa forma, recomenda-se que evite esse tipo de preparo do alimento.

Ainda assim as batatas podem ser saborosas e fornecer os nutrientes necessários para a manutenção do organismo.

Fontes e Referências Adicionais:

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