10 Benefícios do Cacau para a saúde

0
55


O cacau, é a semente do fruto do cacaueiro e o principal ingrediente do chocolate. Ele é rico em flavonóides e antioxidantes, tendo ainda mais que o açaí e a blueberry, o que traz os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Melhorar o humor e combater a depressão e a ansiedade, por aumentar a produção de serotonina, o hormônio do bom humor.
  2. Prevenir trombose, devido à presença de flavonol;
  3. Combater o colesterol alto, por ser rico em antioxidantes e prevenir a formação das placas de ateroma;
  4. Prevenir aterosclerose, por prevenir o acúmulo de colesterol nos vasos sanguíneos;
  5. Prevenir anemia, por ser rico em ferro;
  6. Reduzir o risco de diabetes, devido aos antioxidantes flavonoides e por ajudar no combate à resistência à insulina;
  7. Prevenir problemas como demência e derrames, por melhorar a circulação sanguínea, cognição e a memória;
  8. Reduz a pressão porque melhora a qualidade dos vasos sanguíneos;
  9. Ajuda a regular o intestino porque possui flavonóis e catequinas que chegam ao intestino grosso onde podem aumentar a quantidade de bifidobactérias e lactobacillus, que são boas para a saúde;
  10. Ajuda a controlar a inflamação, o que pode ser observado através da redução da quantidade de proteína C reativa no sangue. 

Para obter esses benefícios, deve-se consumir 2 colheres de sopa de cacau em pó por dia ou 40 g de chocolate amargo, o que equivale a cerca de 3 quadradinhos da barra.

É importante lembrar que apenas o chocolate amargo, com pelo menos 70% de cacau, traz também benefícios à saúde, pois o chocolate ao leite e o chocolate branco contêm pouca quantidade de cacau e muito açúcar e gordura. Na culinária, cacau pode ser adicionado em bolos, massas, biscoitos ou em salada de frutas.

Além disso, o cacau em pó não deve ser consumido juntamente com produtos ricos em cálcio, como leite, queijo e iogurte, pois ele possui ácido oxálico, uma substância que diminui a absorção de cálcio no intestino.

Informação nutricional

A tabela a seguir traz a composição nutricional de 100 g de cacau em pó.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!
Composição nutricional
Energia: 365,1 kcal
Proteína 21 g Cálcio 92 mg
Carboidrato 18 g Ferro 2,7 mg
Gordura 23,24 g Sódio 59 mg
Fibras 33 g Fósforo 455 mg
Vitamina B1 75 mcg Vitamina B2 1100 mcg
Magnésio 395 mg Potássio 900 mg
Teobromina 2057 mg Selênio 14,3 mcg
Zinco 6,8 mg Colina 12 mg

Como comer a fruta cacau

Para consumir a fruta do cacaueiro deve-se cortá-la com um facão para quebrar sua casca que é muito dura. A seguir o cacau pode ser aberto e poderá ser observado um ‘cacho’ esbranquiçado coberto por uma substância viscosa muito doce, cujo interior possui o cacau escuro, que se conhece mundialmente. 

É possível chupar apenas a goma branca que envolve a semente de cacau, mas também pode-se mastigar tudo, comendo também o seu interior, sendo que a parte escura é muito amarga e não se parece com o chocolate que é tão conhecido.

Como é feito o chocolate

Para que estas sementes possam ser transformadas em pó ou no chocolate, elas devem ser colhidas da árvore, secadas ao sol e depois torradas e amassadas. A massa resultante é amassada até que seja extraída a manteiga de cacau. Essa pasta é usada principalmente para fazer o chocolate ao leite e o chocolate branco, enquanto que o cacau puro é usado na fabricação no chocolate amargo ou meio amargo.

Brownie de Cacau com Linhaça

Ingredientes

  • 2 xícaras de chá de açúcar mascavo;
  • 1 xícara de chá de farinha de linhaça;
  • 4 ovos;
  • 6 colheres de sopa de margarina sem sal;
  • 1 ¼ de xícara de chá cacau em pó (150 g);
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo integral;
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo branca.

Modo de Preparo

Derreter a manteiga em banho maria, acrescentar o cacau e mexer até ficar uniforme. Bater as claras em neve, acrescentar as gemas e continuar batendo até a massa ficar clarinha. Adicionar o açúcar e bater até homogeneizar. Enquanto mistura lentamente com uma espátula, adicionar o cacau, o trigo e a linhaça até ficar uniforme. Levar ao forno pré aquecido a 230ºC por cerca de 20 minutos, pois a superfície deve ficar seca e o interior, úmido.

Saiba a diferença entre os tipos de chocolate e os seus benefícios.

Outros alimentos quem melhoram o humor

Assista no vídeo a seguir quais são os outros alimentos que também melhoram o humor:

HUMOR | SUPER TATI CONTRA O BAIXO ASTRAL

96 mil visualizações





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here