11 Alimentos para Grávidas Essenciais

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Para garantir que o bebê está se formando e se desenvolvendo adequadamente é necessário que a alimentação da mãe seja repleta de nutrientes importantes. Neste artigo você irá conhecer os principais alimentos para grávidas que devem integrar o cardápio de qualquer gestante.

E, além de conhecer esses super alimentos, você também precisa conhecer melhor sobre a gastrite na gravidez e sobre o que comer para evitá-la, já que

Durante o período gestacional, a mulher
precisa alimentar a si própria e ao bebê, que absorve os nutrientes pela
alimentação da mãe. Sendo assim, a ingestão de alimentos ricos em certas
vitaminas e nutrientes é fundamental, enquanto uma dieta pobre nestes quesitos
e associada a um elevado ganho de peso podem representar complicações
gestacionais.

Especificamente, uma mulher grávida precisa
ingerir de 350 a 500 calorias a mais do que se não estivesse grávida. Confira
abaixo o que deve ser incorporada na dieta gestacional e o que deve ser
evitado.

Alimentos Benéficos

A alimentação de uma mulher grávida deve receber especial atenção. Este é um momento em que os cuidados alimentares não devem ser dispensados e a preocupação com os alimentos deve ser redobrada, garantindo que os nutrientes necessários cheguem ao bebê.

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Alguns alimentos devem integrar o cardápio
de todas as gestantes, tais como:

1. Frutas

As frutas são os alimentos mais associados
às dietas saudáveis. Mas isso tem razão de ser: são fontes naturais de
vitaminas, minerais, ferro, antioxidantes, dentre outros nutrientes.

Recomenda-se que a gestante consuma, ao
menos, cinco porções de frutas ao dia.

Os alimentos também podem ser consumidos
processados em forma de suco. No entanto, a ingestão in natura leva mais nutrientes ao organismo.

Laranja, damasco, bananas, maçãs e peras
são apenas algumas opções de alimentos que podem ser incorporados na rotina de
uma mulher gestante, além de serem fontes de água.

2. Salmão

O peixe de água salgada é uma rica fonte de
ômega-3, um ácido graxo que não é produzido naturalmente pelo organismo, mas
que é necessário para o desenvolvimento fetal, sobretudo dos olhos e do
cérebro.

No entanto, gestantes devem limitar o
consumo de frutos do mar a duas vezes na semana devido à presença de mercúrio e
outras potenciais contaminações.

3. Ovos

Os ovos integram a dieta de quase todas as pessoas. Trata-se de um alimento simples de se preparar, consumir e com um excelente índice nutritivo.

Ovos são fontes de proteínas completas,
vitaminas e minerais importantes para a manutenção do organismo.

Este é um alimento fácil de ser adotado
pois pode ser consumido frito ou cozido, requerendo o mínimo esforço possível,
mas a ingestão do alimento cru deve ser restringida.

4. Vegetais Verde Escuro

Alimentos como couve, brócolis e espinafre
são riquíssimos em nutrientes que todas as gestantes precisam.

Esses vegetais são fontes de vitamina C, K,
A, ferro e potássio, todos extremamente benéficos para o desenvolvimento do
bebê e para a saúde da mãe.

Fazer saladas que misturem esses vegetais é
uma forma de garantir que a maior variedade possível de vitaminas está sendo
consumida.

Além disso, esses alimentos auxiliam no
fortalecimento do sistema imunológico da mãe, evitando que resfriados e gripes
sejam facilmente adquiridas.

5. Grãos Integrais

A ingestão de grãos integrais é uma possível forma de suprir as necessidades de ganhos calóricos necessários no período de gestação, sendo um dos principais alimentos para grávidas.

Estes grãos podem ajudar, especialmente, no
primeiro e segunda trimestre. A principal diferença dos grãos integrais aos
refinados é que estes são processados com as fibras, vitaminas e todos os
compostos vegetais que os integram. Eles possuem vitaminas do complexo B,
magnésio e fibras.

6. Frutas Secas

Frutas secas são alimentos ricos em
calorias, vitaminas, fibras e minerais.

Uma porção de frutas secas possui a mesma
quantidade de nutrientes que a fruta fresca. No entanto, em um tamanho menor e
sem a água que a fruta possui.

As ameixas, por exemplo, são ricas em
fibras, potássio, vitamina K e sorbitol. Além disso, ameixas são laxativas e
uma excelente opção para quem sofre com prisão de ventre.

A grande vantagem das frutas secas é que
devido ao seu tamanho podem ser carregadas para qualquer lugar na bolsa e
consumidas a qualquer momento

7. Carnes Magras

As carnes são as principais fontes de proteínas completas, pois oferecem 9 tipos de aminoácidos que farão com que o organismo trabalhe adequadamente.

Carnes vermelhas são ricas em ferro e
outras vitaminas do complexo B, que são necessárias em quantidades maiores
durante a gravidez, sobretudo o ferro, já que se trata de um mineral essencial
usado pelos glóbulos vermelhos como parte da hemoglobina.

Quando uma mulher está gestante, o ferro
deve ser consumido em maior quantidade pois o volume sanguíneo aumenta neste
período. No terceiro trimestre isto se torna ainda mais importante.

8. Queijos

Queijos como brie e camembert são altamente
contraindicados.

No entanto, outras opções como muçarela e
muçarela de búfala são grandes aliados pois contêm cálcio e proteínas,
essenciais durante a gestação.

9. Alcachofras

As alcachofras são excelente fontes de
ferro, um nutriente energético que pode ser útil quando a mulher estiver se
sentindo fadigada ou ofegante.

Uma alcachofra cozida média tem cerca de 1
miligrama de ferro, o que representa, em média, 12% da ingestão recomendada ao
dia.

O folato é outro nutriente energético
presente no vegetal e que ajuda a prevenir defeitos congênitos, além de ajudar
no processo de metabolização de proteínas.

10. Batata Doce

Este alimento pode ser consumido assado,
cozido, em forma de purê ou até mesmo grelhado. A batata doce é uma rica fonte
de vitamina A que oferece mais 400% do que o recomendado por dia.

Além disso, a batata doce é fonte de
fibras, principalmente quando sua casca não é retirada.

11. Água

Manter-se hidratado é importante em todos
os estágios da vida, mas isso é particularmente mais verdadeiro durante a
gestação, já que o feto irá absorver grande quantidade de nutrientes da mãe e,
neste processo, é fundamental a ingestão de água constante.

Recomenda-se que 2 litros de água sejam
consumidos ao dia. Ansiedade, cansaço, fadiga e dores de cabeça são sintomas
que podem aparecer quando uma gestante estiver desidratada.

Alimentos a se Evitar

Se, por um lado, alguns alimentos devem
fazer parte da rotina de uma gestante para que possa auxiliar no
desenvolvimento do bebê e manter o organismo equilibrado e trabalhando
adequadamente, outros alimentos podem ser prejudiciais e representarem um
desserviço.

Queijos Azuis

Se a muçarela e o cheddar oferecem
importantes nutrientes à gestante, os queijos azuis não o são, pois são úmidos
e oferecem um ambiente propício à proliferação de bactérias, como a listeria.

Estes queijos azuis só se tornam seguros
para a ingestão de gestantes se forem previamente cozidos. Gorgonzola e
roquefort são os principais queijos de mofo azul.

Peixes Crus

Embora muitas pessoas sejam adeptas à
cozinha oriental, o consumo de peixe cru não é recomendado, pois pode causar
diversas infecções virais, bacterianas ou parasitas.

Enquanto algumas dessas infecções atingem a
mãe, ocasionando fraqueza e desidratação, algumas podem afetar o bebê,
ocasionando sérias consequências.

Mulheres grávidas são especialmente mais
suscetíveis à aquisição de listeria, uma bactéria que pode ser encontrada na
água, alguns frutos do mar ou até mesmo do solo, em plantas contaminadas. A
listeria pode ser transmitida ao bebê pela placenta, resultando em partos
prematuros ou até mesmo abortos espontâneos.

Ovos Crus

Algumas pessoas, ao comerem ovos, têm predileção pela gema mole. Isso, no entanto, não é uma opção dentre os alimentos para grávidas. A gema crua pode estar contaminada com salmonela, desencadeando na mãe vômito, diarreia, febre e cólicas.

Sorvete caseiro e maionese caseira são
alimentos que normalmente requerem ovos crus e que, portanto, devem ser
evitados ou feitos sem a presença deste ingrediente.

Cafeína

A cafeína é uma substância psicoativa utilizada no mundo todo e presente especialmente no dia a dia do brasileiro. É possível encontrar cafeína no café, chá, refrigerantes e cacau.

As mulheres grávidas devem limitar a ingestão
de cafeína a menos de 200 mg por dia ou cerca de 2 a 3 xícaras de café, já que
a substância é rapidamente absorvida pela placenta e, consequentemente, pelo
feto.

No entanto, os fetos ainda não possuem a
enzima principal necessária para metabolizar a cafeína, ocasionando o acúmulo.

Estudos recentes apontaram que uma alta e
frequente ingestão de cafeína durante a gestação aumenta os riscos de o bebê
nascer abaixo do peso ideal, além de restringir seu crescimento.

Frutas e Vegetais Sem Lavar

Não lavar corretamente as frutas e vegetais pode fazer com que a mãe esteja ingerindo bactérias e parasitas diversos, já que a superfície dos alimentos pode estar contaminada. Em outras palavras, os alimentos para grávidas não serão efetivos se você não tomar esse cuidado.

Salmonela e listeria são alguns dos
micro-organismos que podem ser encontrados nas plantações, além de agrotóxicos.

Utilizar bicarbonato de sódio durante a
lavagem é uma forma possível de degradar alguns agrotóxicos.

Álcool

O álcool deve ser completamente restrito às
mulheres grávidas, pois aumenta consideravelmente o risco de aborto espontâneo.

Uma pequena quantidade pode ser suficiente
para atingir negativamente o feto e o desenvolvimento cerebral.

Outra possível consequência é a síndrome
alcoólica fetal, que, dentre outros efeitos, pode ocasionar problemas cardíacos
no bebê, deficiências cognitivas e má formação facial.

Por Que a Alimentação é Importante na Gestação?

Quando uma mulher está em período de
gestação, ela é o único vetor de alimentação e nutrição de feto. O seu
desenvolvimento depende exclusivamente dos hábitos alimentares da mãe e, dessa
forma, a atenção e os cuidados devem ser redobrados.

Por isso, a seleção de alimentos para grávidas e o consumo dos nutrientes é tão importante quanto a higiene adequada, pois adotar medidas corretas pode ser crucial para o pleno desenvolvimento do bebê.

Referências Adicionais:

Você já conhecia esses 11 Super Alimentos para Gravidas? Pretende incorporar algum na sua dieta? Comente abaixo!

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