11 Benefícios da Pitanga – Para Que Serve e Propriedades

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São muitos os benefícios da pitanga à saúde que diversas pessoas desconhecem. Descubra como a pitanga pode contribuir para o seu bem-estar, boa forma e para o funcionamento adequado do organismo.

Trata-se de uma fruta nativa do Brasil, Guiana, Guiana Francesa e Uruguai, que concentra, em sua composição, diversos nutrientes capazes de garantir a manutenção e melhora em algumas partes do corpo humano.

Muitas pessoas consomem essa fruta sem conhecer seus reais benefícios e saber como ela é capaz de promover uma vida mais saudável.

Você vai ver neste artigo:

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Benefícios da Pitanga

A pitanga é uma fruta pequena, com tamanho semelhante ao da cereja e de cor vermelha alaranjada, que tende a ficar mais intensa quando está mais madura.

Sua poupa e cascas são ricas em diversos nutrientes. De acordo com o Western Sustainable Agriculture Research and Education, encontra-se na fruta vitaminas C e A, além de minerais como fósforo, cálcio, ferro, bem como riboflavina e niacina.

Uma porção de 173 gramas de pitanga crua fornece as seguintes propriedades:

– 57 calorias;

– 1,38g de proteína;

– 0,69g de gordura total;

– 12,96g de carboidrato;

– 50,56% de vitamina C recomendado ao dia;

– 18,57% de vitamina A;

– 9,97% de carboidratos;

– 5,31% de vitamina B2;

– 5% de magnésio.

Todos esses elementos desempenham papeis primordiais no funcionamento do organismo humano e, sendo assim, a pitanga é identificada como uma fruta saudável e capaz de promover o bem-estar e a saúde.

Conheça, abaixo, os principais benefícios da pitanga:

1. Melhora o Sistema Imunológico

A pitanga é uma fruta rica em vitamina C e antioxidante, elemento capaz de combater os efeitos dos radicais livres que, por sua vez, possuem elétrons instáveis e reativos e promovem o envelhecimento e oxidação das células.

A vitamina C presente na fruta combate os efeitos dos radicais livres, atuando como antioxidante, além de ajudar a melhorar a performance do sistema imunológico e da capacidade do organismo de combater doenças diversas.

Além disso, um dos benefícios da pitanga é que ela também é capaz de aumentar a produção de anticorpos.

2. Auxilia a Boa Forma

Se você está buscando alimentos que possam ser conjugados em uma dieta para perda e manutenção de peso, então a pitanga é um dos alimentos que se encaixam nesse cardápio.

Isso se deve ao fato de contar com um composto capaz de ajudar a limpar o acúmulo de excesso de gordura que fica no organismo.

Devido ao baixo teor calórico, a fruta pode ser consumida em grandes quantidades sem prejudicar a dieta e oferecer os nutrientes que são capazes de auxiliar a queima de gordura.

3. Melhora a Saúde Gastrointestinal

As pitangas têm capacidade adstringente no organismo. Isso quer dizer que podem ser consumidas em casos de diarreia ou problemas gastrointestinais, pois ajudam a secar a secreção.

Tanto a poupa quanto a casca das pitangas auxiliam na melhora da saúde gastrointestinal, se consumidas regularmente e promovem a sensação de bem-estar na região abdominal e estomacal.

4. Manutenção da Pressão Arterial

Ao ser submetida a estudos diversos, a pitanga foi considerada um alimento capaz de auxiliar a regular a pressão arterial devido às suas propriedades anti-hipertensivas. Dessa forma, as pessoas que sofrem com hipertensão – pressão alta – podem consumir essa fruta a fim de auxiliar a estabelecer a pressão arterial.

Além disso, a ingestão regular da fruta é capaz de auxiliar na prevenção de complicações e quadros desencadeados pela hipertensão, tais como infarto do miocárdio, ataque cardíaco, insuficiência cardíaca ou até mesmo acidente vascular cerebral, o conhecido AVC.

5. Melhora a Saúde da Pele

A melhora na saúde epitelial é um dos benefícios da pitanga. Isso se deve, sobretudo, à vitamina A presente na composição da fruta. Embora nem todos saibam para que serve essa vitamina, ela é capaz de prevenir o efeito das toxinas e radicais livres no corpo humano.

Esses elementos são responsáveis pelo envelhecimento e danos causados à pele. Além disso, a vitamina A é responsável por auxiliar no tratamento de doenças como acnes, psoríase e demais doenças cutâneas.

Além disso, a pitanga também é capaz de fortalecer o tecido epitelial e dar à pele um aspecto mais saudável e viçoso, graças à quantidade de líquido que ela possui, capaz de promover a hidratação de dentro para fora.

Não obstante, a fruta ainda é capaz de aumentar o fluxo sanguínea na superfície da pele, ajudando a manter seu aspecto saudável.

6. Auxilia na Prevenção do Câncer

Como pôde ser percebido, os radicais livres são responsáveis por causar danos de diversas naturezas ao organismo humano.

Um de seus possíveis efeitos nocivos é o desenvolvimento de células cancerígenas. Dessa forma, os antioxidantes que estão presentes na composição das pitangas desempenham um papel de extrema importância no combate ao câncer, pois neutralizam os efeitos dos radicais livres.

Além disso, a vitamina C, segundo estudos feitos nessa área, é capaz de reduzir as chances de câncer de pulmão, garganta, estômago, intestino e cordas vocais.

Sendo assim, o consumo regular de frutas como a pitanga, ou seja, ricas em vitamina C, auxiliam consideravelmente na redução das chances de desenvolver células cancerígenas devido ao seu efeito antioxidante.

7. Propriedades Anti-inflamatórias

O consumo regular da fruta é capaz de melhorar inflamações que se instaurem no corpo humano, bem como problemas que ocorrem em consequência disso, como problemas de acne e obesidade.

8. Regula o Crescimento

A vitamina B2 presente na composição da pitanga é capaz de ajudar no desenvolvimento e crescimento de diversos tecidos e sistemas, como o tecido epitelial, os olhos, o sistema imunológico, além dos tecidos membranosos e conjuntivos.

Dessa forma, a pitanga, assim como os alimentos ricos em vitamina B2, são excelentes alimentos para serem oferecidos às crianças, devido aos nutrientes encontrados naturalmente no alimento.

Além disso, a deficiência em vitamina B2 é capaz de levar o organismo a diversos efeitos colaterais, como cansaço e inflamações.

9. Fonte de Energia

Ser fonte de vitaminas do complexo B é mais um dos benefícios da pitanga. Esse tipo de vitamina é capaz de oferecer ao corpo uma quantidade significativa de energia para que possa desempenhar suas funções adequadamente.

Ademais, as vitaminas do complexo B são essenciais para o funcionamento de algumas enzimas, que possibilitam o devido funcionamento do sistema nervoso.

Sendo assim, adotar a ingestão de alimentos ricos em vitaminas do complexo B é essencial para que os órgãos tenham energia necessária para trabalharem como deve, sem ocasionar nenhum dano em seu desempenho. Nesse sentido, a pitanga pode ser uma excelente aliada.

10. Melhora a Saúde Pulmonar

A ingestão regular de pitangas é capaz de promover a saúde e o bom funcionamento dos pulmões, bem como diminuir a chance de aquisição de doenças ou infecções nessa região.

Isso se deve às propriedades anti-inflamatórias que são encontradas na fruta e, portanto, o seu consumo pode ser adotado como uma forma de auxiliar a melhora nos quadros de complicações de ordem pulmonar.

Estudos feitos com base no consumo de pitanga mostraram que ela é capaz de melhorar o desempenho pulmonar, bem como auxiliar no tratamento de doenças pulmonares obstrutivas crônicas.

11. Trata Problemas de Sono

Outro grande benefício oriundo do consumo de pitanga, é auxiliar no tratamento de distúrbios de sono, assim como a insônia. A fruta pode ser adotada como um tratamento natural para esse tipo de desordem.

Isso se deve à melatonina encontrada naturalmente na fruta, responsável pela qualidade do sono. Trata-se de um hormônio produzido pela glândula pineal, no cérebro. A melatonina é responsável por regular o ciclo de sono e vigília.

Isso quer dizer que a fruta é benéfica para promover a regularidade do sono.

Como Consumir e Armazenar a Pitanga?

A pitanga é uma fruta que pode ser consumida pura, sem qualquer tipo de tempero e direto do pé, caso você tenha acesso a um. Seu gosto costuma agradar aos paladares.

Quanto mais escura for a coloração da fruta, mais madura ela estará e, consequentemente, mais doce. Em contrapartida, enquanto ela ainda estiver verde ou amarelada, o gosto pode ser mais azedo.

Após ser retirada do pé, a fruta deve ser armazenada de maneira refrigerada, preferencialmente na geladeira, para preservar sua qualidade e evitar que murche rapidamente.

A fruta pode ser utilizada como matéria-prima para confecção de sucos, utilizando gelo e água. Além disso, ela é um integrante interessante para ser misturado com outros tipos de bagas, como amora, framboesa, mirtillos e até mesmo morango, em bebidas.

Há quem prefira salpicar a fruta em saladas de folhas, adicionando um gosto agridoce às receitas.

Outro uso possível é fazer uma calda de pitanga e cobrir bolos, sorvetes e sobremesas em geral. Isso pode ser feito ao macerar uma quantidade pitanga e fervê-la com açúcar e um pouco de água. A textura fica próxima a um caramelo.

Independentemente da forma que você deseja consumir a fruta, ela é capaz de oferecer inúmeros benefícios à saúde e pode integrar os mais diversos cardápios.

Fontes e Referências Adicionais:

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