12 Melhores Frutas para Memória

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Conheça as 12 melhores frutas para memória para que você possa adicioná-las em sua dieta e manter o seu cérebro saudável.

O cérebro é o centro de controle do seu corpo. Ele é responsável por manter o coração batendo, os pulmões respirando e permitir que você se mova, pense e sinta.

Entre várias outras funções, ele também é responsável pela sua memória, e por isso é muito importante mantê-lo saudável.

A sua dieta pode impactar diretamente na sua memória e assim como existem alimentos que são perigosos para o cérebro, existem aqueles com efeitos positivos e que são bons alimentos para a memória.

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12 melhores frutas para memória

Os alimentos que você consome desempenham um papel fundamental em manter o seu cérebro saudável e podem melhorar as tarefas específicas deste órgão tão importante, como por exemplo a concentração e a memória.

Por isso, veja agora quais são as 12 melhores frutas para memória.

1. Laranja

Uma laranja média pode lhe fornecer toda a vitamina C necessária para um dia – cerca de 95.8 mg, o que é muito importante para a saúde do cérebro, já que esta vitamina é um fator-chave na prevenção do declínio mental. Além desse, existem vários outros benefícios da vitamina C para a saúde.

De acordo com um artigo de revisão realizado em 2014, comer quantidades suficientes de alimentos que são ricos em vitaminas C pode proteger o seu cérebro contra o declínio mental que ocorre devido à idade e contra a doença de Alzheimer.

A vitamina C é um poderoso antioxidante que ajuda a combater os radicais livres que podem danificar as células cerebrais e apoia a saúde cerebral à medida que as pessoas envelhecem.

Além da laranja, você também pode obter quantidades excelentes desta vitamina através de outras frutas para memória como goiaba, morango e kiwi, além de tomate e pimentão.

2. Mirtilo

Os mirtilos são frutinhas que oferecem inúmeros benefícios à saúde, incluindo alguns especificamente para o seu cérebro.

Assim como outras bagas de cores mais escuras, eles produzem antocianinas, um grupo de compostos vegetais com efeitos antioxidantes e anti-inflamatórios.

Os antioxidantes agem contra a inflamação e o estresse oxidativo, ambas condições que podem contribuir para doenças neurodegenerativas e para o envelhecimento cerebral.

Estudos mostraram que alguns dos antioxidantes presentes nos mirtilos se acumulam no cérebro e ajudam a melhorar a comunicação entre as células cerebrais.

Por exemplo, estudos realizados em animais que mostraram que os mirtilos ajudam a melhorar a memória e podem até atrasar a perda dela a curto prazo.

Os mirtilos, que também são conhecidos pelo seu nome em inglês “Blueberries”, são ótimas frutas para memória que você pode comer junto com seu cereal matinal ou colocar em suas vitaminas. Veja como fazer algumas receitas de suco de mirtilo.

3. Tomates

Embora muitas vezes confundido como um vegetal, o tomate é um fruto e uma ótimo fonte de um poderoso antioxidante chamado licopeno.

Esse antioxidante pode ajudar a reduzir os danos celulares que podem levar à doença de Alzheimer e à demência.

O licopeno também pode ajudar a prevenir a depressão, que é um fator que pode causar ainda mais inflamação no cérebro.

Além disso, o tomate, especialmente o tomate cereja, contém um nutriente chamado carotenoide, que ajuda a melhorar as habilidades cognitivas e a promover a capacidade da memória.

É importante saber que o licopeno é melhor absorvido no corpo quando combinado com alguma gordura, já que ele é solúvel em gordura, e por isso, o azeite o torna uma combinação ideal para a saúde cerebral.

4. Cereja

Os radicais livres são prejudiciais para as células e ao longo do tempo causam muita deterioração no corpo, inclusive no cérebro.

No entanto, um fator não muito conhecido na deterioração da idade é a inflamação.

Quando os tecidos estão inflamados, eles não funcionam normalmente, e ao longo do tempo isso pode danificar os nervos e neurônios, afetar o fluxo sanguíneo e a oxidação.

As cerejas ajudam a reduzir a inflamação, inclusive dentro e ao redor do cérebro, sendo uma espécie de potente antienvelhecimento para o cérebro e por isso uma das melhores frutas para memória.

5. Uvas

O sangue e o cérebro têm um relacionamento muito próximo, e como as uvas ajudam a melhorar certos tipos de função cardiovascular, elas também podem ajudar a melhorar a função cerebral.

Cientistas estão descobrindo que as uvas podem contribuir para uma maior flexibilidade vascular, uma menor coagulação e melhor fluxo sanguíneo.

Tudo isso pode aumentar o volume sanguíneo e consequentemente o suprimento de oxigênio para o cérebro. Com mais poder, mais saudável o cérebro fica.

6. Abacate

Os abacates estão entre as melhores frutas para memória porque são uma boa fonte de gordura insaturada saudável.

Pesquisadores provaram que a ingestão de ácidos graxos monoinsaturados através da dieta, especialmente o ácido oleico proveniente de fontes vegetais, pode contribuir para a prevenção e controle dos níveis adversos de pressão arterial.

Como a pressão alta está associada ao declínio cognitivo e comer gorduras monoinsaturadas pode reduzir a pressão sanguínea, esse é outro ponto que torna o abacate um ótimo alimento para o cérebro.

Os abacates também contêm folato e vitamina K, que é uma vitamina boa para concentração e memória. Essa vitamina ajuda na prevenção de coágulos sanguíneos no cérebro e também ajuda a melhorar a função cognitiva, aumentando a concentração e a memória.

Essa fruta também é rica em vitamina C e B, o que a torna ainda melhor, já que essas vitaminas são armazenadas no corpo humano e precisam ser reabastecidas diariamente.

Além disso, os abacates têm menor teor de açúcar e maior teor de proteínas do que as outras frutas. Aproveite para conhecer todos os benefícios do abacate para a saúde e boa forma em detalhes.

7. Morangos

Os antioxidantes presentes nos morangos têm um papel bastante importante para a saúde do cérebro.

Esses antioxidantes tendem a combater os radicais livres que danificam as células e podem levar à perda de memória, entre outras dificuldades cerebrais.

8. Bananas

As bananas são ricas em potássio e magnésio, fornecem energia ao cérebro e ajudam a aguçar o foco, aumentando a capacidade de prestar atenção e aprender.

Essas frutas também oferecem vitaminas e nutrientes que melhoram a função cognitiva em geral.

De fato, as bananas são ótimas frutas para memória e também ajudam a melhorar e regular o humor, o que é controlado centralmente no cérebro.

9. Groselha

A groselha é uma fruta rica em vitamina C e por isso pode ajudar a aumentar a agilidade mental, bem como o seu poder cognitivo, e consequentemente a memória.

Estudos sugerem que a deficiência de vitamina C pode aumentar o risco de doenças degenerativas do cérebro que estão relacionadas à idade como Alzheimer e demência.

Além disso, essa vitamina também é benéfica para a redução do estresse e da ansiedade, e são ricas em antioxidantes, incluindo polifenólicos e flavonoides.

10. Framboesas

As framboesas também são outras frutinhas do tipo das bagas que possuem uma mistura particular de nutrientes que ajudam a manter a saúde do cérebro e o seu funcionamento.

Um dos super poderes desta fruta é combater a inflamação dos neurônios e assim proteger o cérebro contra danos neurológicos.

Acredita-se também que esta fruta ajuda a prevenir alguns distúrbios cerebrais, podendo, por exemplo, reduzir o risco da doença de Alzheimer.

Há ainda outros vários benefícios da framboesa para a saúde, como por exemplo combater infecções e ajuda a manter o corpo inteiro saudável.

11. Kiwi

Assim como as bananas, um dos benefícios do kiwi é o de ajudar o cérebro a regular e melhora o humor, o que pode ter um impacto significativo na perspectiva de vida de uma pessoa, bem como na qualidade de vida geral.

É por isso que essa fruta pode ser particularmente útil para pessoas com transtornos de humor, além de ser uma rica fonte de vitamina C, já que o kiwi tem mais vitamina C do que o limão e a laranja.

12. Romã

Embora a romã como fruta seja saudável em geral, o seu suco em particular é muito útil para o cérebro.

O suco de romã é uma ótima opção de bebida pela manhã para energizar o cérebro devido a glicose que ele contém.

Essa fruta também ajuda a proteger esse órgão, incluindo o de bebês que ainda estão dentro da barriga das mamães, quando consumido por elas ainda grávidas.

Muitos alimentos podem ajudar a manter o seu cérebro saudável e consequentemente a sua memória. Se é isso que você quer para a sua vida, incluir essas 12 melhores frutas para memória é uma maneira de não só cuidar do seu cérebro mas como de toda a sua saúde no geral.

Referências Adicionais:

Você já conhecia as 12 melhores frutas para memória? Pretende incluir a maioria delas na sua dieta? Comente abaixo!

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