Os sintomas de gonorreia podem surgir até 10 dias após o contato coma bactéria responsável pela doença, no entanto, na maioria dos casos em mulheres a gonorreia é assintomática, sendo identificada apenas no momento da realização de exames ginecológicos de rotina.
A gonorreia é uma doença infecciosa causada pela bactéria Neisseria gonorrhoeae que pode ser transmitida de pessoa para pessoa por meio de relações sexuais desprotegidas, sendo, portanto, considerada uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST). A gonorreia costuma atingir o sistema urogenital e caso não seja identificada ou tratada corretamente pode levar a complicações, como infertilidade e doença inflamatória pélvica (DIP), por exemplo.
A gonorreia é, na maioria das vezes, assintomática, porém pode haver o desenvolvimento de sinais e sintomas tanto nas mulheres quanto nos homens, devendo a pessoa ir ao médico caso seja observada qualquer alteração que possa ser indicativo de gonorreia:
Gonorreia na mulher
Apesar de a maioria das mulheres não sentirem sintomas quando estão infectadas pela gonorreia, podem surgir os seguintes sinais:
- Dor ou ardor ao urinar;
- Incontinência urinária;
- Corrimento branco-amarelado, semelhante ao pus;
- Inflamação das glândulas de Bartholin, que ficam nas laterais da vagina e são responsáveis pela lubrificação da mulher;
- Dor de garganta e comprometimento da voz, quando há relação íntima oral;
- Inflamação do ânus, quando há relação íntima anal.
Quando não tratada, essa doença pode causar complicações como esterilidade, gravidez ectópica e dor pélvica crônica. Por isso, é importante que caso haja suspeita de gonorreia, a mulher vá ao ginecologista para que sejam feitos exames e, assim, seja iniciado o tratamento, que deve ser feito com antibióticos. Entenda como deve ser feito o tratamento para gonorreia.
Gonorreia em Recém-nascidos
Quando a mulher grávida apresenta a doença e não é tratada durante a gravidez, o bebê pode ser infectado durante o parto, surgindo a chamada conjuntivite gonocócica. Assim, os bebês passam a apresentar sintomas de dor e inchaço nos olhos, secreção purulenta e dificuldade para abrir os olhos, podendo levar à cegueira quando não tratada adequadamente.
Gonorreia no homem
Nos homens, os sintomas costumam começar entre 2 e 10 dias após o contato íntimo desprotegido, podendo surgir:
- Dor ou ardor ao urinar;
- Vontade frequente para urinar;
- Febre baixa;
- Corrimento amarelo, semelhante ao pus, saindo do pênis;
- Dor de garganta e comprometimento da voz, quando há relação íntima oral;
- Inflamação do ânus, quando há relação íntima anal.
Quando o tratamento adequado não é feito, surgem complicações como incontinência urinária e sensação de peso na região do pênis. Veja como identificar a gonorreia no homem.
Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia