7 Benefícios do ovo para a saúde

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O ovo é um alimento rico em proteínas, vitaminas e minerais, trazendo benefícios para a saúde como:

  • Fortalecer os músculos e favorecer o crescimento, por ter a clara rica em proteínas;
  • Manter a saúde das células e do cérebro, por conter colina;
  • Prevenir catarata e perda da visão, por conter vitamina A, luteína e zeaxantina, substâncias essenciais para a saúde dos olhos;
  • Ajudar no emagrecimento, por ser rico em proteínas e por dar a sensação de saciedade após a refeição;
  • Manter a saúde dos osso, por conter cálcio e fósforo;
  • Prevenir anemia, por conter ferro;
  • Fortalecer o sistema nervoso e aumentar a produção de sangue, por conter vitamina B12.
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Para obter os seus benefícios, deve-se consumir de 3 a 7 ovos inteiros por semana, podendo-se consumir uma quantidade mais elevada da clara do ovo, onde estão as suas proteínas. Além disso, é importante lembrar que consumir até 1 ovo por dia não aumenta o colesterol e não prejudica a saúde do coração. Veja mais em: Comer ovo diariamente faz mal à saúde?

Informação nutricional e como usar

A tabela a seguir traz a composição nutricional em 100 g de ovo

Quantidade por 100 g de alimento
Componentes Ovo cru Ovo cozido Ovo frito
Calorias 143 kcal 146 kcal 240 kcal
Proteínas 13 g 13,3 g 15,6 g
Gorduras 8,9 g 9,5 g 18,6 g
Carboidrato 1,6 g 0,6 g 1,2 g
Colesterol 356 mg 397 mg 516 mg
Cálcio 42 mg 49 mg 73 mg
Fósforo 164 mg 184 mg 422 mg
Vitamina A 79 mcg 32 mcg 94 mcg

Os ovos podem ser consumidos cozidos, fritos ou adicionados em receitas de farofa, bolos, massas e sobremesas. No entanto, é importante lembrar que deve-se evitar o consumo de ovos fritos devido ao aumento de gordura e de ovos crus, pois eles podem conter a bactéria Salmonela, que causa dor abdominal, diarreia, febre e dor de cabeça.

Receita de Omelete com Legumes

Ingredientes

  • 2 ovos
  • 1 xícara de chá de legumes refogados variados (abobrinha, cenoura, alho-poró, pimentão)
  • 2 colheres de sopa de farelo de aveia
  • 1/2 colher de sopa de azeite
  • 1 colher de chá de salsinha picada
  • Sal e orégano a gosto

Modo de Preparo

Bater os ovos em um recipiente grande, e em seguida misturar a aveia, a salsinha, o orégano e o sal. Em seguida, adicionar os legumes refogados e misturar mais um pouco. Adicionar a mistura em uma frigideira antiaderente já quente com o azeite e deixar cozinhar até que as bordas fiquem soltando da borda da panela. Virar a omelete com uma espátula e deixar por mais alguns minutos. Desligar o fogo e servir quente.

Para usar ainda mais o ovo a seu favor, veja o Passo a passo da dieta do ovo para emagrecer (em apenas 2 semanas).





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