8 Alimentos Ricos em Carboidratos Simples

0
29


Você sabe quais são os alimentos ricos em carboidratos simples e qual é a diferença entre eles e os carboidratos complexos? Confira os principais e tente evitá-los em excesso na sua dieta.

Tanto os carboidratos simples (açúcares) quanto os carboidratos complexos (fibras e amido) são transformados em glicose (açúcar no sangue) dentro do organismo e usados na forma de energia.

Porém, enquanto os carboidratos complexos possuem uma digestão mais lenta e saciam melhor o organismo, os carboidratos simples são aqueles que, por apresentarem um tamanho pequeno, são decompostos rapidamente pelo organismo para serem utilizados como fonte de energia e aumentam rapidamente os níveis de açúcar no sangue.

Recomenda-se que a maior parte dos carboidratos ingeridos venha dos alimentos com carboidrato complexos e dos alimentos que contêm naturalmente o açúcar, em detrimentos aos açúcares processados ou refinados. Aproveite para conhecer quais são os alimentos ricos em carboidratos bons e um resumo das diferenças entre os carboidratos simples e complexos.

Seria muito simplista afirmar que todos os alimentos ricos em carboidratos simples devem ser excluídos das refeições. Por exemplo, as frutas são classificadas dentro do grupo dos carboidratos simples, porém, são fundamentais para uma dieta saudável e equilibrada, já que fornecem vitaminas e minerais essenciais para o nosso organismo funcionar direitinho.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Além disso,
embora sejam consideradas um carboidrato simples, as frutas possuem fibras em
sua composição, um nutriente que auxilia a desacelerar a decomposição do
açúcar.

8 alimentos ricos em carboidratos simples

Já pudemos perceber que vale a pena conhecer quais são os alimentos ricos em carboidratos simples e aprender quais deles podem aparecer na dieta e quais devem ser evitados, não é mesmo?

Pois é justamente isso que a lista a seguir vai apresentar. Confira:

1. Frutas secas

Muitas pessoas não se atentam ao fato de que uma unidade de fruta seca equivale a uma unidade de fruta fresca. Ou seja, uma uva passa tem a mesma quantidade de açúcar que uma uva. Sendo assim, as frutas secas têm uma altíssima densidade de carboidratos simples.

Como elas não têm uma grande presença de água, de fato há uma grande quantidade de açúcar por 100g, muito mais do que qualquer fruta in natura. Se você procura alimentos ricos em carboidratos simples para consumir antes, durante ou depois de um exercício físico, por exemplo, adicionar frutas secas à sua refeição pode ser uma ótima forma de conseguir isso.

As frutas secas contêm vitaminas e minerais e podem ser muito úteis na dieta. Mas é preciso ter muito cuidado com o consumo delas em quantidade ou não associadas a prática de exercícios físicos. Aproveite para saber se as frutas secas são saudáveis ou não.

2. Açúcar de mesa

O açúcar de
mesa é classificado como daqueles açúcares processados ou refinados que não
devem aparecer muito nas refeições. Com isso, qualquer receita que contenha o
açúcar na lista de ingredientes será uma fonte de carboidratos simples.

Você provavelmente já deve ter ouvido falar que ingerir muito açúcar, especialmente o adicionado/artificial, não é bom para a saúde. Mas que mal será que isso pode fazer? 

O
especialista em fígado, doutor Juan Gallegos, explicou que quando há o consumo
de muito açúcar, todo esse açúcar precisa ser armazenado em algum lugar: as
células de gordura.

Gallegos explicou que depois que o açúcar em excesso é ingerido e entra no organismo, ele vai parar na corrente sanguínea. Quando o pâncreas percebe que os níveis de açúcar no sangue estão muito elevados, secreta o hormônio insulina, que faz com o açúcar parta para algumas células, principalmente as do fígado e as musculares, para que ele seja utilizado como energia, completou o especialista.

Porém, se essa energia em excesso não é utilizada, ela precisa ser armazenada em algum lugar. Se o açúcar no sangue elevado não é utilizado de alguma maneira, ele acaba sendo transformado em depósitos de gordura no corpo.

O
especialista esclareceu ainda que quando o fígado está sobrecarregado pelo
excesso de açúcar, ocorre o acúmulo de gordura nas células hepáticas enquanto
elas tentam adaptar-se a toda essa gordura extra que está chegando ao
organismo. De acordo com ele, esse processo está associado não somente a problemas
com o peso, mas também com a diabetes e à doença hepática gordurosa.

Ou seja, adicionar o açúcar de mesa, principalmente em grandes quantidades, em alimentos saudáveis como as frutas para deixá-las mais saborosas, pode não ser uma boa ideia.

3. Refrigerante

Os refrigerantes são fontes de carboidratos simples que não devem aparecer com muita frequência na dieta porque podem prejudicar à saúde, ao mesmo tempo em que não possuem nenhum valor nutricional.

Os refrigerantes já foram associados a problemas como diabetes, elevação do peso, enfraquecimento dos ossos e dos dentes, prejuízo ao processo de digestão e à absorção de nutrientes, pedras nos rins, aumento da pressão arterial e câncer.

4. Banana

Aa frutas são um exemplo de alimento com carboidratos simples, e a banana serve como um dos exemplos. No entanto, as bananas são uma boa adição para a dieta porque fornecem nutrientes como potássio, vitamina B6, vitamina C e antioxidantes ao organismo.

5. Alimentos processados e refinados

Diferentemente
das frutas, os carboidratos simples dos alimentos processados e refinados como
cookies, bolos e doces não valem a pena ser consumidos.

Tudo porque,
além dessas comidas serem ricas em açúcares adicionados, elas não carregam a
mesma quantidade de nutrientes que outras fontes mais saudáveis de carboidratos
simples possuem.

6. Sucos de frutas

Quando se trata dos sucos de frutas, é importante tomar cuidado com as versões industrializadas. Isso porque nem sempre esses produtos se tratam realmente de um suco de fruta e podem aparecer com teores elevados de açúcar.

Portanto,
na hora de comprar o seu suco, observe bem a embalagem e procure por uma versão
que seja realmente 100% suco de fruta.

Ou melhor
ainda: tome somente os sucos naturais e frescos que você preparar na hora em
casa e não adicione açúcar na receita (se for extremamente necessário,
acrescente pouco).

7. Pão francês

O pãozinho nosso de cada dia no café da manhã ou no lanche da tarde também entra na lista dos alimentos ricos em carboidratos simples.

8. Manga

A manga finaliza a lista de alimentos ricos em carboidratos simples para exemplificar como vale a pena incluir frutas na dieta, ainda que elas possuam esse tipo de carboidrato em sua composição.

Isso porque ela auxilia no fornecimento de nutrientes importantes para a nossa saúde como cobre, potássio, cálcio, ferro, magnésio, vitamina A, vitamina B6, vitamina B9 vitamina E e vitamina K. Confira todos os benefícios da manga para a saúde aqui.

Referências Adicionais:

Você consome com frequência esses alimentos ricos em carboidratos simples? Pretende mudar sua dieta? Comente abaixo!

rating_on 8 Alimentos Ricos em Carboidratos Simplesrating_on 8 Alimentos Ricos em Carboidratos Simplesrating_on 8 Alimentos Ricos em Carboidratos Simplesrating_on 8 Alimentos Ricos em Carboidratos Simplesrating_on 8 Alimentos Ricos em Carboidratos Simples (1 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on 8 Alimentos Ricos em Carboidratos SimplesLoading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here