Ajuste o lanche no trabalho de forma saudável

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Dá pra evitar que uma boquinha no meio do expediente detone a dieta. Aprenda o que manter no cardápio e o que é melhor comer sem exageros

Por Goretti Tenorio

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1 jul 2019, 09h48

Pesquisadores dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), nos Estados Unidos, alertam: para reduzir os altos índices de obesidade e doenças como diabetes e câncer, os empregadores deveriam implementar medidas a fim de oferecer opções atraentes e saudáveis em cafeterias e máquinas automáticas.

É que, ao analisar os dados de 5 222 pessoas, eles observaram que quase um quarto obtém alimentos e bebidas no trabalho pelo menos uma vez por semana — resultando em quase 1 300 calorias, embutidas em refrigerantes, biscoitos e batatas fritas.

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A nutricionista Camila Gracia, de São Paulo, pondera: “Sempre é possível levar snacks saudáveis de casa. E, na lanchonete, dá para pedir uma salada de frutas em vez do pão de queijo de todo dia”. Estratégias assim evitam que a paradinha para comer no meio do trabalho arruíne uma rotina saudável.

Saboreie sem culpa

Frutas e palitos de legumes: se for levar de casa, planeje. Ou seja, compre, deixe tudo lavado e fatiado.

Sanduíche leve: a escolha dos ingredientes é crucial. Opte por pão integral e recheios como ricota ou queijo branco.

Mix de nuts: castanhas e nozes reúnem fibras e gordura monoinsaturada, que reduzem o colesterol ruim.

Chips variados: de batata-doce, banana ou mandioquinha, são fáceis de preparar. E não faltam boas opções prontas no mercado.

É bom não abusar

Salgadinhos: em geral são feitos com farinha branca e fritos. Sem contar os de saquinho, repletos de sódio.

Achocolatado: na caixinha ou batida com leite, a bebida leva doses excessivas de açúcar — e inclui pitadas de sódio.

Doces: além do açúcar, a presença de ingredientes gordurosos, como manteiga e creme de leite, alavanca o colesterol.

Biscoitos recheados: o perigo está na carga elevada de gordura (trans ou saturada).



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