Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas

0
104


Com uma quantidade baixíssima de calorias – uma folha grande apresenta somente duas calorias, a alface pode aparecer tanto em receitas mais leves como as saladas, quanto em pratos mais pesados como os hambúrgueres x-tudo, por exemplo.

A verdura contém teores de nutrientes importantes para o funcionamento apropriado do nosso organismo como potássio, ferro, cálcio, vitamina A e vitamina C.

A alface romana e outras variedades de coloração verde-escura do alimento são ricas em vitamina K e folato, que também é chamado de ácido fólico ou vitamina B9.

O
Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA, sigla em inglês)
recomenda que a alface seja consumida diariamente.

Mas será que a alface tem carboidrato?

Os carboidratos são parte importante da dieta do ser humano graças ao fato de servirem como uma das principais fontes de energia para o nosso organismo.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Por outro lado, existem pessoas que seguem programas alimentares que cortam ou restringem o consumo do nutriente nas refeições, as chamadas dietas low carb, seja por questões de saúde, seja com o objetivo de emagrecer.

Para esses grupos de pessoas, é importante conhecer quais alimentos contêm carboidratos e quais são pobres no nutriente para a hora de montar as suas refeições, o que inclui entender se a alface tem carboidrato ou não.

Falando especificamente da alface, o alimento até tem um pouquinho de carboidrato, mas a quantidade é pequena, ao ponto da verdura ser classificada na categorias de alimentos low carb.

Uma evidência disso é que a alface apareceu na lista dos 21 melhores vegetais low carb elaborada pela nutricionista Franziska Spritzler. “A alface é um dos vegetais mais pobres em carboidratos. Uma xícara (47 g) contém duas gramas de carboidratos, dos quais uma grama é de fibra”, explicou a nutricionista.

Na lista a seguir, elaborada com base nas informações nutricionais dos alimentos,  você encontra a quantidade de carboidratos encontrada em diferentes tipos e porções da alface:

  • Alface (genérica): 0,15 g de carboidratos em uma folha pequena; 0,24 g em uma folha média; 0,45 g em uma folha grande; 1,63 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada ou cortada e aproximadamente 3 g em 100 g;
  • Alface americana: 0,15 g de carboidratos em uma folha pequena; 0,24 g em uma folha média; 0,45 g em uma folha grande; 1,63 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada ou cortada e aproximadamente 3 g em 100 g;
  • Alface de folhas vermelhas: 0,38 g de carboidratos em um exterior de folha; 0,63 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada e 2,26 g em 100 g;
  • Alface romana: 0,92 g de carboidratos em um exterior de folha; 1,54 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada e 3,28 g em 100 g;

A alface tem fibras?

Agora que já analisamos se a alface tem carboidrato, vamos conferir quanto de fibras podemos encontrar na composição de diferentes tipos e porções do alimento, mas primeiro, vale a pena saber que a alface é considerada uma fonte de qualidade para o suprimento diário de fibras que o organismo necessita.

A justificativa? De acordo com o Serviço de Extensão da Universidade de Illinois, uma porção correspondente a uma xícara de folhas cruas de alface apresenta 1,3 g de fibras, ao mesmo tempo em que fornece somente nove calorias ao organismo.

Agora,
vamos conhecer a quantidade de fibras que está presente em outros tipos e
porções da alface, na lista a seguir:

  • Alface (genérica): 0,1 g de fibras em uma folha pequena ou média; 0,2 g em uma folha grande; 0,7 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada ou cortada e 1,2 g em 100 g;
  • Alface americana: 0,1 g de fibras em uma folha pequena ou média; 0,2 g em uma folha grande; 0,7 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada ou cortada e 1,2 g em 100 g;
  • Alface de folhas vermelhas: 0,2 g de fibras em um exterior de folha; 0,3 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada e 0,9 g em uma porção de 100 g;
  • Alface romana: 0,6 g de fibras em um exterior de folha; 1 g em uma porção de uma xícara de alface desfiada e 2,1 g em 100 g.

Alguns tipos de alface são menos nutritivos que outros

Ainda que seja um dos tipos mais comuns de alface de serem encontrados, a alface americana é a que apresenta o teor nutricional mais baixo. Mas e se encontrarmos apenas esse tipo de alface para comprar no mercado próximo de casa?

É por isso que vale a pena saber que as cabeças de alface americana com as folhas mais verdes são aquelas que apresentam o maior valor nutricional entre esse tipo de alface. Além disso, o Serviço de Extensão da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, afirma que essas folhas verdes da alface americana também possuem o teor mais elevado de fibras e o melhor sabor.

Um experimento do ano de 2003, realizado pelo Serviço de Pesquisa de Agricultura da USDA, identificou que a alface americana demonstrou conter o maior teor de vitaminas, cálcio e ferro, correspondendo ao da alface romana, quando folhas da cabeça de desse tipo de alface permaneceram abertas ao longo do seu processo de crescimento.

A
quantidade de vitamina C encontrada na alface não é considerada expressiva e
esse teor do nutriente no alimento pode ser destruído por muitos métodos de
preparação na cozinha.

Por
outro lado, fatiar a alface antes de utilizá-la cria a chamada oxidase do ácido
ascórbico, que libera a vitamina C.

Atenção

Para a elaboração deste artigo e conferir se a alface tem carboidrato, não submetemos a verdura a análises nutricionais, simplesmente consultamos e reproduzimos os dados disponibilizados na internet.

Você sabia que a alface tem carboidrato, mesmo que em uma quantidade ínfima? Pretende incluir mais na sua dieta? Comente abaixo!

rating_on Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicasrating_on Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicasrating_on Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicasrating_on Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicasrating_on Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e Dicas (2 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Alface Tem Carboidrato? Tipos, Variações e DicasLoading…





Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here