Alimentos ricos em Iodo – Tua Saúde

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Os alimentos mais ricos em iodo são os de origem marinha como a cavala ou o mexilhão, por exemplo. Mas, há outros alimentos ricos em iodo, tais como o sal iodado, leite e ovos. Por outro lado, os vegetais são geralmente pobres em iodo.

O iodo é importante para a produção de hormônios tireoidianos, os quais são importantes a nível de crescimento e desenvolvimento, assim como o controle de alguns processos metabólicos do organismos. A deficiência de iodo pode causar uma doença conhecida como bócio, assim como uma deficiência hormonal, que nos casos mais graves pode causar cretinismo na criança. Por esse motivo, é essencial incluir o iodo na alimentação.

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Lista de alimentos ricos em iodo

Alguns exemplos de alimentos ricos em iodo estão na tabela abaixo, confira:

Alimentos Peso (g) Iodo por porção (µg)
Cavala 150 255
Mexilhão 150  180
Bacalhau 150  165
Salmão 150 107
Pescada 75 75
Leite 560 86
Berbigão 50 80
Camarão 150  62
Arenque 150 48
Cerveja 560 45
Ovo 70 37
Fígado 150 22
Bacon 150 18
Sardinha com molho de tomate 100 64
Truta 150 2
Atum 150  21
Rim 150 42
Linguado 100 30
Queijo 48 18

Alguns alimentos como broto de bambu, cenoura, couve-flor, milho e mandioca diminuem a absorção do iodo pelo organismo, por isso, em caso de bócio ou baixa ingestão de iodo, estes alimentos devem ser evitados.

Além disso, há também alguns suplementos nutricionais como a espirulina que podem influenciar a glândula tireoide, de modo que caso a pessoa possua doença relacionada à tireoide é recomendado que busque orientação médica ou de um nutricionista antes de tomar qualquer tipo de suplemento.

Recomendação do iodo

Segue na tabela as recomendação do iodo nas diferentes fases da vida:

Idade Recomendação
Até 1 ano 90 µg/dia ou 15 µg/kg/dia
De 1 a 6 anos 90 µg/dia ou 6 µg/kg/dia
De 7 a 12 anos 120 µg/dia ou 4 µg/kg/dia
Dos 13 a 18 anos 150µg/dia ou 2 µg/kg/dia
Acima de 19 anos 100 a 150 µg/dia ou 0,8 a 1,22 µg/kg/dia
Gestantes 200 a 250 µg/dia

Função do iodo

A função do iodo é regular a produção de hormônios pela tireoide. O iodo serve para manter equilibrado os processos metabólicos do crescimento e desenvolvimento do cérebro e do sistema nervoso, desde a 15ª semana de gestação até os 3 anos de idade.

Além disso, o iodo é responsável por regular vários processos metabólicos, como a produção de energia e consumo de gordura acumulada no sangue. Dessa forma, acredita-se que o iodo possa ter uma ação antioxidante no organismo, no entanto são necessários mais estudos para confirmar essa relação.

Deficiência de iodo

A deficiência de iodo no corpo pode causar bócio, em que há o aumento do tamanho da tireoide, já que a glândula é forçada a trabalhar mais para capturar iodo e sintetizar hormônios da tireoide. Essa situação pode causar dificuldade em engolir, aparecimento de nódulos no pescoço, falta de ar e desconforto.

Além disso, a fata de iodo também pode causar transtornos no funcionamento da tireoide, podendo resultar no hipertireoidismo ou hipotireoidismo, condições em que se vê alterada a produção hormonal.

No caso cas crianças, a deficiência de iodo pode causar bócio, dificuldades cognitivas, hipotireoidismo ou cretinismo, uma vez que o desenvolvimento neurológico e cerebral pode ser gravemente afetado.

Iodo em excesso

O consumo excessivo de iodo pode causar diarreia, dor abdominal, náusea, vômito, taquicardia, lábios e pontas dos dedos azuladas.





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