Atum é Remoso? – MundoBoaForma.com.br

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Confira a seguir se o atum é remoso, ou seja, se de alguma forma ele pode fazer mal para quem o consome, ou se não há motivos para preocupações.

Mas, antes de tudo o que é um alimento remoso? De acordo com o dicionário, remoso significa “capaz de prejudicar a saúde, que faz mal à saúde, especialmente ao sangue […]”. O termo ainda pode sofrer uma pequena variação e ser chamado de reimoso.

O termo não se trata de uma classificação científica, mas é uma expressão antiga, associada à sabedoria popular, que também pode definir os alimentos que podem provocar inflamação na pele, em decorrência de uma reação alérgica.

Chama-se popularmente de reima algo que pode ser considerado um alergênico e que causa reações como coceira, diarreia e intoxicações mais sérias em algumas pessoas.

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Os alimentos remosos ou reimosos também são conhecidos pela alcunha de “alimentos carregados” e essas comidas costumam apresentar quantidades elevadas de proteína e gordura animal.

Aproveite para também conferir os benefícios do atum para a saúde e boa forma e veja algumas receitas com atum low carb.

E então, o atum é remoso?

Especialistas afirmam que a alimentação que pode auxiliar a melhorar a cicatrização e evitar inflamações na pele, deixando uma tatuagem mais bonita, por exemplo.

De acordo com eles, o atum faz parte do grupo de alimentos que podem ser consumidos para acelerar a cicatrização, graças ao fato de ser anti-inflamatório e conter gorduras boas.

No mesmo sentido, o atum é um dos peixes que apresentam ômega-3, que é conhecido por possuir uma ação anti-inflamatória.

É possível ter reações alérgicas ao atum?

Se um alimento remoso ou reimoso também pode estar associado a uma reação alérgica, se desejamos saber se o atum é remoso, precisamos descobrir se ele pode provocar uma alergia, não é mesmo?

Segundo a Food Allergy Research & Education (Pesquisa e Educação em Alergia Alimentar, tradução livre, FARE, sigla em inglês), organização dos Estados Unidos, ao lado do salmão e do alabote, o atum é um dos tipos mais comuns de peixe que pode causar alergia nas pessoas.

Ao contrário de outras alergias alimentares, que geralmente são observadas em bebês e crianças pequenas, uma alergia a um peixe pode não aparecer até a idade adulta, informou o American College of Allergy, Asthma & Immunology (Instituto Americano de Alergia, Asma e Imunologia, tradução livre, ACAAI, sigla em inglês).

A Fundação de Asma e Alergia da América informa que uma reação alérgica ao atum pode provocar sintomas como vergões vermelhos, inchados e que coçam, conhecidas pelo nome de urticária.

Também podem surgir inchaço ao redor dos olhos e dos lábios, vômito frequente e projetável com inchaço da boca ou língua e problemas digestivos como dor abdominal severa, diarreia e dificuldade para engolir.

Se você é alérgico ao atum, pode experimentar sintomas relacionados à asma como dificuldade para respirar, tosse, sibilo (chiado no peito), aperto no peito e falta de ar.

A alergia ao atum também pode provocar a anafilaxia, uma reação alérgica potencialmente fatal que afeta o corpo todo.

A anafilaxia se desenvolve rapidamente e pode voltar poucas horas depois que os sintomas diminuem. Ela é potencialmente fatal, então você precisa conseguir atenção médica imediata, mesmo se começar a se sentir melhor.

Os sintomas da alergia ao atum podem aparecer não somente após comer o alimento, mas também depois manusear ou sentir o odor do alimento.

Ao experimentar qualquer um dos sintomas, mesmo os mais amenos, procure rapidamente o auxílio médico para receber o tratamento apropriado e confirmar se realmente é alérgico ao peixe.

Isso é especialmente importante para saber tudo o que deve deixar de comer ou manusear caso realmente seja alérgico ao peixe, para evitar sofrer novamente com uma reação alérgica.

Cuidado com o sódio do atum enlatado

Ainda que seja possível encontrar versões de atum enlatado sem a adição de sódio, muitas variedades do produto são ricas no mineral.

É possível encontrar 354 mg de sódio em uma porção de 85 g do produto. Também podemos chegar a encontrar 558 mg do mineral em uma porção de 100 g do atum light enlatado sólido e escorrido em água.

Embora o sódio seja necessário para funções no corpo humano como o controle da pressão arterial e do volume do sangue e para o funcionamento adequado dos músculos, a ingestão de uma quantidade elevada do nutriente não é nada boa para o organismo.

Adultos saudáveis não devem consumir mais do que 2,3 mil mg de sódio diariamente, indivíduos com pressão arterial alta não devem ingerir mais do que 1,5 mil mg do mineral e quem tem insuficiência cardíaca congestiva, cirrose do fígado e doença renal podem precisar consumir quantias muito menores do que essas.

A Associação Americana do Coração recomenda que os adultos limitem a sua ingestão de sódio para 1,5 mil mg do nutriente por dia.

O excesso de sódio na alimentação pode causar problemas como retenção de líquidos, pressão e endurecimento dos vasos sanguíneos, pressão arterial alta, ataque cardíaco, acidente vascular cerebral (AVC) e insuficiência cardíaca.

Você já tinha ouvido falar que o atum é remoso? Consome frequentemente esse peixe em sua dieta e já percebeu algum efeito colateral? Comente abaixo!

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