Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e Dicas

0
264


Anúncio

A aveia é conhecida por ser fonte de fibras e outros nutrientes importantes para o nosso corpo funcionar corretamente como proteínas, manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio, zinco e vitamina B1.

O alimento já foi associado a benefícios para a saúde do coração, para a saúde digestiva e para a saciedade do corpo, além de ter sido apontado como fonte de antioxidantes e capaz de contribuir com a diminuição da prisão de ventre.

Será que a aveia é carboidrato?

Sim, a aveia é carboidrato.
Tanto que de acordo com a mestra em nutrição humana Adda
Bjarnadottir, 66% do peso da aveia crua corresponde aos carboidratos.

Desses carboidratos da aveia, 85% correspondem ao amido enquanto 11% são fibras, completou Bjarnadottir. Tanto as fibras quanto o amido entram na categoria dos carboidratos complexos.

Em seu artigo, a mestra em nutrição humana também afirmou que o amido é o maior componente da aveia e é constituído por longas moléculas de glicose. “O amido da aveia é diferente do amido em outros grãos. Ele tem um teor de gorduras mais alto e uma viscosidade maior (habilidade de se ligar à água)”, detalhou Bjarnadottir.

A mestra em nutrição humana
também apresentou e explicou a respeito dos três principais tipos de amido
encontrados na composição da aveia:

  • Amido rapidamente digerido (7%) – é rapidamente decomposto e absorvido na forma de glicose;
  • Amido lentamente digerido (22%) – é decomposto e absorvido mais lentamente;
  • Amido resistente (25%) – funciona como uma fibra, escapa do processo de digestão e melhora a saúde intestinal, alimentando as bactérias do bem do intestino.

Falando nas fibras, a maioria das fibras presentes na composição da aveia são solúveis, ainda que o alimento também possua fibras insolúveis, afirmou Bjarnadottir. Segundo ela, uma fibra que se destaca na aveia é a chamada betaglucana.

“As betaglucanas são únicas entre as fibras, já que elas podem formar um solução viscosa (parecida com um gel), em uma concentração relativamente baixa”, explicou Bjarnadottir

De acordo com ela, na aveia crua e integral, o teor de betaglucanas varia entre 2,3% a 8,5%, sendo que a maioria está presente no farelo do alimento.

“As betaglucanas são conhecidas por diminuir os níveis de colesterol e aumentar a excreção dos ácidos da bile. Também acredita-se que elas causam uma diminuição nos níveis de açúcar no sangue e nas taxas de insulina depois de uma refeição rica em carboidratos. O consumo diário de betaglucanas mostrou diminuir o colesterol, principalmente o LDL (o colesterol ruim) e, portanto, pode reduzir os riscos de doença no coração”, completou a mestra em nutrição humana.

A quantidade de carboidratos encontrada na aveia

Agora que já sabemos que a aveia é carboidrato mesmo, vamos conhecer o teor do nutriente que pode ser encontrado em diferentes versões e porções do alimento?

1. Aveia em flocos Quaker

Existem 17 g de carboidratos
em uma porção correspondente a duas colheres de sopa ou 30 g da aveia em floco
da marca Quaker. Já uma porção de 100 g do alimento apresenta aproximadamente
56,5 g de carboidratos.

2. Farelo de aveia Quaker

São encontrados 4,2 g de
carboidratos em uma porção de 10 g ou uma colher de sopa do farelo de aveia da
marca Quaker.

Com base nessas quantidades, calcula-se que uma porção de 30 g do alimento carrega 12,6 g de carboidratos, ao mesmo tempo em que uma porção de 100 g deste farelo de aveia possui 42 g de carboidratos.

3. Aveia em flocos finos Nestlé

A aveia em flocos finos da
marca Nestlé fornece 16 g de carboidratos em uma porção equivalente a 30 g ou
duas colheres de sopa.

A partir desses números, pode-se calcular que uma porção com 100 g desta aveia em flocos finos possui em torno de 53,3 g de carboidratos.

4. Aveia em flocos grossos Jasmine

A aveia em flocos grossos da
marca Jasmine apresente 8,5 g de carboidratos em uma porção de 15 g ou uma
colher de sopa. Com isso, estima-se que uma porção com 30 g do alimento contenha
aproximadamente 17 g de carboidratos.

No mesmo sentido, calcula-se
que 100 g desta aveia em flocos grossos sejam compostos por cerca de 56,5 g de
carboidratos.

5. Farinha de aveia Quaker

Se estivermos falando da
farinha de aveia da marca Quaker, o que encontramos são 33 g de carboidratos em
uma porção correspondente a 50 g ou ½ xícara.

A partir desses valores, é
possível estimar que uma porção de 100 g do alimento apresente 66 g de
carboidratos, ao mesmo tempo em que 30 g desta farinha de aveia carrega 19,8 g
de carboidratos.

6. Aveia integral em flocos Mãe Terra

Em 30 g ou duas colheres de sopa da aveia integral em flocos da marca Mãe Terra contêm 17 g de carboidratos. Com base nessas quantidades, calcula-se que uma porção de 100 g do alimento possui aproximadamente 56,5 g de carboidratos.

7. Aveia instantânea Nesfit

São encontrados 19 g de carboidratos em uma porção de quatro colheres de sopa ou 28 g da aveia instantânea da marca Nesfit.

A partir desses valores, estima-se que uma porção com 100 g desta aveia instantânea seja composta por cerca de 67,8 g de carboidratos.

Atenção: Foram reproduzidas as informações disponibilizadas pelas tabelas nutricionais nas embalagens dos alimentos, entretanto, não submetemos os alimentos a análises nutricionais para checar a sua quantidade de carboidratos.

Como cada marca e forma de consumir a aveia pode apresentar um teor diferente de carboidratos, é importante que você sempre cheque a tabela nutricional da sua aveia antes de comprar ou consumi-la.

Você já tinha ouvido falar que a aveia é carboidrato? Tem costume de consumir aveia de que maneiras na sua dieta? Comente abaixo!

rating_on Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e Dicasrating_on Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e Dicasrating_on Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e Dicasrating_on Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e Dicasrating_on Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e Dicas (2 votos, média: 5,00 de 5)
rating_on Aveia é Carboidrato? Tipo, Quanto e DicasLoading…





Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here