Banana com Aveia Engorda ou Emagrece? Benefícios e Dicas

0
73


Banana com aveia é um prato que podemos saborear de manhã cedo no café da manhã ou ao longo do dia, naqueles momentos em que a fome bate entre uma e outra refeição principal.

Os dois já foram apontados como alimentos que podem beneficiar a saúde do nosso organismo, mas será que a junção da fruta com o cereal estimula o aumento ou a diminuição do peso? É justamente sobre isso que vamos falar mais abaixo.

Comer banana com aveia engorda ou emagrece?

Dependendo da maneira como a combinação for consumida, podemos dizer que banana com aveia engorda e emagrece. Como isso acontece? Calma que vamos explicar.

A dupla pode pender para o lado do aumento de peso quando for consumida em porções grandes porque os dois ingredientes apresentam uma quantidade significativa de calorias, principalmente em quantidades maiores.

Uma banana pequena contém 90 calorias, uma banana média apresenta 105 calorias e uma banana grande possui 121 calorias.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Por sua vez, a aveia em flocos da marca Quaker carrega 104 calorias a cada duas colheres de sopa ou 30 g e, consequentemente, aproximadamente 346,5 calorias em uma porção de 100 g.

Assim, se a pessoa escolher, por exemplo, comer duas bananas grandes com 50 g de aveia em flocos, terá um prato com pouco mais de 415 calorias. Um valor significativo, especialmente se for para uma refeição (teoricamente) pequena como um lanche entre o almoço e o jantar.

Por serem ricas em calorias e carboidratos, a banana e a aveia devem ser consumidas em quantidades pequenas para não ocorrer a elevação do peso.

Entretanto, isso não significa que quem necessita e/ou deseja emagrecer não pode comer banana com aveia. Para não exceder na quantidade de calorias do prato, basta saber controlar as porções. Por exemplo, uma banana pequena com duas colheres de sopa de aveia resulta em uma refeição com 194 calorias.

As fibras

Tanto a banana quanto a aveia servem com fonte de fibras, um nutriente conhecido por estimular a sensação de saciedade no organismo. Por isso, podemos também dizer que o consumo de banana com aveia emagrece.

Isso porque, uma vez que estamos satisfeitos, fica mais fácil manter o apetite bem controlado e ter mais forças para resistir aos quitutes e guloseimas ricos em calorias e açúcar e pobres em nutrientes que favorecem a elevação do peso.

Uma porção de duas colheres de sopa ou 30 g de aveia em flocos da marca Quaker apresenta 2,9 g de fibras e uma unidade média de banana é composta por 3,1 g de fibras.

Benefícios da banana com aveia

Agora que já analisamos se a banana com aveia engorda ou emagrece, vamos conhecer alguns benefícios que já foram atribuídos a esses alimentos:

1. A combinação é nutritiva

A banana é fonte de nutrientes como carboidratos, fibras, potássio, magnésio, cobre, manganês vitamina B6 e vitamina C. A aveia possui carboidratos, fibras, proteínas, manganês, fósforo, cobre, ferro, selênio, magnésio, zinco, vitamina B1, vitamina B5 e vitamina B9 (ácido fólico/folato).

Ou seja, ao juntarmos a dupla no café da manhã ou em um lanchinho ao longo do dia, temos um prato composto por diversos nutrientes que são fundamentais para que o nosso organismo funcione corretamente.

2. Recuperação após treinamentos físicos

Comer banana com aveia pode colaborar com a recuperação depois da execução de um treinamento físico graças ao fato dos dois alimentos servirem como fonte de magnésio.

Isso porque uma pesquisa italiana, que foi publicada no Jornal Americano de Nutrição Clínica, indicou que o nutriente diminui o ácido lático produzido durante a prática de exercícios físicos, que, em excesso, provoca as dores musculares.

Além disso, alguns estudos apontaram a banana como capaz de ajudar em relação às cãibras musculares, que podem aparecer depois da realização de atividades físicas.

Entretanto, a publicação também alertou que outras pesquisas indicaram que a fruta não oferece efeitos neste sentido.

2. Qualidade do sono

Misturar banana com aveia estimula a produção do hormônio melatonina, substância que é responsável pela promoção de uma noite bem dormida.

3. Saúde digestiva

Já vimos aqui que tanto a banana quanto a aveia são compostas por fibras, não é mesmo? As fibras alimentares são conhecidas por melhorarem a digestão do organismo.

4. Saúde da pressão arterial

A banana é rica em potássio, um nutriente que é importante para o controle da pressão arterial. Uma alimentação rica no mineral pode contribuir com a diminuição dos níveis de pressão arterial.

5. Colesterol

A aveia é composta por uma fibra conhecida pelo nome de betaglucano, que se dissolve na água e forma uma espécie de gel que já foi associado ao efeito de diminuir os níveis do colesterol LDL – chamado ainda de colesterol ruim – e as taxas totais de colesterol no organismo.

Você imaginava que o consumo de banana com aveia engorda ou emagrece? Tem costume de comer esses dois alimentos juntos em sua dieta? Comente abaixo!

1 Estrela2 Estrelas3 Estrelas4 Estrelas5 Estrelas (2 votos, média: 5,00 de 5)
Loading…





Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here