Baqueteamento digital: o que é, principal causas e como tratar

0
186


Anúncio

O baqueteamento digital, anteriormente conhecido como hipocratismo digital, é caracterizado pelo inchaço da ponta dos dedos e alterações na unha, como alargamento da unha, aumento do ângulo entre as cutículas e a unha, curvatura para baixo da unha e amolecimento das unhas, que pode ser acompanhada ou não por vermelhidão local.

O baqueteamento está normalmente associado a doenças pulmonares e cardíacas, sendo, portanto, um importante sinal indicativo de doenças graves. Dessa forma, ao ser verificado pelo médico a presença de baqueteamento, o médico pode indicar a realização de exames adequados para que o tratamento possa ser iniciado logo em seguida e, assim, promover a qualidade de vida da pessoa.

Como o baqueteamento digital pode estar associado a diversas situações além de doenças pulmonares e cardíacas, não há tratamento específico para essa situação. No entanto, a realização do tratamento da causa é suficiente para diminuir o inchaço e, por isso, o baqueteamento pode ser utilizado pelo médico como forma de acompanhar a evolução do paciente e resposta ao tratamento.

Principais causas

O baqueteamento digital pode ser hereditário ou acontecer como consequência de doenças graves, sendo principalmente associada a doenças pulmonares, como câncer de pulmão, fibrose cística, asbestose e bronquiectasia, por exemplo. No entanto, esse sintomas também pode ser consequência de outras doenças, como por exemplo:

  • Doenças cardíacas congênitas;
  • Linfoma;
  • Inflamações crônicas do sistema digestivo, como a doença de Crohn;
  • Alterações hepáticas;
  • Problemas relacionados à glândula tireoide;
  • Talassemia;
  • Síndrome de Raynaud;
  • Colite ulcerativa.

Ainda não se sabe o porquê do baqueteamento acontecer nessas situações, no entanto é importante que o médico leve em consideração esse sintoma e solicite a realização de exames para que se possa ser iniciado o tratamento adequado, já que o hipocratismo digital pode ser um dos sintomas iniciais de doenças graves.

Como é feito o tratamento

O tratamento para o baqueteamento digital varia de acordo com a causa e a regressão do inchado dos dedos pode ser utilizado pelo médico como forma de avaliar a resposta do paciente ao tratamento.

Dessa forma, de acordo com a causa do hipocratismo digital, o médico pode recomendar a realização de quimio ou radioterapia, no caso de estar associada com doenças malignas pulmonares, ou uso de medicamentos e terapia com oxigênio. Nos casos mais graves de baqueteamento por doenças pulmonares, pode ser recomendada a realização de transplante de pulmão, no entanto essa recomendação é pouco frequente.

Nos casos que não estão relacionados com doenças respiratórias, o médico pode recomendar o uso de medicamentos específicos para a causa, além de mudança no estilo de vida.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here