Bote o avocado na sua rotina

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Pesquisadores da Universidade de Illinois em Urbana-Champaign, nos Estados Unidos, recrutaram 163 adultos com sobrepeso ou obesidade e instruíram uma parcela a comer avocado (ou Hass, seu nome oficial) uma vez ao dia. Após 12 semanas, exames indicaram que os consumidores da fruta tinham maior abundância de bactérias no intestino que quebram as fibras para produzir substâncias parceiras da microbiota.

Além disso, exibiam maior diversidade de micro-organismos. “São efeitos muito positivos, porque a variedade da microbiota está diretamente relacionada com a saúde”, interpreta Renata Guirau, nutricionista da rede Oba Hortifruti. “O equilíbrio entre as bactérias pode influenciar na absorção de nutrientes, no sistema imune e até no sistema nervoso”, exemplifica.

  • Abacate x avocado

    De acordo com Renata, o avocado, que é aquela versão menorzinha, tem uma concentração mais elevada de gorduras e fibras em comparação ao abacate maior — variedades como Fortuna e Breda são exemplos. “Mas, do ponto de vista de vitaminas e minerais, eles são parecidos”, diz a nutricionista. Veja detalhes em 100 gramas das frutas:

    Calorias

    Abacate: 75 cal
    Avocado: 160 cal

    Carboidratos

    Abacate: 5,8 g
    Avocado: 8,5 g

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    Gorduras totais

    Abacate: 6,2 g
    Avocado: 14,7 g

    Vitamina A

    Abacate: 6 mcg
    Avocado: 7 mcg

    Fibras

    Abacate: 4 g
    Avocado: 6,7 g

    Potássio

    Abacate: 174 mg
    Avocado: 485 mg

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