Camu camu: o que é, benefícios e como consumir

0


Anúncio

O camu camu é uma fruta típica da região Amazônica que possui uma elevada quantidade de vitamina C, sendo muito mais rica nesse nutriente que outras frutas como a acerola, a laranja, o limão ou o abacaxi. Essa fruta é típica de países da América do Sul, como Peru, Brasil e Colômbia e o seu nome científico é Myrciaria dubia.

No entanto, essa fruta possui um sabor muito ácido e normalmente é consumida em sorvetes, iogurtes, compotas, refrigerantes e doces, podendo ser também comprado em forma de comprimidos ou em pó nas lojas de produtos naturais.

loading-dots-article Camu camu: o que é, benefícios e como consumir

Principais benefícios

O consumo de camu camu proporciona os seguintes benefícios para a saúde:

  1. Fortalecer o sistema imune, já que contém grande quantidade de antioxidantes, como vitamina C e flavonoides, como as antocianinas e o ácido elágico, ajudando a combater doenças como herpes, por exemplo;
  2. Atuar como antiinflamatório, pois o seu conteúdo de antioxidantes diminui a concentração de marcadores pró-inflamatórios, podendo melhorar os sintomas de doenças como a artrite, por exemplo;
  3. Combater a gripe e o resfriado comum, já que tem grande quantidade de vitamina C;
  4. Diminuir o risco de estresse oxidativo e o dano celular, pelo o que poderia diminuir o risco de doenças crônicas, problemas cardíacos e câncer;
  5. Prevenir o envelhecimento precoce, já que a vitamina C ajuda a manter o colágeno do corpo, substância que evita as rugas e as marcas de expressão;
  6. Pode ajudar no controle da pressão arterial, pois possui compostos bioativos que podem causar vasodilatação, reduzindo a pressão arterial;
  7. Pode ajudar no controle da glicemia, já que é rica em compostos fenolicos capazes de inibir a digestão dos carboidratos e a absorção de glicose a nível intestinal, além de estimular a secreção de insulina para o pâncreas, modular a liberação de glicose desde o fígado, ativar os receptores de insulina e a captação de glicose nos tecidos sensíveis à insulina.

Alguns estudos foram realizados com ratos em que o consumo de camu camu favoreceu a perda de peso, já que promove alteração da microbiota intestinal, regula a glicose e a insulina, evitando o acúmulo de gordura a nível abdominal e no fígado, no entanto são necessários mais estudos que possam ser comprovados esse benefício.

Composição nutricional do camu camu

A tabela a seguir traz a composição nutricional para 100 g de camu camu em pó:

Componentes Quantidade em 100 g de fruta Quantidade de 100 g da fruta em pó
Energia 24 kcal 314 kcal
Carboidratos 5,9 g 55,6 g
Proteína 0,5 g 5,6 g
Gorduras 0,1 g 2,5 g
Fibras 0,4 g 23,4 g
Vitamina C 2780 mg 6068 mg
Ferro 0,5 mg

Para aumentar a absorção do ferro da dieta, deve-se consumir o camu camu após o almoço ou o jantar, pois seu alto teor em vitamina C ajuda a aumentar a quantidade de ferro absorvida no intestino. Além disso, é importante lembrar que a polpa da fruta tem menor concentração de vitamina C que o pó, devido à água que é preservada na polpa e dilui os nutrientes.

Como consumir

O camu camu pode ser consumido fresco na forma de suco, diluindo cerca de 50 g da fruta em 1 litro de água.

Além disso, essa fruta também pode ser encontrada em pó, que deve ser consumido diluindo 1 colher de sopa rasa em 1 copo de água, tomando a mistura 2 vezes por dia. Quando consumido na forma de comprimidos, deve-se tomar 1 cápsula de 500 mg duas vezes por dia, uma de manhã e outra à tarde.

Receita de Suco Rosa de Camu camu

Este suco ajuda a melhorar o funcionamento do intestino, prevenir rugas e fortalecer o sistema imune, devido ao seu conteúdo de fibras e antioxidantes. O suco pode ser consumido no café da manhã ou nos lanches.

Ingredientes:

  • 1 banana;
  • 3 morangos;
  • 1 maçã com casca;
  • 1 beterraba pequena;
  • 1 mão cheia de espinafres;
  • 1 colher de chá de camu camu;
  • 1/2 copo de água.

Modo de preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e beber sem adicionar açúcar. Para o suco ficar mais cremoso, pode-se utilizar a banana congelada.

Possíveis efeitos secundários

Devido ao seu elevado conteúdo de vitamina C, o consumo em excesso dessa fruta em pós, cápsulas ou a própria fruta, pois pode causar um excesso dessa vitamina no organismo. Além disso, como a vitamina C favorece a absorção de ferro, pode causar um excesso desse mineral no organismo, no entanto essa situação não é comum.

Ambas as situações podem causar transtornos gastrointestinais como diarreia, náuseas, dor abdominal e vômitos.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here