Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)

0
7


Veja o que é e como é feito o teste cutâneo alérgico, também conhecido como Prick Test, que é usado para detectar uma alergia. Entenda seus riscos e cuidados.

O teste cutâneo alérgico ou prick test é recomendado como o principal método para fazer o diagnóstico de alergias mediadas por IgE (imunoglobulina E) na maioria das doenças alérgicas.

As alergias do tipo 1 (mediadas por IgE) são resultado da produção de IgE específicos para alérgenos por pessoas que possuem algum tipo de alergia.

As alergias mediadas por IgE podem desempenhar um papel muito importante em condições como alergias alimentares, rinite alérgica, urticária aguda e angioedema, asma, dermatite atópica, alergia ao veneno de insetos, anafilaxia, alergia ao látex e algumas alergias a medicamentos.

Esse teste apresenta vantagens de sensibilidade e características relativas às alergias, baixo custo, resultados rápidos, boa tolerabilidade, flexibilidade, e demonstração clara para os pacientes de suas alergias.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Porém, ele está sujeito a alguma variabilidade de acordo com a pessoa que o realiza, observa e interpreta. Existem ainda outros tipos de teste de alergia – conheça como é cada um.

Como é feito o teste cutâneo alérgico

Quando você for fazer um teste cutâneo alérgico ou prick test, a área da sua pele a ser testada será limpa com álcool e a enfermeira fará uma série de marcas na mesma.

Essas marcas serão usadas para rastrear os diferentes alérgenos e como a sua pele reage a cada um deles.

Uma pequena gota de cada alérgeno será colocada em sua pele e, em seguida, a profissional irá cutucar levemente a superfície onde foram pingadas as gotas para que uma pequena quantidade do alérgeno penetre na pele.

O procedimento geralmente não é doloroso, mas algumas pessoas o acham um pouco irritante. Quando essa parte do teste estiver concluída, você irá esperar até que o seu corpo reaja, o geralmente leva no máximo 15 ou 20 minutos.

Se você for alérgico a uma ou mais substâncias, irá aparecer um inchaço vermelho e com coceira. A área onde o alérgeno foi colocado ficará parecida com uma picada de mosquito cercada por um anel vermelho.

Em seguida, as suas reações serão avaliadas e medidas. Os inchaços da reação da pele geralmente desaparecem dentro de algumas horas.

Esse tipo de teste alérgico pode ser realizado em pessoas de todas as idades, até mesmo em crianças com mais de 6 meses e é amplamente utilizado e seguro na maioria dos casos.

Riscos e efeitos colaterais

Raramente este tipo de teste pode desencadear um tipo mais grave de reação alérgica. É mais provável que isso ocorra em pessoas com histórico de reações graves e é mais comum no caso de alergias alimentares.

O seu médico estará preparado para reconhecer e tratar essas reações.

Os efeitos colaterais mais comuns do teste cutâneo alérgico são pequenos inchaços e manchas vermelhas com coceira (urticária) que podem ser mais perceptíveis durante o teste.

Uma área de inchaço, vermelhidão e coceira pode se desenvolver algumas horas após o teste e persistir por alguns dias, mas isso ocorre apenas em algumas pessoas e não na maioria.

Raramente os prick tests podem produzir uma reação alérgica grave e imediata, por isso é importante que o teste cutâneo alérgico seja realizado em uma clínica ou hospital onde estão disponíveis equipamentos e medicamentos de emergência adequados.

Como se preparar para o teste cutâneo alérgico

Sua principal tarefa antes de ir fazer esse teste é fornecer detalhes sobre suas alergias, como por exemplo quando e onde elas agem e como seu corpo responde.

Você também não deve tomar anti-histamínicos antes de fazer o teste e deve informar o seu alergista sobre qual anti-histamínico costuma tomar.

Isso porque, dependendo de como ele funciona, você talvez precise ficar sem ele por mais de uma semana. Entre os anti-histamínicos estão os remédios para alergias ou resfriados que contêm um anti-histamínico combinado com outras substâncias.

Outros medicamentos também podem alterar o resultado do teste cutâneo alérgico, por isso é importante conversar com o alergista para saber se será necessário parar de tomar o medicamento por um tempo antes do teste ou adiá-lo.

No dia do teste, não use perfume ou loção corporal na área da pele onde o teste será realizado.

Você pode ter um resultado positivo para um alérgeno e nunca mostrar sintomas dessa alergia, bem como pode receber um resultado falso positivo ou um falso negativo.

Um resultado falso negativo pode ser perigoso, pois não indica a substância à qual você é alérgico e desta você não saberá como evitá-la.

Mesmo assim, ainda é uma boa ideia fazer o teste, porque identificar as substâncias que desencadeiam suas alergias permite que você trabalhe com seu médico para desenvolver um plano de tratamento para aliviar seus sintomas.

Referências Adicionais:

Você já sabia o que é e como funciona o teste cutâneo alérgico? Já precisou fazer um? Comente abaixo!

prick-test Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)prick-test Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)prick-test Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)prick-test Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)prick-test Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test) (1 votos, média: 5,00 de 5)
prick-test Como é o Teste Cutâneo Alérgico (Prick Test)Loading…



Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here