Como melhorar a Memória – Tua Saúde

0


Anúncio

Para melhorar a capacidade de memória, é fundamental dormir 7 a 9 horas por dia, fazer exercícios específicos como jogos com palavras, reduzir o estresse e comer alimentos como peixe, porque é rico em ômega 3, que é importante para manter o cérebro saudável e funcional.

Outras dicas para melhorar a memória podem ser

loading-dots-article Como melhorar a Memória - Tua Saúde
  • No final do dia, recordar as atividades que se fez ao longo do dia;
  • Fazer uma lista de compras, mas procurar não usar a lista quando se vai no supermercado, tentando lembrar o que se escreveu;
  • Manter o cérebro alimentado, fazendo refeições de 3 em 3 horas, para estar sempre ativo e pronto para memorizar;
  • Beber bebidas com cafeína, como chá verde ou café, por exemplo, porque a cafeína mantém o cérebro em alerta e facilita a captação da informação a memorizar;
  • Comer alimentos como ovo, nozes, leite, gérmen de trigo, castanha-de-caju e tomate, pois têm substâncias na sua composição que facilitam gravar informações e evitam o esquecimento;
  • Utilizar a mão não dominante para realizar atividades em que geralmente se usa mão direita, como escrever, escovar os dentes, folhear um livro ou abrir uma porta por exemplo;
  • Ir para o trabalho e/ou regressar a casa por outros caminhos diferentes dos habituais;
  • Mudar a localização de alguns objetos que se usam muito no dia-a-dia, como o caixote do lixo ou as chaves de casa, por exemplo.

Além disso, é muito importante a pessoa estar concentrada quando quer memorizar algo. Por exemplo, é mais difícil memorizar um endereço quando se está dirigindo e falando pelo celular do que se a pessoa estiver tentando memorizar o endereço sem fazer outra atividade ao mesmo tempo.

O estresse e a ansiedade também dificultam a memorização, porque o cérebro está ocupado com muitos pensamentos e tem dificuldade em se concentrar para memorizar.

Teste sua memória

Faça o teste a seguir e avalie sua memória e concentração em poucos minutos. O teste é rápido e consiste em apenas 12 perguntas:

O que comer para melhorar a memória

A alimentação também é importante para melhorar a memória, sendo que, alimentos ricos em ômega-3, como o salmão, a sardinha e as sementes de linhaça, por exemplo, e anti-oxidantes presentes nas frutas e legumes, contribuem para manter o cérebro funcional.

Além disso, devem-se evitar alimentos ricos em açúcares simples, como bolos, biscoitos e chocolate, e optar por ingerir carboidratos integrais, como pão, massa e arroz integral e/ou aveia, por exemplo.

Para saber mais exemplos de alimentos que melhoram a memória veja este vídeo:

7 dicas para melhorar a capacidade do seu cérebro

195 mil visualizações

O que evitar

O estresse e a ansiedade prejudicam a memória porque o cérebro está ocupado com preocupações, dificultando a capacidade de concentração e, posteriormente, relembrar mais tarde o que se leu ou ouviu. Por isso, o estresse e a ansiedade devem ser evitados, o que pode ser feito com a ajuda de meditação e exercício físico, por exemplo.

Além disso, existem alguns medicamentos que também podem afetar a memória e, nesses casos, se a pessoa sentir dificuldades de memória ou notar que se esquece muito das coisas, deve falar com o médico.

Exercícios para melhorar a memória

Os exercícios para melhorar a memória são fundamentais, porque se o cérebro não for estimulado, torna-se “preguiçoso”, diminuindo a capacidade de memorização. Alguns desses exercícios podem ser caça palavras, sudoku ou montar um quebra-cabeças, por exemplo. Saiba mais sobre os exercícios para memória





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here