Condrossarcoma: o que é, sintomas e tratamento

0
51


O condrossarcoma é um tipo de câncer maligno raro em que há produção de células cartilaginosas cancerígenas nos ossos da região pélvica, quadril e ombros, ou nos tecidos ao redor, levando ao surgimento de alguns sinais e sintomas, como dor, inchaço e formação de uma massa no local afetado. Possui um crescimento lento, mas pode desenvolver muitas vezes metástases para outros locais, especialmente para o pulmão.

Esse tipo de câncer é mais frequente em pessoas mais velhas, principalmente homens, está relacionado com fatores genéticos e o tratamento é feito com o objetivo de remover o tumor, sendo necessário para isso a realização de procedimento cirúrgico.

Sintomas de condrossarcoma

Os sinais e sintomas de condrossarcoma podem variar de pessoa para pessoa de acordo com a localização e extensão do tumor, sendo os principais:

  • Aparecimento de massa no local do tumor;
  • Dor local, que piora ao longo do tempo e que pode ser mais intensa à noite;
  • Inchaço da região.

A ocorrência do condrossarcoma está relacionada com alterações genéticas, acontecendo em ossos considerados normais e, por isso, esse tipo de condrossarcoma é conhecido como condrossarcoma primário. Alguns tipos de condrossarcoma também podem surgir como consequência da transformação de lesões benignas da cartilagem em câncer, sendo estes denominados condrossarcomas secundários.

A maioria dos condrossarcomas apresentam desenvolvimento lento e possuem bom prognóstico, havendo baixa chance de metástase, no entanto há outros que possuem crescimento mais rápido, o que favorece a metástase. Por isso, é importante que o diagnóstico seja feito corretamente para que o tratamento seja iniciado e, assim, possam ser prevenidas consequências.

Anúncio
Liberdade Financeira de Verdade!

Como é o diagnóstico

O diagnóstico do condrossarcoma é feito pelo ortopedista através da avaliação dos sinais e sintomas apresentados pela pessoa e exames de imagem, como raio X, tomografia, cintilografia óssea, ressonância magnética e o PET-scan, que é um exame de imagem muito utilizado para diagnosticar precocemente o câncer e identificar metástases. Entenda como é feito o PET-scan.

No entanto, é comum que o médico também peça a realização de um biópsia, já que é a única forma de diagnosticar definitivamente o câncer, quando os outros exames apresentam algum tipo de alteração.

Tratamento para o condrossarcoma

O tratamento tem como objetivo remover completamente o tumor, sendo necessário para isso a realização de um procedimento cirúrgico. O tratamento depende da idade da pessoa, história médica, tipo de condrossarcoma e estágio da doença e do prognóstico dado pelo médico.

Quando o disgnóstico é realizado de forma tardia ou quando se trata de um tumor de crescimento rápido, além da remoção do tumor, pode também ser necessária a amputação do membro em que o tumor foi localizado para evitar que no caso da permanência de alguma célula tumoral, esta volte a se proliferar e o câncer volte a aparecer.

Apesar do condrossarcoma não responder bem à quimio e radioterapia, esses tratamentos podem ser necessários no caso de ter sido verificada metástase, pois assim é possível combater as células cancerosas que encontram-se em outros locais do corpo e evitar a progressão da doença.

É importante que a pessoa seja acompanhada regularmente pelo ortopedista oncológico e sua equipe, para que seja verificado o sucesso do tratamento e a necessidade de realização de qualquer outro procedimento.

Veja como deve ser feito o tratamento para câncer nos ossos.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here