Dengue, Zika, Chikungunya, Mayaro ou Virose?

0


Anúncio

A dengue é uma doença infecciosa causada por um vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti que leva ao aparecimento de alguns sinais e sintomas, que podem durar entre 2 e 7 dias, como dor no corpo, dor de cabeça e cansaço, cuja intensidade pode variar de pessoa para pessoa. Além disso, é possível verificar na dengue a presença de manchas vermelhas na pele, febre, dor nas articulações, coceira e, nos casos mais graves, sangramento.

Os sintomas da dengue, porém, são semelhantes aos de outras doenças, como Zika, Chikungunya e Mayaro, que também são doenças causadas por vírus transmitidos pelo mosquito Aedes aegypti, além de também ser parecido com os sintomas de virose, sarampo e hepatites. Por isso, na presença de sintomas sugestivos de dengue, por exemplo, é importante que a pessoa vá ao hospital para que sejam feitos exames e se possa verificar se realmente é dengue ou outra doença, sendo iniciado o tratamento mais adequado.

Saiba reconhecer os sintomas de dengue.

loading-dots-article Dengue, Zika, Chikungunya, Mayaro ou Virose?

Algumas das doenças cujos sintomas podem ser parecidos com a dengue são:

1. Zika

A Zika também é uma doença que pode ser transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, que nesse caso transmite o Zika vírus para a pessoa. No caso da Zika, além dos sintomas da dengue pode também ser verificada vermelhidão nos olhos e dor ao redor dos olhos.

​O sintomas da Zika são mais brandos que os da dengue e duram menos tempo, cerca de 5 dias, no entanto a infecção por esse vírus está associada com complicações graves, principalmente quando acontece durante a gravidez, podendo causar microcefalia, alterações neurológicas e a síndrome de Guillain-Barre, em que o sistema nervoso passa a atacar o próprio organismo, principalmente as células nervosas. 

2. Chikungunya

Assim como a dengue e a Zika, a Chikungunya também é causada pela picada do Aedes aegypti infectado pelo vírus causador na doença. No entanto, diferentemente dessas duas outras doenças, os sintomas de Chikungunya são mais prolongados, podendo durar mais ou menos 15 dias, e pode também ser verificada perda de apetite e mal estar, além de também poder causar alterações neurológicas e a síndrome de Guillain-Barre.

É comum também que os sintomas articulares da Chikungunya durem por meses, sendo recomendada a realização de fisioterapia para alívio dos sintomas e melhora da movimentação da articulação. Saiba como identificar a Chikungunya.

3. Mayaro

A infecção pelo vírus Mayaro é difícil de ser identificada devido à similaridade dos sintomas com os da dengue, Zika e Chikungunya. Os sintomas dessa infecção também podem durar cerca de 15 dias e, diferentemente da dengue, não são observadas manchas vermelhas na pele, mas sim inchaço das articulações. Até o momento a complicação relacionada com a infecção por esse vírus foi a inflamação no cérebro, chamada de encefalite. Entenda o que é a infecção pelo Mayaro e como reconhecer os sintomas.

loading-dots-article Dengue, Zika, Chikungunya, Mayaro ou Virose?

4. Virose

Normalmente o médico indica que é uma virose quando os sintomas são leves como febre baixa, perda do apetite e dores no corpo, que podem deixar a pessoa mais cansada. Quando estes sintomas já estão presentes há mais de 3 dias e não surgem outros e não está em época de dengue, o médico pode chegar a conclusão de que se trata de uma virose.

Essa hipótese é reforçada quando ele atende vários pacientes dentro da mesma região que apresentam os mesmos sintomas, o que é comum nas crianças que frequentam a mesma creche ou escola, por exemplo.

5. Febre Amarela

A febre amarela é uma doença infecciosa causada pela picada tanto do Aedes aegypti quanto pela picada do mosquito Haemagogus sabethes e que pode levar ao aparecimento de sintomas semelhantes ao da dengue, como dor de cabeça, febre e dores musculares.

No entanto, os sintomas iniciais da febre amarela e da dengue são diferentes: enquanto que na fase inicial da febre amarela são observados vômitos e dor nas costas, por exemplo, na dengue é verificado cansaço generalizado. Além disso, na febre amarela a pessoa passa a ter icterícia, que é quando a pele e os olhos ficam amarelados.

6. Sarampo

Tanto a dengue como o sarampo apresentam como sintoma a presença de manchas na pele, no entanto as manchas no caso do sarampo são maiores e não coçam. Além disso, à medida que o sarampo evolui, surgem outros sintomas característicos, como dor de garganta, tosse seca e manchas brancas no interior da boca, além de também poder haver febre, dor muscular e cansaço excessivo.

7. Hepatites

Os sintomas iniciais de hepatite também podem ser confundidos com a dengue, no entanto é comum também que na hepatite sejam logo percebidos sintomas indicativos de acometimento do fígado, o que não acontece na dengue, sendo verificada alteração na cor da urina, da pele e das fezes. Veja como identificar os principais sintomas de hepatite.

O que dizer para o médico para ajudar no diagnóstico

Quando a pessoa apresenta sintomas como febre, dor nos músculos, moleza e cansaço deve ir ao médico para descobrir o que está acontecendo. Na consulta médica é importante dar detalhes como:

  • Sintomas apresentados, destacando sua intensidade, frequência e ordem do seu aparecimento;
  • Onde mora e últimos locais frequentados porque em época de epidemia de dengue deve-se verificar se esteve próximo dos locais com mais casos registrados da doença;
  • Casos semelhantes na família ou em vizinhos;
  • Quando os sintomas surgiram porque se os sintomas surgiram após alguma refeição, isso pode indicar uma infecção intestinal, por exemplo.

Falar se já teve estes sintomas antes e se tomou algum remédio também pode ajudar o médico a descobrir de qual doença se trata, facilitando o pedido de exames e o tratamento mais indicado para cada caso.





Fonte do Artigo
Tag:
#emagrecimento #dieta #emagrecer #fitness #saude #vidasaudavel #reeduca #nutricao #fit #foco #alimentacaosaudavel #lowcarb #treino #oalimentar #gym #academia #emagrecercomsaude #nutricao #dietasemsofrer #comidadeverdade #foconadieta #alimenta #perderpeso #qualidadedevida #hipertrofia

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here