Dia Mundial do Combate ao Diabetes: 6 sinais de que você pode ter a doença

0
63


Anúncio

Hoje (14/11) é considerado o Dia Mundial do Combate ao Diabetes, data importante para conscientizar a população sobre o diabetes mellitus, uma doença que atinge cerca de 422 milhões de pessoas ao redor do mundo, segundo dados de um relatório da OMS. O quadro é ainda mais grave em países em desenvolvimento, onde as taxas de casos não controlados do problema chagam a 75%. 

O diabetes tem relação direta com o nosso estilo de vida — hábitos saudáveis, como uma boa alimentação e a prática regular de exercícios físicos, não só ajudam a prevenir como atuam diretamente no controle e tratamento da enfermidade. E vale o alerta: segundo a OMS, entre 30% e 40% das pessoas que vivem no continente americano ainda não sabem que tem o diabetes. Por isso, é muito importante prestar atenção nos sintomas mais comuns: 

1. Vontade frequente de fazer xixi

Esse é um sinal claro de que a glicose está nas alturas. “Quando os níveis de açúcar no sangue fogem do controle, seus rins tentam eliminar a substância pela urina”, conta Renato Zilli (@drrenatozili), endocrinologista do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo (SP). Isso resulta em mais idas ao banheiro, inclusive durante a madrugada.

2. Muita sede

Mais xixi significa maior risco de desidratação. Daí porque a sede é outro sintoma comum do diabetes. Nesses casos, a quantidade de água que a pessoa está acostumada a ingerir já não dá conta de acompanhar as necessidades do organismo.

3. Cansaço excessivo

A exaustão também toma conta de diabéticos que não controlam a doença – mesmo que as noites de sono durem oito horas. “O desequilíbrio entre o excesso de açúcar no sangue e a falta de glicose dentro das células afeta a energia disponível para encarar as atividades do dia a dia”, explica Zilli.

4. Visão turva

Quando os níveis de glicose no sangue sobem, a mácula (área da retina responsável pela precisão da visão) fica inchada e torna mais difícil focar em algum ponto específico. Será que é por isso que você tem visto tudo mais embaçado ultimamente? Vale ir ao médico.

5. Sangramento nas gengivas

O sangue doce transforma seu organismo em um ambiente mais que propício para as bactérias fazerem a festa, em especial as que gostam de habitar na mucosa da boca. Lá, elas se proliferam e deixam sua gengiva mais sensível, inchada e propensa a sangramentos.

6. Marcas na pele

Muita glicose circulante acaba comprometendo a saúde de seus vasos sanguíneos. Aí, manchas roxas, avermelhadas ou marrons começam a aparecer.

Continua após a publicidade





Fonte do Artigo

Anúncio

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here